terça-feira, 24 de outubro de 2017

CEARTE desfila moda e inovação na LXD em Lisboa

O CEARTE encerrou um conjunto de desfiles de moda de autores/estilistas e marcas portuguesas que decorreu em Lisboa no âmbito da LXD – Lisboa Design Show.
Desfilaram 16 coordenados concebidos e executados na formação do CEARTE, alguns dos quais vencedores de prémios nacionais, bem como produtos resultado de uma intervenção do CEARTE e da ADRIMAG de 6 grupos de artesãs das Serras da Gralheira e do Montemuro – Serranitas da Gralheira, Lançadeiras de Picão, Capuchinhas CRL, Ditoso Saber Associação, Cooperativa dos Artesãos do Montemuro, num projeto intitulado "Bordar a Magia das Serras", que mostram como, valorizando as matérias-primas tradicionais e o saber fazer artesanal se obtêm roupas e acessórios inovadores, de elevada qualidade técnica e estética, compondo looks sofisticados de peças únicas (vestidos, capuchas e xailes), com valor patrimonial e identitário muito forte.
O público, a empresa organizadora dos Desfiles e as próprias modelos elogiaram muito os coordenado, pelo que representam de inovação e da valorização do têxtil artesanal a partir do saber-fazer tradicional diferenciando através do design, tornando os produtos distintivos e de excelência.
O CEARTE realizou também um seminário muito participado que deu a conhecer as principais tendências de moda, decoração, design e mercado para 2017/2018 como fonte de informação e inspiração para a produção artesanal e indústrias criativas.
No seminário foi também apresentado o livro “À Procura de Práticas Sábias - design e artesanato na significação dos territórios”, da Professora Cláudia Albino, que faz o levantamento e a análise das principais abordagens à parceria entre Artesanato e Design, feitas nos últimos 25 anos em Portugal.
No seu stand mostrou ainda produtos artesanais de excelência que marcam a diferença pela inovação associada à identidade e a património, mostrando o notável trabalho que muitos dos artesãos portugueses, com o apoio do CEARTE, estão a desenvolver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário