segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ Trump defende-se: "Há muitos tipos maus por aí"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Caos nos aeroportos depois da ação decidida por Trump de proibir entrada em solo americano de cidadãos de sete países de maioria muçulmana. O Presidente já se defendeu no Twitter.
Economistas do Commerzbank fizeram as contas e dizem que a maior parte dos países da zona euro são capazes de lidar com a expectável subida dos juros mundiais. Mas Portugal é "um caso especial".
Colunista da Bloomberg diz que país está num "vortex" de dívida excessiva e que o governo não está a fazer quaisquer favores a si próprio ao renegar a austeridade e ao reverter as políticas da troika.
Em entrevista ao Observador, o economista-chefe do grupo BNP Paribas defende que Portugal tem de melhorar nos "rankings" de competitividade.
Governo português manifesta "muita preocupação" com a proibição de entrada nos Estados Unidos de nacionais de sete países, incluindo refugiados.
O secretário geral das Nações Unidas António Guterres criticou o encerramento de fronteiras, dias depois dos EUA as terem fechado durante 90 dias a habitantes de países de minorias muçulmanas.
Mais de um milhão de pessoas tinham assinado, até meio da manhã, uma petição contra a visita de Estado do Presidente norte-americano ao Reino Unido, em protesto contra o seu decreto anti-imigração.
François Fillon e a mulher, Penelope, estão a ser ouvidos pela polícia francesa, avança o Le Monde. Ambos são suspeitos de peculato, apropriação indevida de ativos corporativos e ocultação de crimes.
Tomellini foi dos primeiros fotógrafos forenses na Europa. As imagens estiveram perdidas por 2 séculos e viram agora a luz do dia. A morte nunca foi tão bonita, dizem os novos proprietários das fotos.
É o disco rígido mais pequeno alguma vez criado e poderá revolucionar o armazenamento de dados. Investigadores em Braga e na Holanda garantem ao Observador que o caminho é (mesmo) por aqui.
O Rei de Espanha, Felipe VI, está à frente do trono há quase mil dias e celebra esta segunda-feira 49 anos. Recorde alguns dos momentos mais importantes de quase meio século de vida real. 
Opinião

Helena Matos
Patrão. O plano. Eutanásia. As pessoas grávidas. As palavras tornaram-se na nossa prisão. E um dia vão perguntar-nos como foi possível deixarmo-nos manipular assim. Mas agora é nisto que estamos.

Alexandre Homem Cristo
Nas redes sociais prevalece a intolerância para com o “outro”. E Trump é um produto dessa fragmentação social. Resistir à javardice, na net e na política, ascendeu a forma de resistência democrática.

João Carlos Espada
Ao citarem Churchill e a “relação especial” anglo-americana, May e Trump forneceram o padrão pelo qual serão avaliados. Tal avaliação vai incidir sobre os seus actos, não apenas sobre as suas palavras

Manuel Villaverde Cabral
Só a retórica das questões fracturantes e da apologia de refugiados separam, na realidade, o soberanismo de esquerda – seja cá, em Inglaterra ou na França – e o da direita mais patrioteira e arrogante

João Marques de Almeida
Para Costa, os partidos só servem se o ajudarem a governar. Para Costa, a oposição não conta. Nunca vi um PM desde que há democracia em Portugal desvalorizar deste modo o pluralismo político.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário