sábado, 20 de maio de 2017

Hora de Fecho: Os limões de Estaline e as grandes fomes da URSS

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A URSS deveria ser o primeiro "Estado científico" do mundo e chegou a ter mais cientistas do que os EUA. Mas a sua história é a da trágica submissão da ciência à ideologia, de perseguições e de fomes.
Juan Pablo Escobar só há pouco voltou a usar o apelido. Escreve livros que dão conta da violência, da solidão, do perigo que envolveu a sua infância. Luta agora contra a glorificação do narcotráfico.
Belino Foundation. Era esta a fundação na Suíça, criada em nome de Santos Silva e o primo de Sócrates, onde cairiam dinheiros para Sócrates. Se Santos Silva morresse, família de Sócrates herdava.
A PSP da Amadora foi alertada por populares por volta das 2h00 deste sábado. A PJ já está a investigar o caso.
PT, detida pela Altice, quer dispensar cerca de um terço dos trabalhadores, cerca de 3.000 pessoas, mas, segundo o Expresso, o Governo recebeu com apreensão as intenções da empresa.
Um homem, um filho e um site com as imagens guardadas pela RTP. Durante um dia, Pedro Vieira não fez mais nada. E quando se começa a ver uma pérola do arquivo, o efeito dominó é inevitável.
Já foram divulgadas as primeiras imagens do casamento da irmã de Kate Middleton, em particular do vestido de Pippa. A cerimónia está a decorrer em Englefield.
No Reino Unido, era comum ver, a caminhar pelas ruas pela manhã, os "knocker uppers". Usavam uma vara para bater à janela das pessoas. A profissão desapareceu nos anos 60.
Se Theresa May vencer as eleições de dia 8 de junho, o Partido Trabalhista, atualmente liderado por Jeremy Corbyn, deve promover uma cisão, defende um em cada quatro eleitores do partido.
Lembra-se dos ténis que se calçavam em Portugal nos anos 80? Pois é, 30 anos depois eles não estão velhos, estão vintage. E as marcas estão a relançá-los como objetos de culto.
Nos anos 80, o crítico de Michael Dare andou a fotografar atores com uma Polaroid. Mas os famosos detestaram e as imagens nunca vieram a público. Agora foi o próprio Michael que as revelou. 
Opinião

Alberto Gonçalves
A Eurovisão está para a música como o restaurante do Barbas para a literatura ou o clã Mortágua para a economia. Mas bastou reconhecer esta nação valente para que adquirisse o prestígio de Bayreuth.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É natural que os pais se alegrem com os êxitos dos seus filhos, mas não é comum que assumam as suas culpas quando sofrem a tristeza de um filho os ferir com a indignidade de um comportamento criminoso

Rui Ramos
Na última meia dúzia de anos, os portugueses passaram por dois regimes noticiosos: entre 2011 e 2015, não podia haver boas notícias; desde 2015, não pode haver más notícias. 

António Carrapatoso, Duarte Schmidt Lino, José Manuel Fernandes e Rui Ramos
Sabemos que continuaremos a surpreender e a inovar. E a desiludir os que sentenciam a morte do jornalismo ou, sobretudo, aceitam a sua submissão a agendas particulares ou a financiamentos misteriosos.

Miguel Tamen
A relação entre religião e sentimento não augura nada de bom; não porque os sentimentos não sejam genuínos, mas porque o que se diz sobre religião é quase sempre um efeito desses sentimentos.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário