sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

IEFP PROMETE “FUTURO PROMISSOR” A DESEMPREGADOS COMO VENDEDORES DE GELADOS OLÁ

 

-
O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) enviou cartas a desempregados aliciando-os para aceitarem um “futuro promissor” como vendedores de gelados, no âmbito da campanha “Sou Olá”, lançada pela Unilever, a empresa que detém a marca de gelados Olá.
O caso é denunciado pela investigadora Raquel Varela, durante a sua participação no programa “O último apaga a luz” da RTP3 e também numa publicação no seu perfil do Facebook, onde se insurge contra a “incompetência do Estado português face ao drama do desemprego”.
A investigadora critica o facto de o IEFP estar a financiar a campanha da empresa do grupo Jerónimo Martins, detentor do Pingo Doce.
Segundo Raquel Varela, o IEFP enviou uma “carta aos desempregados, com ou sem formação superior, a oferecer-lhes um futuro promissor como vendedores de gelados“.
A investigadora frisa que recebeu cartas de várias fontes, incluindo de funcionários do IEFP “escandalizados com o que tinham a oferecer”.
Na missiva da campanha “Sou Olá”, destaca-se, segundo Raquel Varela, como requisitos básicos dos candidatos o “espírito empreendedor, vontade de arriscar e de criar um negócio”.

IEFP financia até 7.500 euros

Nesta possibilidade de empreendedorismo, como se diz no site da campanha, é realçado que a “venda poderá ser realizada num quiosque ou em mota Piaggio, ambos fornecidos pela Olá”.
Os meios de venda são concedidos “por um período de até 6 anos (renováveis)“, acrescenta o site, onde se nota que “os participantes apenas comparticipam com 50% do valor de produção do meio e de outros equipamentos necessários, num valor aproximado de 7.500 euros“.
É neste campo do investimento que o IEFP entra, podendo ajudar os candidatos ao negócio através dos programas Investe Jovem, CPE, Microinvest ou PNM.
A empresa “explica que assim pretende contribuir para baixar o desemprego” e “repete a palavra empreendendorismo umas 20 vezes”, realça Raquel Varela – não vão os desempregados perder esta oportunidade de uma vida.
SV, ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário