terça-feira, 11 de abril de 2017

Municípios sem dinheiro para lei que proíbe abate de animais

Resultado de imagem para Municípios sem dinheiro para lei que proíbe abate de animais
Autarquias dizem que regulamentação que receberam do governo ignora financiamento e os custos são enormes. Municípios afirmam que ficam em causa outros serviços aos cidadãos.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) quer que o governo encontre forma de o Estado central pagar os custos da nova lei que proíbe o abate de animais errantes como forma de controlo da população.
O vice-presidente, Ribau Esteves, diz que estão a favor do objetivo da lei, aprovada com o apoio de todos os partidos na Assembleia da República, mas é preciso saber como é que as autarquias vão ter meios para acolher tantos animais abandonados, sabendo, sublinha, exemplificando, que um cão vive 14 a 16 anos.
O presidente da Câmara de Aveiro afirma que a legislação publicada em agosto de 2016 devia estar regulamentada em 3 meses, mas o governo demorou mais de 6 meses a enviar uma proposta de portaria que só agora está a ser avaliada pela ANMP.
O parecer dos municípios será enviado em breve, mas Ribau Esteves sublinha que há duas coisas que já são certas: as autarquias precisam de mais que os dois anos de transição previstos na nova lei; e as despesas com estas medidas têm de ser pagas pelo Orçamento do Estado pois as autarquias não têm dinheiro e "foram despojadas de centenas de milhões de euros nos últimos anos, sob pena de os municípios perderem a capacidade de prestarem serviços aos cidadãos".
O presidente de câmara diz que a proposta de portaria do governo prevê um programa de criação e ampliação de canis e outros projetos para esterilização e adopção, mas não existem formas de financiamento sendo que qualquer uma das medidas precisa, segundo afirma, de "muito dinheiro", algo que não está previsto nem pelo executivo nem pelo parlamento.
A ANMP defende que se o parlamento manda tem de ser o Estado central, via Orçamento do Estado, a pagar os custos extra com a lei que proíbe o abate de animais.
Fonte: Nuno Guedes/TSF
Foto: Hiper FM

Nenhum comentário:

Postar um comentário