terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Programa CoopJovem na Região de Coimbra

Resultado de imagem para Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES)
A CIM RC, em colaboração com a Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES), promoveu a apresentação do Programa CoopJovem aos municípios que constituem esta comunidade intermunicipal.
Destina-se a jovens que pretendam concretizar uma ideia de negócio através da constituição de uma nova cooperativa, que integre no mínimo três e no máximo nove cooperadores, ou que pretendam criar uma nova secção em cooperativas agrícolas já existentes, que tenha até dez trabalhadores.
Os jovens devem preencher a condição NEET (não trabalham, não estudam e não se encontram em formação), ter idade compreendida entre os 18 e os 29 anos; com habilitações literárias mínimas (9.º ano de escolaridade) ou formação equivalente e residência em Portugal continental.
As equipas promotoras de projetos cooperativos podem integrar outros elementos que não satisfaçam os requisitos de idade, habilitações literárias e condição de NEET, desde que a equipa seja maioritariamente composta por jovens NEET.
O Programa, com um financiamento de 15 milhões de euros, prevê apoiar 2700 jovens com bolsas, apoio técnico e apoio financeiro.
Os apoios disponibilizados pelo programa, incluem, a Bolsa CoopJovem, apoio técnico, linha de crédito bonificada Microinvest (financiamento máximo de 20.000€) e apoio financeiro à criação e instalação da cooperativa, não reembolsável, até 15.000€.
A segunda fase de candidaturas decorre até 28 de Fevereiro.
Para aceder ao Programa, os jovens devem submeter candidatura através de formulário disponibilizado no site da CASES (http://www.cases.pt).
A medida COOPJOVEM constitui-se como uma das medidas do Plano Nacional de Implementação de uma Garantia para a Juventude.
No final da sessão ficaram agendadas várias sessões para apresentação do programa aos jovens, a realizar nos municípios da CIM Região de Coimbra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário