terça-feira, 24 de outubro de 2017

Deputados do PS conhecem prejuízos dos fogos


Os deputados à Assembleia da República António Sales e Margarida Marques, do círculo eleitoral de Leiria pelo Partido Socialista, reuniram na manhã do dia 23 de outubro, com o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Paulo Vicente, e a vice-presidente, Cidália Ferreira, para conhecerem os danos provocados pelo incêndio ocorrido na semana passada e que atingiu mais de metade da área do concelho.

Os autarcas deram conta das suas preocupações com este facto que devastou a região e deram a conhecer as diligências do Município durante e após o incêndio, nomeadamente a colaboração entre a administração local e o Governo.

A deputada Margarida Marques referiu “que sentimos a preocupação da câmara na deterioração do património (natural) do concelho e daí a preocupação em que rapidamente este património seja reconstruído”. É, por isso, fundamental “a reconstrução do Pinhal o mais rapidamente possível, que significa a existência de um plano estratégico que possa evitar situações desta natureza no futuro”.

Como medidas da administração central face ao recente incidente, foram citadas as três áreas de ação aprovadas em reunião do Conselho de Ministros, no passado dia 21 de outubro, nomeadamente: reparação e reconstrução; preparação da resiliência do território e das infraestruturas; e reforma do modelo de prevenção e combate aos incêndios florestais.

Margarida Marques salientou ainda que “o nosso objetivo é ajudar a autarquia e as pessoas, junto do Governo, no sentido de percebemos quais as iniciativas políticas e legislativas que estarão no nosso âmbito de competência e que deveremos promover sempre em estreita colaboração com a autarquia”.

António Sales deixou um agradecimento “muito especial ao presidente e à vice-presidente da Câmara pelo empenhamento que pude constatar nos dias dos fogos, aos bombeiros da região e à equipa da câmara que esteve envolvida nas operações”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário