domingo, 14 de agosto de 2016

INCÊNDIOS EM PORTUGAL. O PONTO DA SITUAÇÃO, PELO MENOS 56 FOGOS ATIVOS

Fogo de S. Pedro do Sul já é combatido por cinco meios aéreos


O incêndio que afeta S. Pedro do Sul, no distrito de Viseu, e que começou na segunda-feira, em Arouca, já está a ser combatido por cinco meios aéreos pesados, segundo informação na página da proteção civil.

A Autoridade Nacional da proteção Civil (ANPC) refere às 11:00 que no local do incêndio florestal estão 873 operacionais, dos quais 688 bombeiros, apoiados por 259 meios terrestres.

Este incêndio, o único de maiores proporções indicado pela proteção civil, começou ao início da tarde de segunda-feira, na localidade de Janarde, concelho de Arouca, distrito de Aveiro, mas alastrou ao distrito vizinho de Viseu.

O adjunto de operações da ANPC Carlos Guerra tinha dito à Lusa, no início da manhã, que assim que fosse possível, seriam utilizados os meios aéreos disponíveis para combater este incêndio que já levou à retirada de pessoas de várias povoações durante a noite.

"Neste momento [cerca das 09:00], estamos em condições [de atuar], se a situação permitir no local, com os oito meios aéreos pesados disponíveis e, se conseguirmos, pensamos que a situação poderá ficar resolvida dentro de algumas horas", referiu.

O fumo produzido pelo fogo não permitia a utilização dos aviões já que impossibilitava a visibilidade dos pilotos.

Cerca das 11:00, a página na ANPC dá conta de 56 incêndios rurais, que mobilizam 2.404 operacionais, 798 meios terrestres e 11 meios aéreos, com o distrito do Porto a registar 13 situações e Aveiro 11.

A proteção civil destaca na página como "ocorrências importantes" os fogos com duração superior a três horas e com mais de 15 meios de proteção e socorro envolvidos, mas apenas contempla os incidentes do continente, já que as regiões autónomas têm serviços próprios nesta área.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário