Enquanto dormia
John McCain volta hoje ao Senado, apenas uma semana depois de lhe ter sido diagnosticado cancro no cérebro.O regresso dá-se num dia agitado, com duas votações importantes:
- Uma delas dá início à discussão sobre o fim do Obamacare (que deixa Trump satisfeito);
- A outra pretende impôr novas sanções à Rússia (que deixam Trump furioso).
Jared Kushner, genro de Donald Trump, garante que "não conspirou" com o governo russo durante a campanha eleitoral. Ouvido no Senado, Kushner garantiu também que esteve na agora célebre reunião de Donald Trump Jr. com uma advogada russa para obter informações prejudiciais a Hillary Clinton, mas que chegou atrasado e achou tudo tão desinteressante que até mandou uma mensagem à secretária a pedir que lhe telefonasse para ter uma desculpa para deixar a sala.
Amanhã, é a vez de o filho mais velho do Presidente, Donald Trump Jr, e de o antigo diretor de campanha de Trump, Paul Manafort, serem ouvidos no Senado por causa da reunião com a advogada russa.
De qualquer forma, Kushner tem um novo problema:uma investigação do Guardian diz que o genro de Trump esteve envolvido num negócio imobiliário com um milionário com ligações à Rússia e que a transação foi investigada por suspeitas de lavagem de dinheiro.
É uma notícia do Observador: a Procuradoria-Geral da República admite divulgar em breve a lista das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande. Porém, antes de tomar a (pelos vistos) grave e séria decisão de levantar o segredo de justiça para uma informação tão básica como esta, a PGR fará um cruzamento dos nomes existentes com os das várias listas informais que têm sido divulgadas. Mais um detalhe da notícia do Pedro Jorge Castro: o processo da suposta 65.ª vítima do fogo passará a ser conduzido pela magistrada responsável pelo caso dos restantes 64 mortos.
O caso transformou-se numa enorme confusão, com o Governo a atirar responsabilidades para o Ministério Público, com o Ministério Público a não saber explicar de forma convincente as razões para a manutenção do segredo de justiça e com os deputados do PSD a usarem como arma política uma lista alternativa sem credibilidade nem fundamento.
Por falar em PSD: o novo líder parlamentar dos social-democratas fez ontem um ultimato grave ao Governo, dizendo ao primeiro-ministro que tem 24 horas para divulgar a lista oficial de nomes. O prazo termina hoje às 17h43. Se não acontecer nada, o que é que o PSD faz?
Mais um dia, mais um problema com o SIRESP: ontem à noite, o sistema de comunicações teve falhas durante duas horas e os bombeiros precisaram de recorrer a outras redes. Ou seja, foi mais um dia normal.
O Governo acaba de reconhecer os incêndios que atingiram o centro do país em junho como uma catástrofe natural e ativou um apoio de 10 milhões de euros. A informação consta de um despacho suplementar do Diário da República, publicado ontem.
Lembra-se de o Governo ter justificado a chamada "lei da rolha" com o facto de os serviços centralizados terem maior capacidade de informar adequadamente os cidadãos? Pois, parece que não é em assim. A 16 de julho, um comandante distrital de operações de socorro informou que um helicóptero que combatia o fogo em Alijó tinha caído. Logo a seguir, o Ministério da Administração Interna garantiu que se tratara apenas de uma aterragem de emergência. E a Proteção Civil falou em “toque no chão de forma controlada”. Agora, um relatório oficial desmente estas versões suaves e mostra as fotos do helicóptero destruído.
Depois do episódio André Ventura, o CDS já tem um candidato substituto para a Câmara de Loures. Pedro Pestana Bastos diz agora querer ter mais votos do que o candidato do PSD.
Os problemas com as matrículas nas escolas públicas já envolve a polícia. Depois da polémica no Filipa de Lencastre, ontem foi a vez do Pedro Nunes. A PSP teve que ir acalmar os pais. A notícia é do Público.
Os enfermeiros suspenderam a greve de zelo, o protesto e a greve total que estava prevista para 31 de julho.Motivo invocado: o Governo quer negociar. No caso dos especialistas em saúde materna e obstétrica, haverá também aquele detalhe de a Procuradoria-Geral da República ter considerado que esses profissionais podem ser responsabilizadoscivil e disciplinarmente.
O Novo Banco vai lançar uma oferta de aquisição sobre 36 emissões de dívida sénior. A operação será feita a preços de mercado - e em cash.
Os nossos Especiais
O astronauta russo Mikhail Kornienko passou 340 dias seguidos no espaço. Há dias, esteve em Portugal a falar com estudantes e contou ao Observador como é viver tanto tempo lá em cima. E diz que o futuro é em Marte: “Estamos há demasiado tempo no planeta Terra”.
A nossa Opinião
Rui Ramos escreve sobre os fogos: "Pedrógão Grande já é a maior vergonha desta democracia. Um mês depois, ninguém explicou, ninguém pediu desculpa, ninguém se demitiu, e o Estado nem sequer resolveu as dúvidas sobre o número de mortos".
Paulo de Almeida Sande escreve sobre Lisboa: "De dentro do vidro, conservada em formol, Lisboa deixa-se contemplar por hordas de turistas míopes. E se eles não logram ver a alma da minha cidade bem-amada, é porque ela se mudou para os subúrbios".
Notícias surpreendentes
O Festival da Eurovisão em 2018 vai mesmo ser em Lisboa, no Meo Arena. O evento acontecerá entre o fim de abril e o começo de maio.
A "capital mundial do sexo em público" fica em Cap D’Agde, França. Há sexo nas praias e nas discotecas, à frente de toda a gente. Todos os anos, milhares de turistas chegam da Bélgica, da Alemanha e da Holanda (além dos franceses).
Há 12 produtos íntimos que as mulheres ainda pedem em voz baixa nas lojas e farmácias. Quem o garante é a Helena Magalhães, que fez a lista.
Vão ser reveladas as “gravações dinamite” de Diana. O Channel 4 comprou as gravações ao professor de dicção da princesa de Gales. Nelas, Diana fala sobre o casamento e sobre a sua vida sexual.
O MoMA, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, tem uma nova exposição dedicada à moda. "Items: Is Fashion Modern?" mostra 111 peças que marcaram o design nos últimos 100 anos. Está lá a t-shirt branca, as sabrinas e as calças de ganga.
Atire-se então a mais uma terça-feira (de trabalho ou de férias). Por aqui, vamos continuar a dar-lhe todas as últimas notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário