domingo, 1 de outubro de 2017

Autárquicas 2017: Portugueses escolhem representantes locais


Cerca de 9,4 milhões de eleitores são este domingo chamados às urnas para escolher os seus representantes nas Câmaras Municipais, Assembleias Municipais e Juntas de Freguesia. Esta é a 12ª vez que os portugueses elegem autarcas em 43 anos de democracia. Há 12.076 candidatos aos diferentes órgãos autárquicos.

17h03 - Afluência de 44,39%


A afluência às urnas às cinco da tarde estava nos 44,39 por cento.

16h52 - "Dia de celebração da democracia"

O líder do PAN considera as autárquicas "um dia de celebração da democracia".

Depois exercer o seu direito de voto na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa, André Silva falou de "um dia em que os cidadãos em cada local, em cada terra, podem e devem contribuir para o governo da sua cidade e da sua terra. Todos nós, todos os dias, temos queixas acerca de algo que está mal e que pode ser melhorado. É neste dia que podemos dar o nosso contributo".

16h39 - Cadeados em Remelhe, Barcelos

A GNR foi chamada a resolver uma situação em Remelhe, onde os portões da assembleia de voto apareceram fechados a cadeado.

"A GNR foi ao local, os cadeados foram retirados e apreendidos e o ato eleitoral prosseguiu com normalidade", indicou fonte da Guarda, explicando que o incidente "apenas provocou algum atraso".

14h30 - RTP monta operação autárquicas

A RTP preparou uma emissão especial para acompanhar o dia das eleições autárquicas. Começa às seis da tarde na RTP 3 e meia hora depois passa para um simultâneo com a RTP 1.

As projeções, os resultados e as reações também vão estar disponíveis em direto no Facebook e no site da RTP.





13h50 - Alguns dos candidatos à Câmara do Porto já votaram

Alguns dos candidatos à Câmara Muncipal do Porto já votaram esta manhã. Dizem estar tranquilos e apelaram eleitores para irem às urnas.





13h40 - Candidatos à Câmara de Lisboa escolheram a manhã para votar

Todos os candidatos deixaram um apelo ao voto nestas autárquicas.





13h15 - Participação até ao meio dia foi de 22,05%

A afluência dos eleitores às urnas até às 12h00 situou-se hoje em 22,05%, o valor mais alto deste indicador registado nos últimos atos eleitorais autárquicos, à mesma hora, segundo dados do Ministério da Administração Interna.

Nas últimas eleições autárquicas, em 2013, a afluência às urnas até às 12:00 situou-se nos 19,44%, abaixo dos valores registados nas anteriores eleições autárquicas.

Em 2009, à mesma hora, a afluência às urnas era de 21,3% e, em 2005, de 20%.

13h00: Presidente da República: abstenção "faz-me impressão"

Marcelo Rebelo de Sousa votou em Celorico de Basto. O Presidente da República confessou que lhe faz "impressão" a abstenção, sobretudo quando se trata de eleições autárquicas. "Se não se vota, então em que eleição é que se há-de votar", lembrando que as autárquicas equivalem a escolher os representantes locais, os que estão mais próximos da população. 

"Não pode ser, porque sendo um poder tão próximo das pessoas, as pessoas, de repente, não se interessarem por aquilo que é próximo das suas vidas, faz-me impressão, não consigo compreender", declarou.




"Há que fazer um esforço para travar a subida da abstenção", refere Marcelo, apelando ao voto e esperando que durante a tarde os números da participação possam vir a melhorar. 

12h50: Cerca de mil participações entre queixas e pedidos de esclarecimento - CNE 

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu hoje cerca de mil participações, entre pedidos de esclarecimento e queixas, relacionadas com as eleições autárquicas, disse o porta-voz da estrutura, indicando que a votação decorre com normalidade.




"Não temos conhecimento de qualquer boicote, houve apenas alguns atrasos na abertura de mesas de voto, muitos por causas de ordem funcional", afirmou João Tiago Machado, especificando que os atrasos se deveram à chegada tardia dos boletins de voto ou à falta de pessoas suficientes para abrir as mesas de voto às 08:00.

Neste momento, acrescentou, todas as assembleias eleitorais estão a funcionar normalmente.

As queixas remetidas à Comissão Nacional de Eleições (CNE) relacionam-se sobretudo com publicações nas redes sociais e alegados comportamentos indevidos de autarcas, no que respeita ao dever de imparcialidade e neutralidade. 

12h35: Sabe onde votar?

Caso não encontre o seu número de eleitor ou não saiba ainda qual a sua secção de voto, tem possibilidade de obter essa informação por três formas:

  • Na internet, em www.recenseamento.mai.gov.pt;
  • Por SMS, para o número 3838, com a mensagem REnúmero de identificação civil (BI ou Cartão de Cidadão)data de nascimento (ano, mês, dia);
  • Na Junta de Freguesia, que está aberta em dia de eleições



12h15 - Democracia direta em seis freguesias com menos de 150 eleitores

Há seis freguesias em Portugal que vão a votos mais tarde, apenas daqui a uns dias. 

A jornalista Rita Colaço conta-nos como acontecem afinal as eleições autárquicas nestas localidades que têm, cada uma, menos de 150 habitantes, as freguesias menos populosas.





11h30 - Jerónimo de Sousa vota em Pirescoxe, Loures

O secretário-geral do PCP disse à saída que é importante o voto dos cidadãos, naquele que é o "grande momento de afirmação do poder local democrático, espernado ver contrariada a abstenção que tem marcado as eleições em Portugal.




Jerónimo de Sousa lembra que o poder local é aquele que está mais próximo das pessoas e, por isso mesmo, aquele que mais influencia o dia a dia da população.

"É o momento em que se escolhem candidatos para resolver todos os problemas de cada terra. Por isso, era importante que as pessoas viessem votar", afirmou.

11h10 - Pedro Passos Coelho vota neste momento em Massamá, Sintra

Em declarações aos jornalistas, o líder do PSD, disse que votar é um direito, mas de certa forma também um dever. Pedro Passos Coelho diz esperar uma boa afluência às urnas, que contrarie o que tem vindo a aconteces nas eleições autárquicas, em que a abstenção é mais elevada. 




Passos declarou que vai passar o dia em família antes de "reunir o conselho permanente" do PSD ao fim da tarde para começar a analisar os resultados e "fazer uma comunicação ao país" já à noite, abordando os resultados das eleições.

10h45 - Catarina Martins vota

A líder do Bloco de Esquerda votou na Escola Secundária Almeida Garrett, em Vila Nova de Gaia.




Catarina Martins diz que demorou poucos minutos a votar, apelando em seguida ao voto dos eleitores para os seus representantes locais. 

A responsável do Bloco de Esquerda diz que votar "é o melhor da democracia, todos temos uma plavra a dizer", realçando que quanto mais gente for votar, mais reforçado fica o poder local. 

"É o poder mais próximo das nossas comunidades. É muito importante a participação de todos e de todas", apelou.

10h15 - CNE sem registo de boicotes na manhã eleitoral

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições, existem apenas alguns atrasos em algumas assembleias de voto, segundo explicou à Antena 1, João Tiago Machado, da CNE.




A localidade de Remelhe, em Barcelos, amanheceu com cadeados à porta da assembleia de voto na junta de freguesia. A polícia teve de intervir e, entretanto, as urnas já abriram.

10h00 - Costa apela ao voto

António Costa votou em Sintra, onde deixou um apelo ao voto nas eleições que considera serem a maior festa da democracia.

Nas últimas eleições a abstenção bateu recordes de abstenção a ultrapassar os 47 por cento.




À saída da assembleia de voto, o primeiro-ministro disse aos jornalistas que vai agora reunir-se com o Ministro das Finanças para discutir o próximo Orçamento do Estado. Ao fim do dia desloca-se ao Largo do Rato, para acompanhar o desenrolar da noite eleitoral. 

9H45 - Primeiro-ministro António Costa está a votar

09h30 - Remelhe já pode votar

Depois de a porta da assembleia de voto ter sido encerrada com cadeado, o que forçou a intervenção da GNR, o presidente da Junta de Freguesia diz que se pode iniciar a votação por volta das 09h00 da manhã. 





09h21 - Cartaz de candidato impede abertura de urnas na Maia

As urnas instaladas numa escola na urbanização de Lidador, na Maia, não abriram por estar ainda colocado junto à entrada um cartaz de um candidato, disseram hoje agência Lusa fontes no local.

João Lopes, delegado da mesa de voto, contactou a Lusa para informar que foram chamados os bombeiros para retirar o cartaz.

A Lusa contactou os bombeiros da Maia, tendo recebido a informação de que o caso foi transmitido à GNR, por não se tratar de uma competência dos bombeiros.

A GNR da Maia, por sua, vez disse também à Lusa que não era sua atribuição, mas da Comissão Nacional de Eleições (CNE) a retirada dos cartazes.

Pelas 08:30, as urnas ainda não estavam abertas, devido a esta situação, segundo a mesma fonte, que tinha contactado com o presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova da Telha.

Segundo o porta-voz da CNE, João Tiago Machado, contactado pela Lusa, nas eleições autárquicas qualquer presidente de mesa tem competência para requerer serviços para retirar cartazes, seja dos bombeiros ou da GNR.

c/Lusa

08h50 - Boicote na Freguesia de Remelhe, em Barcelos.

A porta da assembleia de voto foi fechada a cadeado e teve de haver intervenção policial para abrir as portas. Um grupo de cidadãos diz, ainda assim, que não vai votar em protesto pela requalificação da estrada municipal 505. 





08h35 - Assunção Cristas exerce seu direito de voto

Esta é a primeira candidata à Câmara de Lisboa a dirigir-se à sua assembleia de voto para exercer o seu direito de voto. 




A candidata do CDS/PP votou logo cedo na escola secundária do Restelo, freguesia de Belém, onde deixou um apelo ao voto neste domingo, realçando o que custou a muitos ter sido adquirido este direito. 

"Há muitas horas para votar. É possível fazer-se tudo e também passar pela mesa de voto", sublinhou.

A líder do CDS declarou que votar é um "direito mas é também um dever" e que "é rápido" exercê-lo. 

"Hoje é um bocadinho mais longo porque são três boletins, mas é rápido", declarou, sublinhando que "hoje é um dia muito importante, todos os dias de eleições são muito importantes". 


8h05 - Presidente da República apelou ao voto


8h00 – Abertas as assembleias de voto

Os portugueses já podem começar a votar nas Eleições Autárquicas. As assembleias de voto de Portugal continental e Madeira abrem a partir desta hora. Nos Açores, dentro de uma hora, começará o dia de voto. Há, em todo o país, 11.810 mesas de voto. 

Eleições autárquicas 2017 em números:

  • 9.412.461 eleitores inscritos;
  • 308 câmaras municipais;
  • 3.308 juntas de freguesia
  • 12.076 candidatos – 1.404 às Câmaras Municipais, 1.364 a assembleias municipais e 9.308 a assembleias de freguesia
  • Custo estimado das eleições – 6,6 milhões de euros, de acordo com a secretaria-geral do Ministério da Administração Interna.
Fonte: RTP

Nenhum comentário:

Postar um comentário