sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

FOI SUSPENSA A CONTA DO TWITTER QUE GOZAVA COM COSTA


 
António Costa
O perfil do Twitter “Costa, Primeiro”, que satirizava o primeiro-ministro António Costa, foi suspenso pela rede social. Os autores da página avançam que eventuais pressões do PS podem estar na base desta decisão.
A conta “Costa, Primeiro” foi criada pelos mesmos utilizadores do Twitter que despoletaram a onda #ConselhosdoCosta, conforme apurou o Observador.
Depois de António Costa ter deixado alguns conselhos aos portugueses para pouparem impostos, nomeadamente deixar de fumar e andar mais de transportes públicos, gerou-se uma onda de sátira nas redes sociais.
O perfil “Costa, Primeiro” foi criado neste âmbito, parodiando o primeiro-ministro já desde a campanha às legislativas, e os autores da página mencionam que receberam algumas críticas de pessoas ligadas ao PS.
“Quando abrimos a conta, uma antiga dirigente da ERC [Entidade Reguladora da Comunicação Social] ligada ao PS sugeriu que a utilização da fotografia poderia ser ilegal. Houve também uma sugestão de uma ex-eurodeputada do PS para que este tipo de contas fossem legisladas e, no caso de anonimato, ilegalizadas”, contou um dos criadores do perfil satírico ao Observador.
Tanto o gabinete do primeiro-ministro como a assessoria de imprensa do PS garantem à publicação que não apresentaram qualquer queixa ao Twitter por causa da conta.
Da parte do Twitter, recusam-se comentários directos ao caso. A rede social, contactada pelo Observador, redirecciona quaisquer questões para o seu regulamento, nomeadamente para o ponto que frisa que “a falsificação de identidade é uma violação das regras do Twitter“.
“Contas que retratem uma outra pessoa de uma forma confusa ou enganadora podem ser permanentemente suspensas no âmbito da política de representação”, diz a referida regra do Twitter.
Todavia, os perfis fictícios de sátira são habituais na rede social e o Observador faz até referência à conta Pedro o PM, que satiriza com Passos Coelho e que continua activa.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário