sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

PRAZOS DE ENTREGA DAS DECLARAÇÕES DE IRS PODEM SER ADIADOS


 
Os prazos para entrega das declarações do IRS poderão ser adiados este ano para haver uma adaptação às novas regras.
O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, revelou ao Jornal de Negócios que os prazos de entrega das declarações do IRS, que este ano deveriam arrancar a 15 de março para as categorias A e H (trabalhadores dependentes e pensionistas), poderão ser adiadas, não revelando ainda exactamente para quando.
As entidades públicas (como escolas e universidades, lares e hospitais) podem declarar faturas até dia 19 de fevereiro, e esta nova data – que já levou o Governo a criar um site paralelo ao e-fatura para validarem estas faturas -, fará derrapar os prazos dos contribuintes, já que obriga aesticar os prazos para a validação das faturas e comunicarem reclamações e, consequentemente, para o início da entrega das declarações de IRS.
“Não há nenhuma catástrofe em adiar prazos quando é necessário para garantir que o sistema funciona com o mínimo de problemas possível”, afirmou Rocha Andrade ao Negócios.
O governante justifica que o sistema de e-factura é complexo e é necessário “garantir que funciona com o mínimo de problemas possível”, sublinhando que este adiamento “ainda não é certo” e sem avançar com possíveis datas.
Este ano, na sequência da Reforma do IRS levada a cabo pelo governo de Pedro Passos Coelho, a entrega das declarações relativas a 2015 em papel ou através da Internet decorrerá em simultâneo para trabalhadores dependentes e pensionistas entre os dias 15 de março e 15 de abril.
Para os restantes contribuintes o prazo estipulado é entre 16 de abril e 16 de maio.
O secretário de Estado assinala ainda um problema inicial de divulgação das novas regras do IRS, explicando que “houve gente que só percebeu as regras tarde”.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário