sábado, 26 de novembro de 2016

Reações: Trump acusa Fidel Castro de ter sido um "brutal ditador"


O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, afirmou que Fidel Castro foi um "brutal ditador" que "oprimiu o seu próprio povo", prometendo que procurará assegurar que os cubanos atinjam a "prosperidade e liberdade".

"É minha esperança que o dia de hoje marque um afastamento dos horrores perpetrados durante demasiado tempo, e que Cuba siga em direção a um futuro no qual o maravilhoso povo cubano finalmente viva na liberdade que tanto merece", comunicou Donald Trump.

Donald Trump referiu-se ao líder revolucionário como "brutal ditador que oprimiu o seu próprio povo durante seis décadas".

"Como Cuba continua a ser uma ilha totalitária, espero que o dia de hoje marque [o início de] um movimento para longe dos horrores suportados por demasiado tempo, e na direção de um futuro no qual o maravilhoso povo cubano finalmente viva com a liberdade que tanto merece", salientou o político, na sua declaração.

Na mensagem, não faz qualquer referência às suas anteriores ameaças de reverter a aproximação que os dois países conseguiram durante a presidência de Barack Obama.

Apesar de as "tragédias, mortes e dor causadas por Fidel Castro não poderem ser apagadas", Trump aponta que a sua administração "fará tudo o que puder para assegurar que o povo cubano pode finalmente começar a sua caminhada em direção à prosperidade e liberdade".

Antes da divulgação do comunicado, o milionário, que vai tomar posse como presidente dos EUA em janeiro de 2017, tinha colocado na sua conta da rede social Twitter a frase "Fidel Castro está morto!".

Nas primárias, Donald Trump foi o único candidato republicano que apoiou a abertura a Cuba, mas quando procurava votos no estado da Flórida, nas eleições gerais, prometeu que "revogaria" as medidas de Barack Obama "a menos que o regime dos Castro" restaurasse "as liberdades na ilha".

O histórico líder cubano, Fidel Castro, morreu na noite de sexta-feira, 25 de novembro, aos 90 anos, às 22.29 horas locais (3.29 de sábado em Portugal continental) e já foram várias as reações e condolências apresentadas por diversos líderes políticos nacionais e mundiais.

Fonte: JN

Comentário: vamos aguardar para ver como vai ser o teu mandato, pois os exemplos dos ditadores não devem ser seguidos por ninguém que se preze respeitar os direitos humanos, nomeadamente aqueles que pensam de forma diferente.

De boas intenções está o mundo e o inferno cheio. Urge respeito por quem pensa diferente de nós. Se nascemos todos com formas físicas diferentes porque devemos comportarmos todos do mesmo modo, ou seguir todos os mesmo estilo de vida?

J. Carlos

___________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário