quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Ordem para proteger dados de alunos & um alívio para recibos verdes

Enquanto dormia
David Dinis, Director
Bom dia!
O Reino Unido pediu uma investigação à Rússia. O ministro Boris Johnson acusa Moscovo de crime de guerra, no bombardeamento de um comboio humanitário da ONU na cidade de Aleppo. Ontem, uma declaração menos dura de François Hollande levou Putin a cancelar uma viagem a Paris.
Trump ficou mais longe de Hillary, com muitos eleitores republicanos a mostrarem-se desiludidos com o candidato, dizem os dados da sondagem da Reuters. Ontem, Donald tentou mostrar-se feliz com a lista dos apoios perdidos, dizendo-se feliz por lhe terem tirado as algemas.
Salah Abdeslam ficou sem advogados. O principal suspeito dos ataques de Paris quis ficar em silêncio e ficou sem defesa.
Por cá, continua o cerco policial ao autor do crime mais misterioso dos últimos meses. As aldeias de Candal, Coelheira e Póvoa das Leiras, em S. Pedro do Sul, ficaram isoladas, com a polícia a pedir a todos que ficassem em casa enquanto o suspeito não é encontrado. Os últimos dados sobre o crime e a perseguição estão aqui.

O tema do dia

A um dia da aprovação do Orçamento, o PÚBLICO antecipa-lhe algumas novidades. A principal está em manchete: o Governo prepara um alívio para os recibos verdes, negociando os detalhes da medida com o BE e PCP. A Raquel Martins conta-lhe o que já sabemos
A proposta do Governo terá também mais apoios sociais para pagar a conta da água, uma redução de IRC para empresas no interior do país. Em contraponto, a taxa de solidariedade sobre o IRS (dos mais ricos) vai mesmo ficar, acabe como acabar a saga da sobretaxa.
Com tantas novidades sobre impostos, o Sérgio Aníbal teve uma conversa com a DBRS, a agência de rating que tem o país nas mãos, que nos deixa um aviso:convém cortar alguma coisa na despesa também.
Mário Centeno vai esta manhã ao Parlamento apresentar as linhas gerais da proposta do Governo, falará com os sindicatos, isto depois de ter comandado ontem um Conselho de Ministros extra - e de ter estado em reuniões com o Bloco e PCP, noite fora ("é como nas 24 horas de Le Mans", diz um governante ao jornal i). Não há notícias ainda dessas reuniões, mas já se conhece mais um pedido do Bloco: que o Estado contrate mais pessoas. O Jornal de Negóciosacrescenta mais dois pedidos: um das autarquias (uma "reposição de rendimentos") e outra dos sindicatos ("acabar com o que resta da austeridade"). Veremos se o ministro consegue encaixar tudo isto.
E o que é que há mais?
Notícias importantes sobre a Educação. Aqui no PÚBLICO, contamos-lhe que as escolas vão ser obrigadas a proteger os dados dos alunos que estão desprotegidas na internet. A publicação de fotografias e vídeos de alunos em ambiente escolar suscita “as maiores reservas” da Comissão Nacional de Protecção de Dados, que deixou instruções claras para garantir a segurança dos mais novos. 
Já o DN cita o secretário de Estado da Educação a prometer mexidas nos currículos, no sentido - claro - do seu emagrecimento.
O caso dos taxistas merece também destaque em vários jornais. A ministra da Administração Interna diz-se satisfeita com a acção da polícia ("não foi nada que não estivéssemos à espera", diz em declarações ao PÚBLICO, onde acrescentamos uma Prova dos Factos sobre a principal reivindicação dos táxis e ainda uma lista dos pontos em aberto nas negociações com o Governo). O DN, por seu lado, contou o número de agressões a motoristas da Uber, com queixa apresentada na polícia.
O tema levou-me a escrever o Editorial de hoje (sobre "o dilema de 2ª-feira à noite"). Mas vale uma crónica interessante de Francisco Louçã ("Quer mesmo viver numa Uberlândia?", pergunta o conselheiro de Estado).
Registe ainda mais uma demissão na CRESAP (comissão de recrutamento do Estado). E uma boa nova, via Jornal de Negóciosa Web Summit já esgotou os hotéis da cidade de Lisboa.
O que também vale a pena ler é este trabalho da Sofia Lorena sobre a guerra esquecida do Médio Oriente (no Iémen, mas cada vez mais acesa e regional). Assim como o trabalho que preparámos sobre o telefone que a Samsung matou para salvar a marca

Hoje é importante

A par das muitas reuniões de Mário Centeno, também a Câmara de Lisboa apresenta hoje o seu orçamento, aparentemente com a receita estimada a subir. Ontem, o autarca esteve na TVI, mas defendendo uma tarifa única para os táxisque partem do aeroporto.
Mais à noite, começa o Portugal Fashion. A antevisão está por aqui.

Só mais um minuto... 

Para lhe mostrar os sete hotéis portugueses que estão na corrida a um lugar no topo. Dois deles são orgulhosos repetentes na lista de excelência da Condé Nast.
Excelência, porque não? A H&M mostrou o lookbook da colecção da Kenzo, que não tardarão a chegar às lojas da marca. Há cores fortes e vibrantes e muitos estampados. Para o menino e para a menina. Ora veja.
A propósito de excelência, diz-nos o Financial Times que o preço da lagosta está a disparar. É caso para dizer que não há bela sem senão, certo?
Chegou a hora de me despedir, com o meu sincero desejo de que tenha um dia bom. Aqui no PÚBLICO, estaremos sempre ao seu serviço, procurando a excelência - mas sobretudo a sua boa companhia. 
Até já!
Fonte:© 2016 PÚBLICO Comunicação Social SA
__________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário