domingo, 14 de agosto de 2016

MICHAEL PHELPS GANHA 22ª MEDALHA E BATE RECORDE COM 2164 ANOS


 
Fernando Frazão / Agência Brasil
O nadador norte-americano Michael Phelps nos 200m mariposa nos Jogos Rio 2016
O nadador norte-americano Michael Phelps nos 200m mariposa nos Jogos Rio 2016
O nadador Michael Phelps ganhou a 22ª medalha de ouro – a 13ª em competições individuais – superando assim o recorde de Leónidas de Rodes, um dos mais famosos atletas olímpicos da Antiguidade.
O famoso Leónidas de Rodes competiu nos jogos de 164 a.C. e conquistou a coroa de louros – ornamento que, na época, simbolizava a vitória – em três corridas: no estádio (cerca de 180 metros), no diaulo (cerca do dobro do estádio) e no hoplitódromo, corrida na qual os participantes tinham que usar proteção nas pernas, elmo e escudo.
O atleta repetiu a proeza nas três Olimpíadas seguintes, de 160 a.C., 156 a.C. e depois em 152 a.C., quando já tinha 36 anos.
Considerado um dos maiores atletas olímpicos da época, Leónidas notabilizou-se por ter mantido a sua extraordinária forma física durante mais de 12 anos.
O total de doze coroas obtido por Leónidas foi agora superado por Michael Phelps, 2168 anos após a proeza.
O recorde foi batido esta quinta-feira, na prova dos 200 metros estilos, em que Phelps superou o japonês Kosuke Hagino, que se classificou em segundo lugar, e o chinês Shun Wang, que ficou em terceiro.
Ao vencer a competição, Phelps obtém a sua 13ª medalha de ouro em competições individuais e torna-se também no primeiro nadador a vencer quatro vezes a mesma prova individual.
Michael Phelps acumula agora 22 medalhas de ouro, mais que o dobro do que qualquer outro atleta.
BZR, ZAP / BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário