terça-feira, 8 de agosto de 2017

Há dois tipos de sangue com reservas para apenas quatro dias

O Instituto do Sangue e da Transplantação garante que ainda não é motivo para alarme e que no verão as dádivas de sangue diminuem sempre. Por isso, foi ao encontro dos dadores em férias.
Nesta altura, em pleno mês de agosto, Almeida e Sousa, presidente do Instituto do Sangue e da Transplantação, revela que há dois grupos sanguíneos, o O e B negativos que têm reservas para muito pouco tempo, apenas quatro dias. "Há de facto uma diminuição mas nada de alarmante".
Também o A negativo só tem reservas para quatro a sete dias. Para que não haja falhas nos pedidos dos hospitais não é a primeira vez que o Instituto do Sangue vai ao encontro dos portugueses em férias.
Uma das preocupações do Instituto é conseguir mais dadores jovens. "Nós sabemos que há problemas demográficos no nosso país. É preciso mais jovens para poder suprir os dadores que chegam aos 65 anos" e deixam de poder dar sangue.
Ao sul, esta semana há uma unidade móvel na marginal de Quarteira para quem queira ali fazer a sua dádiva. Ana Paula Sousa, diretora técnica do Instituto em Lisboa, garante que a campanha vai andar por todo o país. "Temos em desenvolvimento a campanha das praias. Estamos presentes no Norte, Centro e Sul e também em parques de campismo".
Catarina, 20 anos, de férias em Quarteira, quis dar sangue pela primeira vez. "É um dever de todos ajudar os outros. Porque não fazê-lo?", diz à porta da unidade móvel a esperar a sua vez.
Nesta altura há cerca de 12 mil unidades de sangue no país mas diariamente são necessárias 1200.

_____________________
Em Agosto vão decorrer colheitas de sangue nos dias 9, 23, 25 (6ª.feira) e 30 entre as 15 e as 19:30 horas, dia 19 entre as 9 e as 13 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133 .

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Fonte: TSF
Foto: Global Imagens

Comentário:
Isabel Camara · 
AlexandreFrederico, ler isto!
Isabel Camara · 
é o vosso!
GostoResponder11 min
Cristina Santos · 
Trabalha na Empresa Suica
Alfredo Gouveia · 
Trabalha na Empresa Vários locais
À que engraçado perguntem aos nossos governantes se para dar sangue agora também se tem que pagar parque de estacionamento no Instituto Nacional de sangue no antigo Júlio de Matos em Lisboa sou dador de sangue mas ter que pagar é o cúmulo só num país como nosso investigue dá uma boa reportagem
GostoResponder21 h

Nenhum comentário:

Postar um comentário