sábado, 17 de junho de 2017

Manhã de sábado: PJ na Gebalis para investigar espionagem

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
A suspensão dos informáticos, de quem a administração apresentou queixa-crime, e a contratação de um fotógrafo por 30 mil euros anuais estão na base da contestação de trabalhadores da Gebalis.
O início da Taça das Confederações na Rússia é a desculpa para uma conversa longa sobre Iuran, Kulkov, Mostovoi, Alenitchev, Sherbakov, Izmailov, Vukcevic, Caneira, Futre, Carlos Alberto etc. e tal.
O eurodeputado Manuel dos Santos diz ao Observador que está a ponderar uma queixa interna no PS contra António Costa, que defendeu a sua expulsão do Parlamento Europeu depois da polémica da "cigana".
Eurodeputado socialista Manuel dos Santos diz que deputada do PS é "cigana" e não "só pelo aspeto". "Uma vergonha de eurodeputado", diz Galamba. Ao Observador, Luísa Salgueiro opta por não comentar.
Quatro distritos de Portugal continental estão hoje sob 'aviso vermelho', o alerta máximo, que representa uma situação meteorológica de "risco extremo", devido à previsão de tempo quente.
A China Three Gorges apela a "todas as partes" que "colaborem inteiramente" com a investigação aos contratos da empresa e sublinha a necessidade de se manterem os apoios à produção existentes.
Um mês depois de ter vencido o Festival Eurovisão da Canção, o músico Salvador Sobral deu um concerto em Fafe, onde pôs o público, com mais de 1.300 pessoas, rendido à sua voz e ao jazz.
A decisão de suspender voos no Aeroporto do Porto na noite de São João foi tomada devido ao "aumento exponencial" de largada de balões, havendo "mais aeronaves sujeitas ao perigo".
Um drone que se encontrava a 300 metros de altitude obrigou a uma manobra de emergência de um avião da Aero Vip, esta sexta-feira, no Aeródromo de Cascais. A bordo estavam 14 pessoas.
Há de tudo: desde um polidesportivo no Rio de Janeiro, ao regresso ao Sporting ou até uma Cátia Aveiro com uma t-shirt do Inter. Estas são as reações à eventual saída de Ronaldo do Real Madrid.
O planeta Terra está cheio de locais que nem o Photoshop consegue melhorar e a CNN decidiu juntá-los numa lista. Estes são os 25 locais mais coloridos do mundo -- um deles fica em Portugal. 

Comer/Ver/Fazer

No próximo dia 18 de junho celebra-se o Dia Internacional Do Sushi, a desculpa ideal para aproveitar menus especiais e recordar as regras básicas para cozinhar ou comer sushi. Vai um "hot roll"? 

O chef Vítor Sobral acaba de publicar o livro "Receitas Lá de Casa", onde revela o que prepara para os amigos e a família. Partilhamos duas propostas ideais para as almoçaradas de verão. 

O guitarrista dos Deolinda estreia-se com um álbum a solo esta sexta-feira, no mesmo dia do concerto de apresentação. Luís José Martins tem coisas para dizer e é um desperdício não as ouvir. 

Na renovada Quinta de La Rosa, no Douro, nasceu agora a Cozinha da Clara. Um restaurante onde a memória da matriarca de uma família inglesa a viver em Portugal perdura através do paladar. 

Uma fita sobre Winston Churchill na véspera do Dia-D, uma comédia com Scarlet Johansson e o delicioso "Micróbio e Gasolina", de Michel Gondry, são as escolhas de Eurico de Barros esta semana. 

A nova realização do autor de "O Despertar da Mente", rodada em França, é um filme de adolescentes sem os clichés alarves dos seus congéneres americanos. Eurico de Barros dá-lhe quatro estrelas. 

Neste restaurante todos os pratos levam queijo, seja chévre, brie, roquefort ou de Azeitão - ao todo, existem 20 variedades diferentes e de vários países. No Dom Queijo, até o vinho é Meio Queijo. 

De 14 a 18 de junho, o Palácio de Cristal recebe o Porto Beer Fest. Para além das cervejas artesanais portuguesas, espanholas, italianas e brasileiras, há comida de rua e música ao vivo. 

Em junho Lisboa recebe bailaricos mais e menos tradicionais. E porque são tantos, reunimos os arraiais em mapas interativos para que seja mais fácil escolher onde quer comer a sardinha assada. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Por azar, o cepticismo de alguns acha a dádiva uma exibição de “cunhas” e descaramento, e coloca os parentes de Carlos literalmente na lama.

Rui Ramos
Em Portugal, há demasiados indivíduos e grupos de interesse cujas posições, estatutos e rendimentos dependem da sua relação com o poder político e representam um custo excessivo para a sociedade.

Miguel Tamen
A ideia de que os utilizadores têm um ponto de vista especial está ligada à ideia de que quanto mais próximo estivermos de uma coisa melhor a conhecemos. Não é bem assim. 

Francisco Alvim
Isso sim pode ser um rombo na imagem e na marca CR7. E não há milhões que lhe valham, a ele ou aos filhos. Uma mãe não tem preço. 

Helena Garrido
O regime está muito mais doente do que parece. Casos como a TAP, Carlos César ou EDP são apenas a ponta do iceberg. Os políticos e a justiça andam a brincar com o fogo. O povo não é estúpido.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário