quinta-feira, 21 de julho de 2016

NÓMADAS QUE FUNDARAM A EUROPA FORAM OS PRIMEIROS TRAFICANTES DE CANÁBIS HÁ 5 MIL ANOS


 
Os pastores das estepes que estão entre os fundadores da civilização europeia podem ter sido os primeiros negociantes de canábis, estabelecendo as primeiras trocas comerciais transcontinentais desta planta.
Conhecidos como Yamnaya, os pastores nómadas das estepes terão chegado à Europa há 5 mil anos, oriundos da zona onde hoje se localizam a Ucrânia e a Rússia, e terão levado consigo a metalurgia, o pastoreio, as Línguas indo-europeias e também as primeiras trocas comerciais de canábis.
É o que constatam os investigadores do Instituto Arqueológico Germânico e da Universidade Livre de Berlim, no artigo publicado no jornal científico Vegetation History and Archaeobotany, no qual afiançam que “a canábis parece ter crescido como uma componente natural da vegetação através da Eurásia, desde o início do Holoceno”.
A planta seria usada como remédio, fonte de comida, material para fazer cordas e têxteis e também por causa das suas propriedades alucinogéneas.
Na investigação, feita com a análise a registos arqueológicos e paleontológicos de fibras, pólens e aquénios de canábis da Europa e da Ásia oriental, os cientistas detectaram “um significativo aumento” da presença da planta no continente asiático, há cerca de 5 mil anos.
Um dado que os investigadores consideram que “pode estar associado com o estabelecimento de umarede de troca-migração trans-Eurasiática através da zona das estepes, influenciada pela exploração mais intensiva dos aquénios de canábis populares nas comunidades pastoris da Europa Oriental”, sublinham no estudo.
“Os múltiplos usos da canábis podem tê-la tornado uma candidata ideal para ser ‘uma colheita de dinheiro antes do dinheiro de caixa’, uma planta cultivada primariamente para efeitos de troca”, explica ao Discovery News o paleontólogo Tengwen Long, um dos investigadores envolvidos na pesquisa.
Este estudo contraria a ideia de que a canábis teria sido usada pela primeira vez na China ou na Ásia Central, constatando que, pelo contrário, era usada em simultâneo na Europa e na Ásia Oriental, há cerca de 11 mil anos.
E terão sido os Yamnaya que, há cerca de 5 mil anos, implantaram a sua troca comercial por toda a Eurásia.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário