quarta-feira, 8 de junho de 2016

360º -- O bebé milagre de S. José, a confissão de Salgado sobre Bava e os avisos de Marcelo

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Um veto, uma promulgação à condição e outra com alerta. Marcelo Rebelo de Sousa vetou as barrigas de aluguer e promulgou a lei das 35 horas para a Função Pública e o alargamento da Procriação Medicamente Assistida. As decisões do Presidente foram conhecidas pouco antes da meia noite, depois de Marcelo ter jantado com a seleção nacional. E todas elas vieram acompanhadas de avisos ou explicações: o veto ao diploma da gestação de substituição foi feito com base em pareceres do Conselho Nacional de Ética e para as Ciências da Vida; a promulgação das 35 horas pode ainda ser alvo de  recurso para o Tribunal Constitucional em caso de aumento real de despesa; o ok à PMA deixou um alerta para a insuficiente protecção dos direitos da criança.
O primeiro-ministro já respondeu ao aviso no caso das 35 horas. António Costa disse que haverá "100 % de empenho"para que a medida não aumente a despesa e disse perceber as preocupações de Marcelo. Sobre o veto, nada a declarar.

Nas primárias democratas dos EUA, Hillary fez história. A senadora venceu em New Jersey e confirmou já ter os apoios suficientes para a nomeação do partido, tornando-se assim a primeira mulher a conseguir tal feito. Obama já lhe deu os parabéns. Mas Bernie Sanders não desarma e diz que a luta vai continuar.

O Tribunal de Contas recusou visto a 46 contratos em 2015, com base em “ilegalidades detetadas”. Esseschumbos pouparam a despesa pública em 393,9 milhões de euros, mais do que o dobro do valor registado em 2014.
O PS vai chumbar a proposta do PSD para discutir a reforma da Segurança Social. Os socialistas recusam a criação de uma comissão para estudar o tema, sugerida por Passos Coelho. É "manobra propagandista", dizem. è sobre o tema que escreve Luís Aguiar-Conraria.


Informação relevante
Ricardo Salgado admitiu ao juiz Carlos Alexandre que foi ele quem ordenou dois pagamentos de 18,5 milhões de euros a Zeinal Bava entre 2010 e 2011. O dinheiro saiu da Espírito Santo Enterprises, o 'saco azul' do GES e, segundo admitiu Salgado em interrogatório judicial, tratou-se de uma remuneração extra para cativar Bava, então CEO da PT, e a sua equipa, a reorganizar a Oi no Brasil. Mas a explicação dada por Zeinal Bava tinha sido outra bem diferente. A notícia é do Luís Rosa.

Todos juntos contra as (possíveis) sanções de Bruxelas por incumprimento do défice. Primeiro o PS e depois o PSD e o CDS enviaram ontem as suas propostas de voto de condenação  a qualquer castigo comunitário. A votação no Parlamento acontece amanhã. A opinião do Rui Ramos é sobre as desculpas com a Europa.

As negociações com Bruxelas sobre a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos estão longe de estar concluídas. Mas o Governo quer que o processo aconteça depressa e bem, ou seja, num curto espaço de tempo e sem impacto no défice. Quem o disse foi Mário Centeno em Nova Iorque, ao fim da noite. De manhã, na TSF, o deputado socialista João Galamba afirmara que, seja como for, haverá sempre efeitos na dívida pública. E dera a garantia que os socialistas não se oporão a um comissão de inquérito se outro partido a propuser.

A torre de escritórios que está a ser construída nas Picoas, em Lisboa, continua polémica. Os deputados da municipais pronunciaram-se um a um sobre a construção, tipo processo de impeachment de Dilma Rousseff, e no final a Assembleia Municipal aprovou que a Câmara vendesse um terreno com 27 metros por mais de 300 mil euros.
Ainda em Lisboa, a construção do novo terminal de cruzeiros obrigou a destruir três obras de Vihls, consideradas um expoente da arte urbana nacional. Os três murais foram feitos com recurso a uma técnica mista de escultura e pintura. Vhils foi responsável por esculpir as paredes. O italiano PixelPancho fez as pinturas. Ficam as fotos para recordar.

O espião português acusado de vender segredos de estado (sobre a NATo) à Rússia já começou a ser interrogado pelas autoridades portuguesas. Frederico Carvalhão Gil negou qualquer crime ou ilegalidade e o seu advogado admitiu que houve um pagamento mas que o funcionário do SIS "passou recibo".

Um buraco de 44 mil milhões de euros nas contas da Sonangol agora liderada por Isabel dos Santos?Foi esse o valor que o jornal angolano Valor Económico noticiou, citando uma auditoria às perdas por contabilizar na petrolífera estatal angolana. A empresa desmentiu. O Jornal de Negócios acrescenta que no BCP a Sonangol perdeu 1,5 milhões.

No Brasil, a Procuradoria Geral da República pediu ao Supremo Tribunal Federal a prisão de altos dirigentes do país: o presidente do Senado, Renan Calheiros, o ex-Presidente da República, José Sarney, e o líder do congresso afastado, Eduardo Cunha. A coisa ali.. está preta.

No dia em que se soube que desde 2014 já morreram mais de 10 mil refugiados no Mediterrâneo, Bruxelas deu a conhecer a (mais uma) nova estratégia da União Europeia para combater as vagas de migrantes. Uma tragédia.


Os nossos Especiais
A mãe estava em morte cerebral há quatro meses. O bebé nasceu prematuro mas saudável. Esta foi a história mais impressionante do dia de ontem, um caso raríssimo, inédito em Portugal, um milagre da medicina. O parto aconteceu no hospital de S. José, em Lisboa: nunca antes tinha sido possível a sobrevivência de um feto por um tão longo período no útero materno em casos semelhantes.

Aos 66 anos, o britânico Henry Marsh é um dos mais conceituados neurocirurgiõesJá operou perto de 500 doentes e muitas vezes correu mal. E ele assume-o nesta entrevista, honesta, muito honesta, à Marlene Carriço, onde explica como é fácil errar e que o importante é aprender com os erros e ser (isso mesmo) honesto.
 
Abel Xavier é o sétimo protagonista das 11 entrevistas do Observador até ao Euro. Ao Hugo Tavares da Silva, confessa que era Thierry Henry quem lhe tirava o sono e não esquece o voo de Barthez que lhe roubou a glória aos 90 minutos, nas meias finais com a França em 2000.

A seleção faz hoje à noite o último jogo de preparação antes do Euro (com a Estónia, às 19h45, Estádio da Luz) antes de partir para França. Ontem foi recebida pelo Presidente da República. Marcelo pediu a Ronaldo e companhia não exatamente o título, mas que fossem, "como sempre", os melhores. 

E o que liga o Licor Beirão ao pontapé de Bruno Alves a Kane no jogo particular entre Portugal e Inglaterra? Este anúncio cheio de ironia que mete um pedido de desculpas.



Notícias surpreendentes
Em meados dos anos setenta, a NASA achava que já estaríamos por esta altura a viver em colónias espaciais. Que, na visão de físicos e designersseriam mais ou menos assim.

Adivinhem quem brilhou nos Óscares da moda? Sara Sampaio, pois claro. A modelo portuguesa ganha cada vez mais fãs.

Quem também continua de parabéns é o chef José Avillez. O seu Belcanto continua a figurar entre os 100 melhores restaurantes do mundo.

Na mó de baixo está o mágico David Copperfield. Um tribunal obrigou-o a revelar um famoso truque após um figurante do público o ter processado ao ficar magoado durante a performance.

Como pode conferir, há notícias de todos os géneros no Observador, com o mesmo elo comum: o rigor e o interesse. Fazemo-las por si, vá passando  por cá.

Uma quarta-feira (quente), feliz e produtiva!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário