quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

360º - Um debate a zeros; um problema (grande) com Bruxelas

360º

Por David Dinis, Diretor
Bom dia!
Enquanto dormia

Um ataque a uma universidade no Paquistão fez já 21 mortos. Dois dos atacantes talibãs foram abatidos pelas forças de segurança, mas a operação ainda não acabou. O artigo está aqui em atualização.

Em Espanha, a esquerda contorna obstáculos. O número dois do Ciudadanos admitiu abster-se, viabilizando um governo PSOE e Podemos, dizem o El Confidencial e El Mundo. Uma sondagem conforta Rajoy: se for a eleições ganha maior vantagem.

Morreu o realizador italiano Ettore Scolarealizador do icónico "Feios, Porcos e Maus". Scola trabalhou com os maiores atores italianos da época e foi contemporâneo dos grandes cineastas do cinema clássico de Itália.

O Sporting está praticamente fora da Taça da Liga, depois de ter perdido em Portimão. O Tiago Palma fez a crónica, perguntando "para quem correm estes homens?". Horas antes, o Benfica tinha vencido por 1-0 o Oriental, com um relvado amigo.

As presidenciais
O último debate não marcou diferenças. Na RTP, lado a lado, todos os candidatos estiveram contra as subvenções dos políticos - e até contra a decisão do TC. Todos estiveram contra a corrupção. E todos se mostraram a favor das medidas do novo Governo. Assim, alguém ganhou o último debate? O melhor é correr os momentos chave, no liveblog que fizemos noite fora.

A campanha ontem ficou marcada pela devolução da subvenção dos políticos - sobretudo pela surpresa de o pedido de fiscalização ter sido subscrito por Maria de Belém. A candidataexplicou-se assim.

E sendo ela a candidata do dia, o Miguel Santos escreveu sobre as duas faces de MariaUma questão de maquilhagem, explica-nos ele.

Com a campanha a chegar ao fim, nós insistimos em valorizar as eleições presidenciais - puxando-o para o voto no domingo.
Hoje, a Liliana Valente publicou este Quando eles mudaram a Presidência, contando - um a um - os momentos em que Eanes, Soares, Sampaio e Cavaco foram mais longe no exercício do cargo.O legado dos Presidentes é este.

A Helena Pereira, por seu lado, fez isto: Da moda ao Air Force One. Nove curiosidades sobre a Presidência. Tem bandeira própria, a sala do Conselho de Estado não tem rede, o avião presidencial já deixou passageiros em terra. Curioso? É só clicar.

E, afinal, quais são os símbolos que representam a República portuguesa? Nada como passar os olhos pela fotogaleria, para não se envergonhar nas conversas dos próximos dias.

Hoje, dia do funeral de Almeida Santos, a campanha volta a estar a meio gás - o que não nos trava o liveblog onde acompanharemos os passos que os candidatos derem. Aqui.
 
Informação relevante
Centeno e Bruxelas, separados por quanto? Os jornais económicos têm números diferentes - mas em todo o caso, números grandes - para quantificar quanto o ministro das Finanças tem que cortar para satisfazer as exigências da Comissão Europeia. Serão 600 milhões ou mil milhões de euros? O Edgar Caetano explica a diferença dos números.

E como é que isto se resolve? O Negócios arrisca uma resposta: só à custa de empresas, ricos e IVA. Chega?

Vem isto, claro, no contexto do Orçamento para 2016. E depois de António Costa ter admitido, em on, que Bruxelas está a pedir mais medidas ao Novo Governo. E também depois de Jerónimo de Sousa vir avisar que o acordo assinado não pode ser posto em causa. Costa terá anotado a frase: “Se existir uma destruição desses conteúdos de posição conjunta, naturalmente teremos um problema”.

Do Bloco, também não vêm sinais confortáveis
: o partido avançou com projetos de lei para combater a precariedade e os falsos recibos verdes, tema que o acordo PS/BE entregava a um grupo de trabalho - que ainda não foi constituído. O PS garante que na próxima semana o problema se resolve. A história está aqui contada pela Rita Dinis.

Em sentido contrário, o PS admite levar à concertação social uma medida que caiu nas negociações com a esquerda: a redução da TSU para quem contrate sem termo, anota o Económico.

Para já, do Novo Governo, o que sabemos são as 25 prioridades incluídas nas Grandes Opções do Plano, entregues já ao Conselho Económico e Social. Há pormenores, não novidades. Mas entretanto há uma novidade fora do documento: os cortes de pensões no Metro e Carris vão ser repostos já no OE 2016, diz o Negócios.

No caso Bial, ontem veio a boa nova de que um dos voluntários teve alta hospitalar. Nós por aqui, acrescentámos dois textos que valem a pena: Já no caso do Hospital de São José, ontem foi dia de audições no Parlamento, onde se ouviu a responsável pelo Centro Hospitalar Lisboa Central garantir que o médico "tomou a decisão certa" - apesar de tudo ter acabado na morte de David Duarte. A Marlene Carriço acompanhou tudo e sintetizou aqui a informação.

Hoje no DN, fala-se de outro problema no SNSO IPO do Porto vai passar a revistar pacientes e funcionários, depois de muito material ter sido roubado. Há muito quem conteste.

Da Saúde para a Educação, mais um puxão de orelhas ao novo ministro por causa dos exames. O Conselho Nacional de Educação diz que provas de aferição a meio de um ciclo não fazem sentido.

Assunção Cristas dá uma entrevista à Renascença, dizendo isto: “Para destruir como está a destruir, não é nada desejável” que Governo termine mandato. Pode ler ou ouvir aqui.

A fechar, um caso na manchete do Público: o novo chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros é um jurista apanhado nas escutas do processo dos vistos gold. O arguido António Figueiredo estava a ajudá-lo a conseguir um lugar de chefia no Estado. A polémica e as respostas do nomeado estão sintetizadas aqui.

Os nossos Especiais

Quem foi afinal o último estalinista? Cunhal ou Carrillo? Mais um volume da biografia de Cunhal e uma nova biografia de Carrillo dão-nos duas visões bem distintas desses ícones comunistas, a primeira mais simpática, a segunda mais cáustica. O José Manuel Fernandes fez a leitura comparada.

As ideias de Bill Gates. E o que ele fez com elas até se tornar multimilionário. O fundador da Microsoft foi um inovador no mundo dos negócios e agora faz o mesmo no mundo da filantropia. Um livro tenta perceber o essencial do pensamento estratégico de um dos mais ricos do mundo. Aqui fica um aperitivo.

O sortudo a quem dois azares puseram um rótulo. Mete as equipas a jogar, mas não ganha títulos nem tem mão nos jogadores. Uma "aberração completa" e um "rótulo do mais mentiroso possível", disse um dia José Peseiro, novo treinador do FC Porto. O Diogo Pombo quis tirar a dúvida a limpo e explica aqui que Peseiro é um treinador "democrático" - e o que isso quer dizer em campo.

Notícias surpreendentes

Adeus revistas escondidas: depois de a Playboy ter acabado com as mulheres nuas, agora é a vez de a Penthouse passar à edição digital. Mulheres despidas em cima da banca de jornais será uma visão cada vez mais rara.

O tradição já não é o que era? Talvez não seja bem assim. Quem disse que a Playboy vai perder charme quando vestir as coelhinhas, talvez possa olhar para estes cartazes e mudar de ideias: eram assim os cartazes eróticos dos anos 20.

Rara, também, é a ousadia da Carolina Santos. Curiosa sobre o que acontece num speed dating, com "um monte de ideias pré-concebidas e uma série de perguntas por responder", inscreveu-se numa sessão. E conta tudo na primeira pessoa.

Uma coisa é certa: se a Carolina tivesse lido antes este artigo, talvez as coisas tivessem mudado de figura. É que o penteado do momento não é para meninos (também é para mulheres e samurais)Ora veja.
Nós por aqui, não prometemos samurais, mas não hesitamos em continuar na moda. Esperamos aqui por si, com toda a informação de que precisa, também com alguma ousadia.

O que lhe desejo é um dia bom, produtivo e animado.
Até já! 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário