terça-feira, 3 de novembro de 2015

ADASCA sente-se preterida pela imprensa local

ADASCA sente-se preterida pela imprensa local
Posto Fixo da ADASCA funciona no Mercado Municipal
de Santiago, 1º. Piso, em Aveiro


O presidente da Direcção da ADASCA (Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro) sente-se incomodado pela forma como a associação que preside é preterida pelo único jornal diário existente em Aveiro, no tocante à divulgação das datas em que vão decorrer sessões de colheitas de sangue no posto fixo desta associação, em relação a um grupo, que também efectua colheitas num determinado espaço da cidade.
Os comunicados que distribui à imprensa com regularidade, dando conta das datas e locais das referidas sessões, são enviados a todos os órgãos de imprensa a nível nacional, sem qualquer discriminação, e inclui como é evidente ao único diário existente na cidade.  

Acontece que, nota-se um certo proteccionismo ao outro grupo, como no caso de hoje. Esta associação tem agendada e divulgada uma sessão de colheitas para o dia 4 (4ª. feira) do corrente mês, no seu Posto Fixo, enquanto o dito grupo apenas para o dia 6, acontecendo apenas uma vez por cada mês. Com que nos deparamos? No diário consta a divulgação da colheita como do local onde vai decorrer no dia 6, e a da ADASCA não. Porque será? Um grupo é mais importante do que uma associação, que tudo tem feito pela dádiva de sangue em Aveiro?

Afinal a divulgação de um estatuto editorial para que serve? Para procurar justificar o quê? Com uma imprensa ancorada nos apoios financeiros dos contribuintes (Estado), quer seja elevado o seu valor ou não, não pode, não deve praticar discriminação, tornando-se ainda mais grave numa área de interesse público.

Resultados da ADASCA desde Janeiro de 2015

Balanço registado com a promoção das Colheitas de Sangue pela ADASCA desde Janeiro de 2015 até ao dia 1 de Novembro, são os seguintes:

- Total de Brigadas: ------- 68
- Total de inscritos: -------2516
- Dádivas aprovadas: -----2002
- Dadores suspensos: ----- 488
- Dadores eliminados: ----24
- CEDACE: ----------------359
- Total de Sócios: ---------3650

Até à presente data a ADASCA recebeu nas suas instalações cerca de 2516 pessoas para doarem sangue, mais 359 para medula óssea, num total de 2875 pessoas.


Não há memória que alguma vez tenha sido feito tanto em Aveiro pela dádiva sangue e pelos dadores. Ao longo dos 9 anos que esta associação existe, muitas ingratidões têm sido contra si praticadas, muitas delas tendo a pessoa do seu fundador vs presidente como alvo a abater. A história a seu tempo ditará quem mais pugnou pela dádiva nesta cidade com mais velhos do Restelo, do que Lisboa.

J. Carlos

ONDE POSSO DOAR SANGUE EM AVEIRO ATÉ FINAL DO ANO DE 2015?
Dêem mais sentido à vida, tornem-se dadores de sangue e de medula óssea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário