sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Economia abrandou no 4.º trimestre, mas cresceu 1,5% em 2015

Produção nacional acelerou no ano passado. Está confirmada a recuperação iniciada em 2014, apesar do falhanço de algumas das estimativas dos primeiros meses do ano passado.

DR
Os últimos três meses do ano passado trouxeram um crescimento mais lento à produção nacional, mas os números finais de 2015 são, ainda assim, positivos. O ano passado acabou com um crescimento de 1,5% no Produto Interno Bruto nacional face a 2014, uma aceleração da retoma iniciada há dois anos.

Confirmam-se assim as expectativas de um crescimento bem acima de 1%, apesar da redução progressiva desde o início de 2015. Na primeira metade do ano, Portugal conseguiu aumentar a produtividade em 1,6%, mas o abrandamento para 1,4% no terceiro trimestre e para 1,2% nos últimos três meses de 2015 acabou por pesar nos números finais e reduzir a média para os valores revelados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística.
A desaceleração do investimento entre outubro e dezembro provocou um recuo na procura interna e a redução mais lenta das importações face às exportações teve um contributo negativo para a procura externa líquida; estes dois fatores foram decisivos para o pior resultado final das contas nacionais no quarto trimestre.
O balanço do ano de 2015 confirma a recuperação iniciada com o crescimento de 0,9% em 2014, depois de uma queda de 1,1% na produção em 2013.
[Notícia atualizada às 9h50]

Nenhum comentário:

Postar um comentário