domingo, 1 de outubro de 2017

Manhã de domingo: Bascos, galegos e andaluzes: movimentos renascem?

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Na Andaluzia, dão-se passos tímidos para maior autonomia. Os galegos pedem estatuto de nação. E no País Basco, berço do separatismo violento, renasce a esperança. Tudo graças ao referendo catalão.
Tudo começa e acaba no Eusébio dos frangos ali na Campanhã. Pelo meio, uma série de nomes incontornáveis: Pedroto, Toshack, Bento, Jordão, Lima Pereira, Dane, Martelinho, Pepe, Eto'o e por aí fora
Governo diz que encerrou a "maioria" dos locais de voto. Pais e filhos ocupam escolas, ignorando avisos dos Mossos. A Guardia Civil entrou em edifício do governo regional para impedir voto eletrónico.
"Viva o Rei! Viva Espanha! Viva a Guardia Civil!", gritaram os manifestantes, em frente à representação do governo regional de da Catalunha em Madrid.
Haverá 400 mil portugueses com insuficiência cardíaca, só 0,13% precisam de um transplante. Salvador Sobral é um deles. Quatro cardiologistas explicam o que tem e porque ainda espera por um coração.
Fundo de pensões do Novo Banco reduziu as reformas dos antigos gestores do BES. Correio da Manhã diz que pensão de Salgado foi cortada em 25% para 39 mil euros. Mas houve outros mais penalizados.
O secretário de Estado da Saúde americano pediu a demissão. Tom Price saiu depois de terem sido reveladas as viagens que fez em jatos privados pagos com dinheiro dos contribuintes.
Secretário de Estado, Tex Tillerson admite, pela primeira vez, que os Estados Unidos estão em comunicação direta com a Coreia do Norte, apesar da escalada nos recados públicos.
Roth ataca todos aqueles que se escondem do mundo e que repetem que o fazem “Por Eles, Por Eles”. Aqueles que permanecem monumentos virtuosos mas mortos até ao fim, escreve João Pedro Vala.
O ex-responsável pelo desenvolvimento de motores da Volkswagen, Wolfgang Hatz, foi preso para interrogatório, segundo o Süddeutsche Zeitung. Era um dos conselheiros do antigo CEO, Martin Winterkorn.
Um homem de 47 anos fez 12.000 km de bicicleta até ao circuito alemão de Nürburgring, com o propósito de dar uma volta à pista montado no seu "alazão". Não conseguiu. Mas foi recompensado. 
Opinião

João Marques de Almeida
Numa altura em que se diz que o stress é uma das doenças do século XXI, garanto-vos que um par de horas a apanhar ondas é o melhor remédio. O stress afoga-se no mar e nós ficamos como novos.

Ruth Manus
Em Portugal eu aprendi que ser reservado pode ser um grande ato de sabedoria, ao invés de falar sobre todos os assuntos com qualquer pessoa, em qualquer circunstância. 

Alberto Gonçalves
Felizmente, à revelia da propaganda que tanta “vender” os transportes públicos a título de amigos do ambiente ou da circulação urbana, há jornalistas sem medo de os denunciar como os amigos do deboche

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Os autores da “correcção filial” ao Papa Francisco esquecem que a Amoris laetitia não é um texto dogmático, nem jurídico, mas pastoral para ser interpretado à luz do magistério e da tradição da Igreja

Rui Ramos
A crise catalã começou com as habilidades à António Costa de políticos falhados. Foi assim que a extrema-esquerda se tornou no árbitro da política catalã, e o separatismo a agenda do governo local. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário