quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Montepio arrisca multa pesada (& os clubes também, se criticarem árbitros)

 
 
Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público

Bom dia!
A Rússia encontrou uma explicação para o avião que caiu no Mar Negro. As gravações do piloto, registadas pela caixa negra, apontam para uma falha nas asas.
Shinzo Abe foi a Pearl Harbor: E deixou uma promessa ao pé de Barack Obama: "Não podemos repetir os horrores da guerra. Este é o voto solene que nós, povo do Japão, fizemos".
Erdogan acusou os EUA de apoiarem terroristas na Síria. E a América respondeu com uma palavra: "Ridículo". Resta saber o que dirá Trump no Twitter, porque nestes dias a América parece ter dois presidentes no activo, como explica neste trabalho a Rita Siza.
Cuba proibiu estátuas de Fidel Castro e ruas com o seu nome. E cumpriu assim um pedido do próprio Fidel.
Hollywood chorou a morte de Carrie Fisher. Mark Hamill, o Luke Skywalker da trilogia de Star Wars, mostrou-se #devastado, uma entre muitas reacções à morte de uma actriz cuja carreira foi definida por um blockbuster - mas que não se sentia confortável nesse papel. Na vida real, nem a paixão entre Han Solo e princesa Leia foi tão glamorosa quanto podíamos imaginar.

As notícias do dia  

O Montepio arrisca uma multa pesada. O Banco de Portugal deduziu acusações contra o banco, o ex-presidente e o ex-administrador, por não terem introduzido os procedimentos necessários ao controlo de movimentos financeiros ilícitos. As coimas podem valer cinco milhões de euros. Ainda que o banco esteja já a corrigir os problemas, tem outro problema por resolver: o Ministério Público está a investigar uma denúncia sobre operações que passaram pelo banco, com origem em Angola. A verdade é que só este ano as autoridades já receberam quase 4300 alertas por suspeitas de braqueamento, um aumento de 11% face ao ano passado.
Quem arrisca multa pesada são os treinadores e presidentes dos clubes. O novo líder do Conselho de Arbitragem escreve um artigo de opinião no PÚBLICO, dizendo que “é tempo de mudar comportamentos" e avisando que vai agravar sanções para quem criticar árbitros
Voltando à banca, registe uma obrigação: os bancos vão ter que pagar mais para o Fundo de Resolução, diz o Negócios. E registe também um número: os empréstimos do Estado aos bancos renderam 1280 milhões de euros, se incluídos os pagamentos devidos pelo BCP e CGD deste ano. 
Mas o "perdão fiscal" rendeu maisa receita de 1400 milhões inclui dívidas já dadas como incobráveis, mas dá 550 milhões para ajudar no défice deste ano (um "jackpot", na palavra escolhida pelo Negócios, mesmo que o Governo não se comprometa com um valor). Numa entrevista ao PÚBLICO, Rocha Andrade admite um "mas": "Qualquer regime destes tem uma inerente perversidade".
Uma boa notícia: Mais 50 mil pessoas com deficiência receberão apoio do Estado. A medida deverá entrar em vigor em Outubro.
Cuidado com as boas notícias: é que o bónus no subsídio de alimentação vai pagar taxa, diz o Negócios (e são só 25 cêntimos de aumento).
Cuidado com as boas notícias (2): porque a lista de monumentos a concessionar para turismo incluem um projecto de reabilitação há 15 anos na gaveta e outro que já foi pousada, como explica a Lucinda Canelas. Convém, por isso, definir o que se quer salvar.
A propósito de Cultura, parece que a Christie's ainda não desistiu de vender os MiróA colecção estará segura em Serralves? 
Uma notícia definitivamente má, que está a marcar a manhã: as universidades estão a contratar professores para dar aulas sem receber. A notícia é do JN.  

Hoje acontece
  • A Caixa Económica Montepio Geral faz uma nova assembleia geral extraordinária. A transformação em sociedade anónima pode implicar a saída da bolsa.
  • A bolsa continuará a olhar para o que se passa em Itália, à espera de novidades do Monte dei Paschi.
  • Com a política quase toda em repouso, o Presidente Marcelo vai a Coimbra, para fechar o Fórum Anual de Graduados no Estrangeiro...
  • E a ministra da Administração Interna vai entregar carros novos à GNR.

Opinião a reter
  • "A lição de 2016" é-nos dada por Augusto Santos Silva. O ministro dos Negócios Estrangeiros quer agora "consolidar" as três condições do sucesso da geringonça este ano.
  • A “geringonça 2.0” não vem aídiz o Manuel Carvalho, desapontado: "Não é por nada, mas tanto amor e carinho, dissimulação e cócegas no umbigo começam a fazer uma narrativa um tudo ou nada aborrecida."
  • "Que horror, trabalhar menos horas?"ironiza Francisco Louçã, analisando a proposta da esquerda que o PS se prepara para chumbar e também a vida, tal como a temos.
  • E os lesados do Ministério da Educação?, questiona Santana Castilho, que teme que nada mude (outra vez) nos quadros de professores.

Só mais um minuto...

Porque no turismo e viagens, já há tendências à vista para o(s) próximo(s) ano(s).
E porque a Reuters escolheu o seu 11 - das fotografias que marcam o ano e nos contam histórias inesquecíveis (na primeira pessoa).
Como o tempo não é muito, hoje deixo-o por aqui, já com muita informação para correr com os dedos - e a promessa de que mais virá, ao longo do dia. Fica o meu sincero desejo de que tenha um dia produtivo e feliz e que consiga puxar um belíssimo sorriso, animando todos à sua volta. Vamos a isto?
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário