terça-feira, 24 de outubro de 2017

II Edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras | 29 de outubro | Igreja da Misericórdia

O Concerto de Louvor à Virgem Maria, que acontecerá no próximo dia 29 de outubro, às 16h00, na Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, inaugurará a II Edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras que decorrerá até dezembro. O concerto será comentado.

O primeiro concerto será dedicado à música de Louvor a Nossa Senhora, sendo também um concerto celebrativo do centenário das aparições de Fátima. O evento deste dia apresenta-nos a música para órgão e coro, de inspiração mariana desde o século XIII até aos nossos dias. A figura de Nossa Senhora sempre foi bastante venerada na península ibérica e, após as aparições em Fátima em 1917, esta figura cristã tornou-se um ícone da cultura religiosa e generalista em Portugal.
O concerto terá como intervenientes o Coro Magnificat e alguns alunos do Atelier de Órgão da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras.
Serão interpretadas obras do Libre Vermet de Monserrat, Mário Silva, Pablo Bruna, Caccini, Gounod e temas gregorianos.

Coro Magnificat
O coro "Magnificat" nasce na paróquia de Odivelas, como sendo um grupo litúrgico, que tem como objetivo não só a solenização em celebrações eucarísticas, mas também a animação em casamentos e batizados, concertos e eventos vários.
Encontrando-se neste momento em fase de recrutamento de elementos, o grupo afirma-se como um coro polifónico ligado à prática da música litúrgica portuguesa atual, música renascentista, canto gregoriano, e música de outras tradições cristãs ao longo da história da música sacra.
O Grupo apresenta um número de 12 elementos e está ligado à vigararia de Loures- Odivelas.
Destacam-se as suas participações nos encontros de coros de Santa Cecília em Lisboa, e em várias celebrações pontificais.
Tem-se apresentado em concertos vários, festas comunitárias, casamentos, batizados e outras celebrações litúrgicas e apresenta um programa em vários formatos, interligando música com outras expressões artísticas, como seja a literatura e a dança.
É seu maestro titular o organista Daniel Oliveira, auxiliado na técnica vocal pela Maestrina Lucina Morais, tendo ainda como assistente o maestro João Andrade Nunes.
Atelier de Órgão da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Apoiando a educação, o Atelier de Órgão da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, tem como principal objetivo conferir competências musicais específicas na aprendizagem do instrumento órgão. Esta classe de órgão pretende, na sua formação, oferecer um ensino de qualidade nas áreas do repertório específico para o Órgão, improvisação, acompanhamento e formação musical geral. Direcionado para uma formação mais adequada e personalizada de organistas litúrgicos, o atelier de órgão tem desenvolvido um trabalho bastante forte na iniciação ao órgão em crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 10 anos de idade.

Tem realizado várias audições de alunos também fora do concelho de Torres Vedras, marcando já presença no Ciclo de Órgão de Oeiras, Santuário de Fátima e Sobral de Monte Agraço, solenizando também algumas celebrações litúrgicas nas igrejas de Torres Vedras. É constituído presentemente por 10 alunos e é orientado pelo Professor Daniel Oliveira.


II Edição do Ciclo de Órgão de Torres Vedras pretende, uma vez mais, levar a qualidade e a excelência da música para órgão ao público Torriense, destacando o importante órgão histórico “Bento Fontanes”(1773) existente na Igreja da Misericórdia. Constituído por três concertos e um workshop, este conjunto de eventos sugere-nos uma autêntica viagem pelo sagrado, pela arte e pela educação.
No mês de novembro, teremos outros dois eventos bastante marcantes. O primeiro trata-se de um workshop dedicado a crianças e jovens, mostrando o órgão de Tubos de uma forma bastante lúdica e divertida e, no segundo evento, teremos a possibilidade de ouvir um agrupamento de Música antiga com repertório dos séculos XVI, XVII e XVIII, com instrumentos da época como flauta barroca e cravo.
O último concerto, realizado por alunos e professores da Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues, escola de música oficial da cidade, apresentará um concerto de Natal com temas alusivos à quadra, das várias tradições europeias.
Sempre com o especial cuidado na sensibilização e informação, todos os concertos são comentados criando assim uma maior interação com o público presente.
O Ciclo de Órgão de Torres Vedras tem a direção artística do professor Daniel Oliveira.

Organização e Apoio:
Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras
Camara Municipal de Torres Vedras
Parcerias:
Escola de Música Luís António Maldonado Rodrigues
Cultur`Canto – Associação Cultural
Paróquia de Torres Vedras
Jornal Badaladas
Jornal “Voz da Verdade”

Próximas datas:
Workshop de Órgão 18 de novembro de 2017 | sábado
As Teclas do Renascimento e Barroco 26 de novembro de 2017 | domingo
Um Natal na Misericórdia 10 de dezembro de 2017 | domingo

Informação sempre atualizada e disponível em www.cm-tvedras.pt


Câmara Municipal de Torres Vedras



Nenhum comentário:

Postar um comentário