domingo, 12 de março de 2017

Limites às progressões no Estado/ Atletismo de ouro/ O nosso lado bo

Resultado de imagem para P     Enquanto Dormia   David Dinis, Director
Nélson Évora saboreou o ouro“Sabe a esforço, sofrimento e a recompensa”, disse o atleta português, já ambicionando mais para os próximos mundiais. O salto da vitória foi assim, só um pouco melhor que este outro, de Patrícia Mamona, que deu prata. Mas há outra vencedora no atletismo português: siga uma vénia para Jéssica Augusto.
Mais um vencedor portuguêso filme Estilhaços saiu premiado do Festival de Animação de Bruxelas.
No futebol, Marega voltou a empatar o Sporting tirando o gosto da vitória a Bruno de Carvalho (podemos não falar daquele discurso de vitória?). Os outros portugueses do futebol europeu portaram-se assim.
Na política internacional, o ex-director das secretas dos EUA negou escutas a Trump, apesar da suspeita que o Presidente lançou sobre Obama - e do pedido ao Congresso para que investigasse.
Em França, Fillon resistiu (até agora)"Ninguém me pode impedir de ser candidato", disse ontem o candidato da direita, resistindo à pressão para que desista. Juppé falará esta manhã, dizendo as últimas notícias que deverá afastar as pressões para se candidatar.

As notícias do dia 

Na nossa manchete está esta notíciao Governo vai limitar as promoções na função pública. Explica a São José Almeida que o descongelamento das carreiras em 2018 não vai implicar promoções automáticas para quem acumulou boas avaliações. Ela foi ver também o que dizia o acordo à esquerda sobre o assunto, para perceber até onde o Governo tem apoio para esta decisão. Isto enquanto a Raquel Martins fazia um guião para perceber como andam as carreiras no Estado (a resposta simples é "congeladas").
O alvo do fim-de-semana foi com Carlos Costa. Ontem, Marques Mendes saiu em defesa do governador, depois de Jerónimo e Catarina Martins lhe terem apontado a porta de saída (aqui e aqui). O Governo também vai pondo pressão, com o pretexto das novas nomeações. Mas quem protege Carlos Costa são o BCE e o FMI, anota o Negócios
O Conselho de Finanças Públicas também está na mirao PS fala em rever o Conselho, BE e PCP querem acabar com eleE conta André Freire, numa entrevista a propósito do seu livro sobre as esquerdas: "O PS fez grandes concessões" às esquerdas radicais.
A outra notícia do dia é sobre as praxes: um estudo pedido pelo Governo mostra que as universidades estão confortáveis com elas - mas avança com recomendações de mudanças, face às muitas polémicas dos últimos anos.
Na economia, a novidade é esta: a Peugeot vai comprar a Opel por 2,2 mil milhões - com um português pronto a liderar as duas.
Ainda lá por fora, o Deutsche Bank confirmou um aumento de capital de 8 mil milhões.
Na banca de cá, ainda há notícias de investigaçõesa auditoria do BCP deu nota 'positiva' ao procurador acusado de corrupção, conta-nos a Cristina Ferreira. E também da Caixa, com Francisco Louçã a contestar o plano de negócios em curso, mas a defender Centeno (via Negócios).
No registo das notícias boas, há esta (via DN): a easyJet quer ficar na UE e Portugal e Áustria estão na shortlist.

Portugal, o lado bom  

E se, por um dia, olhássemos para o nosso lado B (de bom)? O PÚBLICO fez anos e o Miguel Esteves Cardoso, o nosso director por um dia, desafiou-nos com o optimismo dele ("porque este é o melhor país do mundo", explica o Miguel). O resultado foi este 11, uma espécie de selecção nacional, que nos deixou contentes e de coração aberto. 

Hoje na agenda
  • Governo lança um novo programa de formação, para chegar a 600 mil adultos. Chama-se "Qualifica".
  • O BCP apresenta os seus resultados, referentes a 2016.
  • O INE publica o seu relatório anual de empresas em Portugal, referente a 2015.
  • Em Genebra, começa o salão automóvel mais importante do ano.
  • O canal Odisseia passa Terror Studios, um documentário que mistura Seven , Call of Duty, execuções e propaganda. A ideia é tentar saber “quem é a Leni Riefenstahl do Daesh", diz a Joana Amaral Cardoso, que faz a première.

Só um minuto...  

É que o Salvador Sobral vai "amar pelos dois" e cantar por Portugal na Eurovisão. A música vencedora do Festival da Canção está aqui.
Se gostava de uma outra, não fique triste: foram tantas as canções que perderam o Festival e venceram o tempo, que não é uma derrota que o deve desanimar. "Senhores telespectadores, bem-vindos ao festival dos gloriosos perdedores" (vá lá ver o link, que o texto é uma maravilha).
Agora escolha uma música, cante-a uns minutos e lance-se ao dia. Vai ver que será bom e produtivo. Nós, aqui, tratamos das notícias.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário