terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Dinheiro para as empresas, pressão sobre Passos (& a saída dura do Reino Unido)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia!
May escolheu o "hard Brexit" e vai anunciar saída do mercado único. No discurso marcado para esta terça-feira, a primeira-ministra britânica vai divulgar uma lista com as suas 12 prioridades em relação ao processo de saída da UE, incluindo a saída de todos os mecanismos da UE
Foi detido o suspeito do atentado de Ano Novo em Istambul. O homem, que terá utilizado um nome falso, foi capturado num esconderijo no distrito de Esenyurt na capital turca, com o seu filho de cinco anos.
... E foram suspensas as buscas do voo MH370. A decisão foi comunicada esta madrugada pelas autoridades dos três países envolvidos nas buscas, mais de dois anos após o desaparecimento do aparelho.
O último homem na Lua morreu sem ter conseguido lá voltar. Gene Cernan foi o comandante da missão Apolo 17, a última das naves norte-americanas que visitaram o satélite natural da Terra, já no ido ano de 1972. Em 2001 Eugene esteve em Lisboa - e a Clara Barata falou com ele sobre o sonho de um regresso.
Uma misteriosa onda gigante invadiu a atmosfera de Vénus. As imagens do satélite meteorológico Akatsuki, da agência espacial japonesa, parecem mostrar o efeito de um dedo a pressionar a superfície de Vénus. Depois desapareceu.
Sp. Braga fechou a primeira volta no pódio. A vitória contra o Tondela, ontem à noite, fechou a contagem: 17 jogos, três treinadores e um terceiro lugar. No balanço da meia época, o Marco Vaza lembra as contas dos grandes - e o Tiago Pimentel anota o melhor e pior.

As notícias do dia

A TSU virou uma novela. No capítulo I, António Costa prometeu honrar o acordo e aprovou o decreto, os patrões vão divulgar uma posição conjunta, Marcelo vai promulgar rapidamente - e colocar a pressão sobre o PSD (tudo aqui contado, de fio a pavio). Capítulo II: o PSD pôs-se ao lado do líder, incluindo o crítico José Eduardo Martins e o seu ex-adversário Paulo Rangel. Capítulo III: Passos passou ao ataque e fixou metas para as próximas eleições. No posfácio, passe os olhos pela crónica do João Miguel Tavares e pelo nosso Editorial - dão leituras diferentes para que possa pensar sobre esta polémica.
Enquanto isso, o Governo promete 60 milhões às empresas. Coincidência ou não, vêm aí 60 milhões para apoiar empresas que contratem desempregados. A Raquel Martins fez também 9 perguntas & respostas que ajudam a perceber o programa.
Da banca também há uma boa nova: O Caixabank teve luz verde na OPA sobre o BPI, dando início à oferta pública de aquisição. O banco espanhol espera reduzir os custos do BPI em 84 milhões, sobretudo com trabalhadores.
Da Caixa vêm notícias mais friasas comissões vão aumentar em Abril, fazendo cumprir o plano Domingues, avisa o Negócios.
A propósito de frio, vale a pena anotar esta notícia: as temperaturas extremas matam 1500 pessoas por ano em Portugal. A DGS, sabendo disto, fez uma lista de recomendações para os nossos mais frágeis. E algumas associações lutam pela protecção dos sem-abrigo.
Outro alerta: 4000 crianças não são vacinadas em cada anoanota o DN.
Por outro lado, as farmácias vão controlar obesos e diabéticosacrescenta o JN.
Agora surpreenda-se: nos últimos 20 anos, os governos cumpriram 60% das promessas eleitorais. E no pódio estão Guterres, Sócrates e Passos Coelho. Mas, sim, há um "mas".

Outras leituras

Cibersegurança: era Trump 2.0. O ambiente de guerra tradicional assumiu a forma de uma ciberguerra. Hoje, os alvos são militares, os Estados e a sociedade. Marco Baptista Martins é professor na Universidade de Évora - e um dos maiores especialistas portugueses num tema que vai entrar pelas nossas vidas. E aqui explica-nos para o que devemos estar preparados.
Quem vê o que não queremos ver. É um trabalho sujo mas alguém tem de o fazer: ver e apagar imagens de actos hediondos, incluindo pedofilia, para manter a Internet limpa. Só que os efeitos psicológicos podem ser severos. Nos Estados Unidos, dois funcionários levaram a Microsoft a tribunal, conta o Pedro Guerreiro.
Se há menos mulheres do que homens na ciência, o que fazer? Uma investigadora portuguesa, a viver no Japão, criou uma aventura em banda desenhada japonesa com uma missão: cativar as raparigas para a ciência. 

Hoje acontece
  • Após Schulz, quem vai liderar o Parlamento Europeu? A primeira ronda de votações é hoje, sem que populares e socialistas se tenham entendido sobre uma partilha de poder. O Vasco Gandra aponta os factores decisivos e o caderno de encargos - anotando a lista dos sete candidatos ao cargo mais pretendido.
  • Theresa May faz um prometido discurso sobre o Brexit (mas sobre isto já lhe falei).
  • Davos vira-se para a China, com a sombra de Trump a pairar. O encontro começa hoje, na ressaca do Brexit e das eleições americanas, com uma pergunta no ar: os defensores da globalização terão encontrado em Xi Jinping a sua nova referência? A resposta parece ser sim - e o Sérgio Aníbal explica porquê.
  • António Costa vai ao Parlamento, seguramente com a TSU e o Novo Banco inscritos nas notas para a discussão. É às 15h00.
  • E Marcelo junta escritores e alunos em Belém. A ideia do Presidente é aqui contada pela Leonete Botelho. 

Só mais um olhar

Tentaram rodar a cena em Manhattan. O vestido subia, o marido Joe DiMaggio irritava-se, as imagens perderam-se. A actriz estava rodeada de homens aos gritos e por um videoamador, que filmou tudo. Pois é, há imagens inéditas daquela cena de Marilyn em 'O Pecado Mora ao Lado'A família mostrou as imagens a cerca de cem pessoas em casa de amigos em 2004 e agora ao mundo no site do New York Times.
“Era uma mulher lindíssima e talentosíssima”, disse Vasco Pulido Valente em 2007 sobre a ex-mulher. Foi "a Monica Vitti" de José Fonseca e Costa; outros viram-na como a Anna Karina do cinema português. Maria Cabral foi "o rosto do desencanto do marcelismo" - e faz hoje a capa do PÚBLICO. A Joana Amaral Cardoso e o Sérgio Andrade fizeram o obituário - e o Augusto M. Seabra despede-se com saudades.
Por aqui, despeço-me com um abraço, na certeza de que nos voltaremos a encontrar já daqui a nada por aqui. Que o dia seja bom, desafiando o frio e as dificuldades. De sorriso aberto, claro que sim.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário