quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Cuidado com as comissões que paga ao banco

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
26 DE OUTUBRO DE 2016

Se estiver a ver esta newsletter num iPhone, está a olhar para uma marca em queda. As vendas do principal produto da Apple caíram pela terceira vez consecutiva, arrastando também as receitas para uma descida em série. Agora, a marca olha para as plataformas de música e de pagamento online, que é a parcela positiva.
Em baixa está, definitivamente, Donald Trump. Esta noite foi o republicano Colin Powell a anunciar o voto em Hillary Clinton. E até as Pussy Riot gozam com o candidato.
Em alta está Paul Beatty, o primeiro americano a receber o Man Booker PrizeThe Sellout, a obra premiada, parte de um ghetto urbano em Los Angeles para lançar um olhar satírico sobre as questões raciais nos Estados Unidos. E vai mais um para a minha lista do Kindle.
Aqui pela Europa, Alexis Tsipras deu uma ideia para quem não receber refugiados: a suspensão de fundos comunitários, como acontece a quem viola o Tratado Orçamental.
Já Theresa May, escondeu uma ideia. A primeira-ministra britânica foi apanhada numa gravação a defender a permanência do Reino Unido na UE, num encontro com uns velhos conhecidos nossos: a Goldman Sachs. Na campanha do referendo, May foi muito discreta. E agora mostra-se determinada em cumprir a saída.
O tema do dia
É um alerta, que vem na nossa manchete: a maioria dos bancos não está a cumprir a lei que obriga a informar-nos sobre as comissões que pagamos. Como explica, e bem, a Rosa Soares, o valor das comissões bancárias cobradas pelos bancos disparou nos últimos anos e muitos clientes não têm noção de quanto pagam no total.
Nem de propósito, descobrimos também que o custo da conta à ordem do Deutsche Bank está a disparar. Em poucos meses passou de zero para dez euros.
E o que dizem disto tudo os partidos à esquerda, que fazem a maioria na Assembleia? O PCP e Bloco apresentaram legislação, o PS até aceitou discuti-los. Mas está tudo congelado na Assembleia há meses.
E o que há mais?
Sobre a CGD, há duas frases contrárias do Governo a registar. Primeiro, este "não há lapso" dito pelo Ministério das Finanças, explicando que o novo presidente da Caixa só terá que prestar contas ao Governo e ao BCE. Mas registe, ao mesmo tempo, esta outra frase: "Se eles tiverem de entregar, então têm de entregar", dito pelo secretário de Estado das Finanças, admitindo o que o PÚBLICO anunciou ontem: Domingues tem mesmo que entregar declaração de rendimentos no TC, porque há outra lei não revogada que o impõe.
O nosso Manuel Carvalho escreve também sobre António Domingues. Chama-lhe "o banqueiro que vergou o Estado". E não é meiguinho.
Já o nosso Presidente, de viagem para Cuba, argumentou que não queria comentar o caso porque... não estava num avião da TAP (só mesmo Marcelo para se lembrar desta). E respondeu assim aos jornalistas: "Acha que estou com cara de preocupado?"
Quem tem razões para se preocupar é Mário Centeno - pelo menos com o Orçamento. A Comissão identificou um problema de 900 milhões de euros nas contas de 2017, acrescentando, numa carta para Lisboa, uma lista de informações adicionais que pede ao Governo. Curiosamente, a mesma informação que a oposição pediu e que Centeno só a custo prometeu dar. Neste caso, até Ferro Rodrigues deu razão ao PSD e CDS, escreve a Sofia Rodrigues. Num caso que nos levou a duvidar se este Orçamento não está feito dos pés para a cabeça (o Editorial está aqui).
A discussão de ontem sobre o Orçamento mostrou-nos também a lista de pedidos do Bloco e PCP para os próximos meses, anotada ponto a ponto pela Liliana Valente, durante as cinco horas de audição na AR.
O que Governo e BE já acertaram foi o reforço da vigilância a falsos recibos verdes. Segundo o Negócios, será assim.
Falando em vigilância, uma notícia do Observador levou um adjunto do primeiro-ministro a demitir-se. O motivo? Uma falsa... licenciatura.

Vamos virar a página da política doméstica?

Então anote estes alertas: as ambulâncias do INEM estão num estado "deplorável", conta-nos o Jornal de Notícias; nas unidades de cuidados a idosos, há um problema com infecções; e nos aeroportos, um aviso de greve para amanhã, que pode trazer atrasos.
O caso dos "comandos" teve vários desenvolvimentos: há dois enfermeiros constituídos arguidos e um médico suspeito de agressão e omissão de auxílioaos militares que morreram.
Na Ria Formosa, respira-se fundo: as demolições foram adiadas
Se viver ou trabalhar em Lisboa, passe os olhos por este texto da Inês Boaventura: ela esteve na Assembleia Municipal onde se discutiu o estado da cidade e relata aqui as críticas da oposição e a defesa de Fernando Medina (que promete muitos lugares de estacionamento).
E, para ficar bem informado, veja este texto sobre a pequena região belga que resistiu ao comércio livre (afinal, porque é que a Valónia travou o acordo da UE com o Canadá?). A crónica de Francisco Louçã também é sobre isto.

Hoje é importante...

A selecção feminina de futebol chega a Lisboa às 13h30, esperando nós que seja recebida em festa. A história desta qualificação histórica da nossa selecção feminina para o Europeu de Futebol (juntando estes pequenos retratos de cinco estrelas da nossa equipa). Como explica o Marco Vaza, o desafio que elas têm à frente é... galáctico.
António Domingues será recebido pelo presidente do Parlamento esta manhã (com agenda mais ou menos desconhecida). Poucas horas antes do BPI anunciar os seus últimos resultados.
E, na assembleia-geral da ONU, vai voltar-se outra vez o fim do embargo comercial a Cuba.

Só mais um minuto: 

Sabia que o nosso cérebro se habitua à mentira? A experiência de detecção da mentira, da forma como se auto-alimenta e da resposta do cérebro à desonestidade foi feita usando um frasco cheio de moedas (em experiências com um grupo de 80 pessoas). É caso para dizer que é verdade - e explica muita coisa, não é?
E porque não sonhar um bocadinho? Foi o que fez Supriya Pava, que montou este projecto fotográfico imaginando que Lisboa e Nova Iorque se fundiram numa só cidade.   
E agora uma pergunta: quais são os países mais generosos do mundo? A resposta certa está bastante longe, mas Portugal também está no ranking.
Dito isto, permita-me só uma pequena nota pessoal: é que eu não conheço pessoa mais generosa do que a minha mãe - e ela faz hoje anos (vai um beijo grande, mãe). Para si, fica um abraço. E nosso desejo, aqui no PÚBLICO, de que tenha um dia com um sorriso daqueles. Vá passando por nós, para se manter actualizado.
E até já!
Aqui encontramos a verdadeira cozinha regional. Façam uma visita observem como a paparoca é feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário