quarta-feira, 12 de outubro de 2016

CHINA NOMEIA DEZ CELEBRIDADES “EMBAIXADORES EM MARTE”


 
Yao Ming, ex-jogador da NBA
Yao Ming, ex-jogador da NBA
O ex-jogador da NBA Yao Ming e outras celebridades chinesas foram eleitas “embaixadores em Marte” pelo programa espacial chinês, que quer enviar uma nave tripulada àquele planeta no verão de 2020.
Segundo a agência oficial Xinhua, além de Yao Ming, que jogava nos Houston Rockets, os outros famosos chineses, escolhidos para promover as ambições espaciais do país asiático, incluem a treinadora da equipa nacional de voleibol feminino Lang Ping ou o compositor Tan Dun.
É a primeira vez que a China escolhe caras conhecidas para representar o seu programa espacial, dois meses depois de ter anunciado que planeia enviar uma primeira nave não tripulada a Marte, no verão de 2020.
A Xinhua destacou que a escolha destes “embaixadores” para o programa espacial chinês – que leva a cabo missões na lua e está a desenvolver uma estação espacial permanente – incentivarão os jovens a estudar ciência e tecnologia e promoverá a imagem da China.
Em agosto passado, o país asiático lançou o primeiro satélite de telecomunicação quântica do mundo e, no início do ano, anunciou que, em 2018, quer tornar-se o primeiro país a aterrar uma sonda no lado mais afastado da Lua.
Pequim está a investir milhares de milhões no programa espacial, para acompanhar os programas norte-americanos e europeus, mas já foi suplantado na corrida a Marte pela vizinha Índia, que colocou uma sonda na órbita do “planeta vermelho” em setembro de 2014.
A primeira missão chinesa a Marte partirá da base espacial de Wenchang, na ilha de Hainan, extremo sul do país.
Por sua vez, o Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou, num artigo de opinião publicado pela CNN, que quer humanos em Marte até 2030.
“Estabelecemos um objetivo claro para próximo capítulo da história dos EUA no Espaço: enviar humanos a Marte na década de 2030 e trazê-los em segurança de volta à Terra, com a ambição de um dia ficar lá por períodos mais longos”, escreveu o líder norte-americano.
ZAP / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário