terça-feira, 14 de março de 2017

Maia: Um caso de legionella confirmado em fábrica. Sete estão “em estudo”

Resultado de imagem para Maia: Um caso de legionella confirmado em fábrica. Sete estão “em estudo”A Direção-Geral de Saúde revelou hoje que há um caso confirmado de "doença dos legionários" numa fábrica na Maia, Porto, e outros sete "em estudo", tendo sido tomadas "todas as medidas para controlar o problema e prevenir novas ocorrências".

O diretor-geral de saúde, Francisco George, disse à Lusa que "o Instituto Ricardo Jorge identificou a relação causa-efeito entre as secreções pulmonares de um doente com pneumonia provocadas por uma bactéria que é a mesma detetada na água da torre de arrefecimento da respetiva empresa fabril".
De acordo com Francisco George o caso hoje confirmado pela Direção-Geral de Saúde (DGS) foi sinalizado na última semana de fevereiro.
"Todas as medidas foram tomadas para controlar o problema e prevenir novas ocorrências. Prosseguem os estudos em mais sete casos que foram diagnosticados nas últimas semanas", disse Francisco George.
De acordo com o diretor-geral de saúde, as medidas tomadas em conjunto com a Inspeção-Geral do Ambiente vão no sentido de "controlar a situação de 'cluster' de doença dos legionários ocorrida numa empresa fabril da Maia".
Francisco George não quis, para já, adiantar qual a fábrica afetada pelos casos de legionella, nem se a unidade foi encerrada.
A doença, provocada pela bactéria 'legionella pneumophila', contrai-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.
Fonte: Lusa
Foto: © Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário