sábado, 20 de maio de 2017

Manhã de sábado: Escobar: "Agradeço aos meus inimigos a liberdade"

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Juan Pablo Escobar só há pouco voltou a usar o apelido. Escreve livros que dão conta da violência, da solidão, do perigo que envolveu a sua infância. Luta agora contra a glorificação do narcotráfico.
A PSP da Amadora foi alertada por populares por volta das 2h00 deste sábado. A PJ já está a investigar o caso.
PT, detida pela Altice, quer dispensar cerca de um terço dos trabalhadores, cerca de 3.000 pessoas, mas, segundo o Expresso, o Governo recebeu com apreensão as intenções da empresa.
Limpar os balanços dos bancos, retirando os ativos problemáticos, é consensual, mas tem esbarrado nas restrições europeias. Crédito pode ficar dentro dos bancos, mas a sua gestão passar para fora.
António Horta Osório diz que é preciso que se saiba "quem emprestou o quê a quem". E defende o Governador do Banco de Portugal, argumentando que foi o único que realmente enfrentou Ricardo Salgado.
Acusado de ter sido corrompido pelo n.º 2 de Angola, Orlando Figueira cita a Bíblia durante interrogatório, alega que não tem meios de subsistência e diz preferir regresso para a prisão de Évora.
O Presidente do Brasil é acusado de ter recebido 15 milhões de reais para as eleições de 2014. Distribuiu grande parte do dinheiro pelos seus aliados, mas para si guardou um milhão de reais.
A CNN avança que os advogados da Casa Branca consultaram especialistas em processos de destituição para perceber melhor como um funcionaria um 'impeachment'. A Casa Branca desmentiu a notícia.
Em contagem decrescente para um dos casamentos do ano, reunimos todos os detalhes da união de Pippa Middleton e James Matthews. A irmã da duquesa de Cambridge troca alianças este sábado em Englefield.
Último português a consagrar-se melhor marcador do campeonato, há já 21 anos (1995-96), Domingos tem este sábado um desafio curioso, na visita ao campo do seu filho Gonçalo, em Vila do Conde.
Salvador Sobral falou à saída da Assembleia da República, esta sexta-feira, sobre o futuro da cultura e da sua própria carreira após ter sido homenageado com a irmã, Luísa Sobral. 

Comer/Ver/Fazer

Desde o último aniversário do Observador abriram, em todo o país, uma quantidade bastante apreciável de bons restaurantes. Entre eles contam-se pelo menos uma dezena que vale a pena experimentar. 

Esta sexta-feira há uma grande festa de aniversário e um espetáculo para saudosistas: o Porto recebe a 10cotexas e Lisboa o regresso dos Três Tristes Tigres. Mas há mais, no norte e centro do país. 

"Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia" é o excelente adeus à consola 3DS de uma das mais consagradas sagas da Nintendo. 

É uma incoerência inocente: um dos maiores festivais de cerveja artesanal de Lisboa volta a acontecer num ambiente industrial. O Pátio da Cerveja regressa à LX Factory a partir desta sexta-feira. 

As artistas Anna Westerlund e Joana Soares juntaram-se para abrir um novo espaço onde podem brincar às cerâmicas e ilustrações. Uma loja onde os esboços ganham vida e se vendem a partir de 10€. 

A última sala da Bertrand do Chiado acolhe agora uma cafetaria com um conceito original: as opções da ementa saem dos livros de receitas que ali se vendem. Com a bibliografia devidamente assinalada. 

Ridley Scott continua ao leme da nova trilogia da saga "Alien" e este filme, apesar de visual e emocionalmente intenso, é também bastante familiar. Eurico de Barros dá-lhe três estrelas, mas à justa. 

Em receita vencedora não se mexe, insiste-se: durante duas semanas, em diversos pontos de Lisboa, Porto e Braga, 3€ voltam a dar direito a uma tapa e uma cerveja na já célebre Rota de Tapas. 

Três sócios com ideias de fazer um restaurante ímpar transformaram uma antiga casa tradicional no IIIMPAR. É um restaurante que vai direto ao assunto, "sem conceito", dizem. 

Opinião

Alberto Gonçalves
A Eurovisão está para a música como o restaurante do Barbas para a literatura ou o clã Mortágua para a economia. Mas bastou reconhecer esta nação valente para que adquirisse o prestígio de Bayreuth.

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
É natural que os pais se alegrem com os êxitos dos seus filhos, mas não é comum que assumam as suas culpas quando sofrem a tristeza de um filho os ferir com a indignidade de um comportamento criminoso

Rui Ramos
Na última meia dúzia de anos, os portugueses passaram por dois regimes noticiosos: entre 2011 e 2015, não podia haver boas notícias; desde 2015, não pode haver más notícias. 

António Carrapatoso, Duarte Schmidt Lino, José Manuel Fernandes e Rui Ramos
Sabemos que continuaremos a surpreender e a inovar. E a desiludir os que sentenciam a morte do jornalismo ou, sobretudo, aceitam a sua submissão a agendas particulares ou a financiamentos misteriosos.

Miguel Tamen
A relação entre religião e sentimento não augura nada de bom; não porque os sentimentos não sejam genuínos, mas porque o que se diz sobre religião é quase sempre um efeito desses sentimentos.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário