segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

360º - O estudo sobre a reforma do trabalho que o Governo guardou na gaveta, a derrota do Sporting e o saco de gatos no PSD por causa de Lisboa

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... morreu a atriz Zsa Zsa Gabor. Com 99 anos, recordada pela participação em filmes como “Moulin Rouge”, de John Huston (1952) ou “A sede do mal”, de Orson Welles (1958), a atriz e a irmã Eva eram também figuras da socialite de Beverly Hills.

Os criminosos estão agora na net. Segundo o DN, o crime, sobretudo o violento, está em queda, mas a internet assume-se cada vez mais como um palco privilegiado para extorsões e chantagens, muitas vezes de cariz sexual.

Pedro Rebelo de Sousa, irmão de Marcelo Rebelo de Sousa, vai entrar na administração do banco de investimento chinês Haitong, diz o jornal i. O Haitong comprou o Banco Espírito Santo Investimentos.

20 autarquias tencionam aplicar a taxa tripla de IMI a prédios devolutos ou em ruínas no próximo ano. Entre essas câmaras estão Lisboa, Porto, Cascais, Sintra e Almada, escreve hoje o Dinheiro Vivo/DN citando as Finanças.

O aeroporto 'jamais' vai mesmo avançar. O ministro do Planeamento, Pedro Marques, disse, em entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1, que uma pista complementar no Montijo pode avançar já em 2019. E que os estudos de impacto ambiental vão ser feitos até lá. 




Outra informação relevante
As reformas do trabalho em Portugal não só funcionaram como deviam ter continuidade. Esta é a conclusão de um estudo-avaliação da OCDE às mudanças laborais aplicadas em Portugal durante a intervenção da troika divulgado pelo Observador (via Ana Suspiro e Miguel Santos). O documento foi entregue ao Governo há vários meses, mas ficou na gaveta, não foi tornado público. O Ministério do Trabalho justifica-se: diz que o estudo é preliminar, não está terminado. (Talvez por isso não o tem levado à discussão com os parceiros sociais na concertação, que hoje volta a reunir sobre o salário mínimo). O CDS foi o único partido a reagir.

No futebol caseiro, o Sporting voltou a perder. Depois da derrota na Luz, novo desaire em casa com o Sp. Braga: são seis pontos perdidos em duas jornadas e a ultrapassagem por parte dos bracarenses, que são agora terceiros. O Benfica continua líder depois da vitória in extremis e de penálti no Estoril. O FC Porto joga hoje com o Chaves.

Volto ao Sporting para dar conta de um candidato presidencial oficial. Chama-se Paulo Paiva dos Santos e quer defrontar Bruno Carvalho nas eleições de março.

Lá fora, o Real Madrid venceu o Mundial de Clubes (ex-Taça Intercontinental). O 40º hat-trick de Ronaldo pelo Real valeu o triunfo sobre os japoneses do Kashima Antlers já no prolongamento. Entretanto em Espanha, o Barcelona continua a somar vitórias e a aproximar-se dos madrilenos no topo da tabela. 

O PSD está um saco de gatos. Além das movimentações pela futura-logo-se-vê-quando luta pela liderança (Rio não tem parado) e a contra-informação em curso (até Relvas anda a querer voltar a ter protagonismo) que inclui recados desde a Madeira (João Jardim diz que Passos está "agarrado ao poder"), o nome para a corrida autárquica em Lisboa gerou um verdadeiro pandemónio. Uma corrente da distrital propôs o próprio Passos. Outra corrente considerou essa hipótese um disparate. E pelo meio a possibilidade de apoio a Assunção Cristas ganha cada vez mais força. Se isso acabar por acontecer, Marques Mendes diz que será "um ato de rendição".

A investigação ao negócio do sangue (que a PJ batizou de O negativo) sofreu vários desenvolvimentos. Luís Cunha Ribeiro, antigo presidente do INEM e da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, vai aguardar julgamento em prisão preventiva. Lalanda de Castro, presidente da Octapharma (e ex-patrão de José Sócrates), foi preso na Alemanha e aguarda extradição. Ambos usavam artimanhas para evitar escutas e arrestos judiciais. O Luís Rosa conta toda a história (e as ligações) da operação O-.

Mário Soares continua a recuperar e hoje deve sair dos cuidados intensivosO ex-Presidente voltou a apresentar melhorias e já reconhece o local onde se encontra internado há quase uma semana, o Hospital da Cruz Vermelha.

O Teatro da Cornucópia vai fechar portas. Ou talvez não vá. Ou talvez vá. Ou seja, Marcelo entrou in the house e o que parecia certo no sábado deixou de o ser. Depois da mediação/intervenção presidencial, o ministro admitiu conversar e o tom e a ambição de Luís Miguel Cintra mudaram.

Em Alepo, a retirada de civis (e alguns combatentes) tanto avança como recua. Ontem, os 20 autocarros enviados para a cidade síria foram incendiados e apenas 350 pessoas conseguiram sair (entretanto já saíram mais 1.200). Hoje no Conselho de Segurança da ONU vota-se uma proposta da França para o envio de observadores para monitorizar a retirada da população, que será bloqueada pela Rússia. Para recordar, estas 30 fotos mostram como a Síria que antes era um paraíso se transformou num cenário dantesco.


A nossa Opinião


Os nossos Especiais
Do fim de semana ficam grandes histórias, que pode ler agora ou guardar para mais tarde.

Como a entrevista de vida ao humorista Salvador Martinha, o único português com uma série no Netflix. Poucos sabem, mas é filho de Rita Ferro e bisneto de António Ferro. Ao Tiago Palma, ele conta porque escondia quem era a família.

Outra entrevista a não perder. A de Rogério Casanova a Martin AmisO escritor britânico fala de Trump e Clinton e da época em que vivemos a que chama contra-Iluminismo.

Há ainda para ler outras duas entrevistas: a de Rita Cipriano à artista alemã Regina Frank e a de Carlos Maria Bobone ao escritor catalão Carlos Ruiz Zafón.

Mas há também reportagens imperdíveis. Como a do João Francisco Gomes sobre como a fé está (também) a ficar cada vez mais tech ou a de Susana Otão sobre a contadora de histórias que vai de porta em porta ler aos mais velhos.

Não podia fechar este bloco sem destacar o interativo sobre o ranking das escolas (de que António Costa e o Governo não gostam), onde pode encontrar facilmente em que lugar ficou a sua e porquê. É um trabalho coordenado pela Marlene Carriço, com a ajuda 'técnica' da equipa de coders. Eis os doze textos essenciais publicados pelo Observador, que incluem dados, análises e reportagens.



Notícias surpreendentes

Nestes últimos dias de dezembro, entrámos em balanços. E começámos pelas contas literárias15 colaboradores e críticos do Observador escolheram os 79 livros que mais gostaram (e também os que não gostaram) de ler ao longo do ano.
Maria Clara é a nova modelo portuguesa que tomou de assalto a moda internacional. E por isso foi eleita pelos jornalistas do Observador como a figura do ano no LifeStyle. Ora veja porquê (este é o seu perfil em imagens).

Pompoar. Talvez não saiba o que quer dizer, mas mistura ginástica e intimidade feminina. O resto, é melhor ler.

Ainda tem cinco dias para comprar os últimos presentes. Fique com 30 sugestões para os sempre difíceis adolescentes.

Com o frio que está e o Natal a aproximar-se, ficam estas 20 fotos tiradas em lugares que o inverno torna mágicos. Para se sentir inspirado a viajar.

Mas se falamos de fotos, não posso deixar de destacar as que mais curiosidade geraram este fim de semana. São 94 imagens tiradas por turistas na Coreia do Norte. Mas o que conta mesmo é o que elas escondem. E que quatro dissidentes norte-coreanos, considerados traidores, resolveram revelar. Eis pois a verdadeira Coreia do Norte por detrás das imagens autorizadas.

Ao longo do dia vamos continuar a fazer mais revelações no Observador e a seguir toda a atualidade do país e do mundo nesta semana que antecede o Natal. Passe por cá

Tenha uma boa segunda-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário