quarta-feira, 26 de outubro de 2016

360º -- A demissão do adjunto do curso falso, as seis polémicas da nomeação do novo presidente da CGD e o feito histórico das nossas cromas da bola

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
...  Rui Pedro Lizardo Roque resistiu menos de um dia à polémica do curso falso noticiado pelo Observador. O adjunto de António Costa para os Assuntos Regionais demitiu-se ontem à noite e o PM aceitou a sua decisão. O assessor de Costa foi dado como licenciado no seu despacho de nomeação, mas só fez quatro cadeiras da licenciatura em Engenharia Eletrotécnica.

Marcelo inicia hoje uma visita histórica a Cuba. Haverá encontro com Fidel, mas as conversas "mais importantes" são com Raúl Castro, segundo o próprio PR. Que já marcou mais uma viagem: a Londres, para (pelo menos) cumprimentar Isabel II em Buckingham Palace, daqui por umas semanas. 

É só hoje a amanhã, mas prepare-se que o tempo parece louco. Depois da chuva, há sítios do país onde as temperaturas vão subir acima dos 30 graus.
 
Outra informação relevante
Desculpem os que preferem informação mais institucional, mas vou começar por elas. Pelo feito histórico da seleção feminina de futebolEntão não é que as meninas conseguiram mesmo e apuraram-se pela primeira vez para um Europeu! O empate (1-1) na Roménia valeu a festa (ora veja as fotos, os vídeos e a emoção do selecionador). São estas as heroínas, as nossas cromas da bola.

Vamos então à política caseira. As dúvidas, quando não se dissipam rapidamente, avolumam-se e ganham dimensões de consequências imprevisíveis. É o que está a acontecer com os casos sucessivos de António Domingues e da nova administração da Caixa Geral de Depósitos. Do total das seis grandes polémicas da nomeação do novo presidente da CGD, fica a síntese possível:

Se juntarmos a isto a denúncia de Passos Coelho sobre acesso prévio a informação privilegiada e ainda os problemas (recapitalização e reestruturação) da própria CGD, fica-se com um caldo que não para de efervescer. Domingues é hoje recebido por Ferro Rodrigues.

Depois da UTAO, as dúvidas sobre o Orçamento vieram por carta diretamente de Bruxelas. A Comissão Europeia não só não acredita nas contas do Governo para 2017, como também (oh, diabo, mais uns!) exige informação sobre as estimativas de execução de 2016. Um verdadeiro sinal vermelho ao OE enviado por carta registada a Mário Centeno, que agora tem dois dias para responder oficialmente. No Parlamento, o ministro das Finanças falou para dentro, dizendo que não fará cedências a Bruxelas para ver o Orçamento aprovado; resta saber o que responderá lá fora.

E a informação em falta? Depois de ter dito que não, o Governo cedeu e disse sim: até sexta-feira prometeu entregar todos os dados ao Parlamento. Mário Centeno até se mostrou disponível para nova audição com os deputados, já com os novos números em cima da mesa.Mas Ontem limitou-se a responder sobre os grandes temas do OE e a lançar soundbites. Foi o "diabo a sete", esta audição aqui resumida em sete pontos.

E enquanto o Governo se debate com as polémicas, a esquerda mede forçasEm entrevista à SIC Jerónimo de Sousa mandou ontem uma bicada ao Bloco -- "Não apreciamos que se ponham à nossa frente", disse . Também reclamou a autoria do PCP em várias medidas (relevantes e boas) presentes no OE.

No seu artigo de opinião, a Helena Matos acha que se anda a vender paz social.

A boa notícia: Martim, o bebé de dois anos que desapareceu em Ourémfoi encontrado são e salvo e saudável, a apenas 2 km de casa. A grande dúvida: como é que ninguém o encontrou tão perto e como resistiu tantas horas à noite e com frio. A PJ admite uma "situação criminosa". Os pais foram ouvidos. A investigação continua. O i (sem link) diz hoje que não terá passado a noite sozinho.

Já sobre Pedro Dias, 15 dias depois a PJ continua sem sinais do fugitivo. Um histórico da Judiciária, Pedro do Carmo, falou ontem pela primeira vez dos problemas da investigação ao suspeito do tiroteio de Aguiar da Beira: admitiu que o 'Piloto' pode estar ainda na zona de Vila Real e que pode saber das buscas pela televisão.

No caso da morte dos comandos, conheceram-se ontem os primeiros arguidos: dois enfermeiros militares do Exército, acusados de omissão de auxílio e de abuso de autoridade por ofensa à integridade física. Além do Ministério Público, a Ordem também abriu um processo.

Lisboa discutiu ontem o estado da cidade. O debate tinha começado no Observador, com a publicação destes 5 artigos sobre habitação, higiene, lazer, mobilidade e transportes. E a discussão aqueceu na Assembleia Municipal, muito tensa, com Fernando Medina a criticar todos os partidos, da esquerda à direita, porque tudo separa a Câmara de Lisboa da oposição. Pelo meio, três novidades: o IPO vai ter um novo edifício; o Capitólio, no Parque Mayer, vai reabrir em novembro; e as obras da nova Feira Popular, em Carnide, começam já dia 3 de novembro.

Um documento do Vaticano proíbe que as cinzas dos mortos que são cremados possam ser espalhadas pela natureza ou guardadas em casaTêm de ser mantidas em local sagrado, como uma igreja ou cemitério. O padre Feytor Pinto explicou ao Observador que a norma impede que se trate "mal a memória dos defuntos".

Em Inglaterra, o jornal The Guardian divulgou uma gravação da primeira-ministra britânica, Theresa May, sobre o BrexitSem saber que estava a ser gravada, May alerta para riscos para as empresas e para a segurança do país. É a sua posição mais forte sobre o tema... mas foi feita em off (achava ela).

Em Espanha, Mariano Rajoy disse sim ao rei e aceitou formar Governo. O debate decisivo é hoje: a posse está garantida, a governação tranquila nem por isso.


Os nossos Especiais
Robôs a gerirem o nosso dinheiro? Sim, existem e há muito tempo. Mas só agora chegaram cá. O David Almas explica como funcionam e sugere que esquecemos os velhos gestores de conta, com base na entrevista que fez a Luis Rivera, o espanhol que lidera a primeira gestora robótica de ativos registada em Portugal.
 


Notícias surpreendentes

Paul Beatty tornou-se o primeiro norte-americano a ganhar o Man Booker Prize, um dos mais importantes prémios literários de língua inglesa. Ele é o autor The Sellout, uma sátira sobre as relações raciais na América dos dias de hoje.

Passados 400 anos da morte de William Shakespeare, a identidade do dramaturgo inglês permanece um mistério. Uma das teorias mais populares sempre foi a de que Shakespeare seria um pseudónimo de Christopher Marlowe, poeta e dramaturgo seu contemporâneo. Uma equipa de 23 investigadores conseguiu agora provar que Marlowe foi co-autor de pelo menos das três partes que compõem Henrique VI.

Agora que chegou o frio, sabem ainda melhor umas boas massas italianas. Mas sabe mesmo como as cozinhar "al dente", como manda a lei da boa cozinha? Então aqui ficam cinco dicas preciosas.

Das massas para as malhas... das meias. Ou melhor, dos collants. Porque este inverno eles voltam a ser a grande moda para as pernas delas. Confira 15 looks e 10 sugestões de compras.

Da Playboy seguramente já ouviu falar. Mas, e da Playgirl? Esta é a história da revista erótica feminina em imagens. Nasceu nos anos setenta para acompanhar a emancipação da mulher (ainda que a igualdade de género só chegue daqui a 170 anos).

No Observador a atualidade faz-se assim, de notícias e histórias para todos os géneros. De boa informação. Passe por cá e confira.

Um dia feliz 
 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário