quinta-feira, 27 de abril de 2017

Uma guerra ao superjuiz// Um convite para Bruxelas// E uma entrevista de Marcelo

A Venezuela decidiu sair da Organização de Estados Americanos.Nicolas Maduro não gostou de ser criticado.
P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Donald Trump fez marcha atrás. O Presidente americano ameaçou romper com o acordo de comércio livre com o México e o Canadá, mas bastaram umas horas para dizer que só quer uma renegociação. Pelo meio, viu a sua proposta de redução de impostos para os ricos levantar uma onda de críticas contadas pelo The Guardian.
Um aviso para Kimos EUA testaram um míssil balístico no Pacífico, percorrendo 6800 quilómetros. Esta noite, um grupo de senadores foi à Casa Branca conhecer a “ameaça muito grave” representada por Pyongyang. Para já, o discurso oficial é de pressão económica e diplomática, diz a BBC.
Um ataque aéreo na Síria, esta manhã, procovou explosões fortes junto ao aeroporto de Damasco. A responsabilidade terá sido de Israel, procurando atingir uma posição do Hezbollah. A notícia está aqui em actualização.
O Parlamento Europeu levantou a imunidade de Le Pen. Mas a candidata da Frente Nacional não será ouvida já sobre um desvio de fundos - pelo menos não antes da segunda volta das presidenciais. Ontem, Le Pen preparou uma "emboscada" a Macron. E foi à procura dos votos da esquerda de Melénchon.
Notícias de esperança? Sim, nos Himalaias. Um montanhista foi encontrado 47 dias depois de se ter perdido, num desfiladeiro a 2600 metros de altitude.

As notícias do dia  

Na nossa manchete está uma guerra aberta pelo director da PJ ao superjuiz Carlos Alexandre. A história passa pela legalização de uma cidadã brasileira, namorada de um narcotraficante. Carlos Alexandre criticou Almeida Henriques e este reage assim: “O juiz não sabe o que está a dizer. Desconhece a lei e faz comentários completamente desajustados”. As cenas dos próximos capítulos passam por uma queixa no Conselho Superior de Magistratura. 
Ainda na Justiça, anote a história de uma mala com 1,5 milhões de euros. São novos documentos do processo BPN/Dias Loureiro, mostrando mais indícios que levaram o MP a investigar o ex-ministro de Cavaco, contados pelo Observador
Novidade: vamos ter menos 1000 presos. As mudanças a caminho no Código de Processo Penal vão deixar quem tem penas mais leves a cumprir pena em casa, dizJN.
E na segurança (ou falta dela), eis um problema sério20% dos organismos públicos reconhece falhas de segurança informática.
Agora uma solução: Bruxelas quer dar mais direitos a pais e mães, com incentivos a uma melhor organização entre trabalho e família. As ideias que fazem caminho estão aqui contadas
Talvez pensando nisso, o Governo decidiu dar tolerância de ponto para o dia da visita do Papa a Portugal. Mas há um deputado do PS que estranha a decisão (e outros à esquerda também, anota a TSF).
O que o Governo vai dar é um bónus salarial para os serviços mais poupadosA notícia é do Jornal de Negócios.
Já que falamos de economia: o Governo levou um investidor e consultores a Bruxelas para discutir o "banco mau". Como explica a Cristina Ferreira, o Novo Banco, a CGD, o BCP e o Montepio têm em carteira 85% dos activos sem rentabilidade que estão a contaminar as contas do sistema.
Ontem, o BPI mudou de mãos e de estratégia (mostrando contas ainda prejudicadaspor Angola); o Santander mostrou saúde; e o ministro das Finanças lá lançou a atrasada auditoria à Caixa - que vai ter as Juntas de Freguesia a servir de balcões.
Dito isto, Marcelo diz que o pior na banca já passou. Numa entrevista àAntena 1, o Presidente diz que o problema maior é, agora, a economia. Mas também falou de Passos Coelho, admitindo a sua continuidade no PSD.
Passos, esse, apontou baterias a Costaacusando-o de violar um acordo antigoE Costa aponta o indicador às contas públicasainda com números no verde.

Para nos pôr a pensar

1. Uma entrevista a Margarida Marques. A secretária de Estado dos Assuntos Europeus é a convidada do PÚBLICO e Renascença, falando sobre o apoio declarado do Governo a Emmanuel Macron, para a segunda volta das presidenciais."Não é um apoio a Macron. É uma preocupação com Le Pen", corrige Margarida Marques, falando também das semelhanças entre os "não programas" de Le Pen e de Melénchon - e das proximidades e distâncias que vê no PCP e Bloco, cá por Portugal. Na Hora da Verdade, passou-se também pelo roteiro do Brexit, que o Conselho Europeu lançará este sábado; assim como pelo relatório sobre a dívida, que o Governo e a esquerda se preparam para apresentar amanhã: "O debate das dívidas tem que ser aberto na Europa" - nesta legislatura, espera Margarida Marques.
2. O regresso de Isaltino - e outros dinossaurosFoi um relvado cheio para aplaudir Isaltino, conta a Maria João Lopes, na reportagem onde conta como foi o dia em que o político voltou à sua praia. Não é caso único. E aqui também falam Narciso Miranda, Avelino Ferreira Torres e Fernando Costa. Ao todo, conta a Sónia Sapage, há 23 regressos já contados no caminho das próximas autárquicas - 12 dos quais a representar um risco para o PS. Não tudo são rosas, verdade?
3. Morreu um dos últimos "autores" discretos do cinema americano. Jonathan Demme, realizador de O Silêncio dos Inocentes e deFiladélfia, deixa uma carreira que se interessou pela humanidade dos pequenos quotidianos e se repartiu pela ficção, música e documentário. O obituário é do Jorge Mourinha - aqui acompanhado pelas cinco entradas no mundo de Jonathan Demme, abertas pelo Vasco Câmara.
4. Foi encontrado um alien vivo? Calma, é só um bivalve gigante. Vive em ambientes lamacentos, é gelatinoso e já se sabia da sua existência. Mas nunca tinha sido observado vivo. Agora em águas das Filipinas foram descobertos vários exemplares do bivalve Kuphus polythalamia, que é um perfurador de madeira. Ora conta lá isso, Teresa Serafim.

Hoje na agenda
  • O Conselho de Ministros reúne-se em Peniche, para assinalar a libertação dos presos políticos em 1974;
  • PCP e BE levam a debate o trabalho por turnos, pedindo ao Governo melhores pagamentos;
  • É dia de apresentação de resultados para a NOS, Impresa e BPI;
  • E de Conselho de Governadores do BCE.

Só mais um minuto

O nosso Life&style anda pelo mundo da moda a ver as últimas tendências. E chegou à conclusão que a ganga andou uma década para trásHoje, é assim que se usa. E assim também - mas neste caso com uma certa polémica.
Para combinar, a Catarina declarou rei morto, rei posto: "Cheguem-se para lá Stan Smith, estes ténis chegaram para ficar!" 
Mas, afinal, quais são as marcas favoritas dos millenials? A Bloomberg responde - com um par de surpresas pelo meio.
Surpresas é que teremos, por certo, ao longo do dia aqui no PÚBLICO. Surpresas e notícias, porque essas nunca param. Já sabe, contamos com a sua companhia.
Dia feliz e produtivo para si! Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário