quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Vida e polémicas da mulher que tirou Almada ao PCP

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Do cinema para a política, Inês de Medeiros ficou marcada pela revolução, pela família Portas e até por Sócrates. Agora, aconteceu o que ninguém previa: vai liderar uma câmara que sempre foi comunista
Tribunal Constitucional decidiu suspender o plenário do parlamento da Catalunha marcado para segunda-feira, onde deveria avançar a declaração unilateral de independência "prometida" por Puigdemont.
Mariano Rajoy voltou esta quinta-feira a abordar a crise da Catalunha e a possibilidade de declaração unilateral de independência. "A solução? O mais rápido regresso à legalidade", defende.
O primeiro-ministro, António Costa, desdramatizou a manifestação dos professores na Praça do Município, em Lisboa, considerando que "faz parte da vida democrática".
Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, aproveitou o discurso do 5 de outubro para fazer um apelo ao Governo e à Assembleia da República para aprovarem o pacote da descentralização.
Quinhentos e vinte portugueses podem ser deportados nos EUA, devido à decisão do Presidente norte-americano de terminar o programa que protege pessoas levadas ilegalmente para o país, em crianças.
Más notícias para Chico Buarque ou Neil Young. Boas novas para quem privilegia o formato livro. Mas se era para dar o Nobel da Literatura a um inglês, que tal outros nomes? Pedro Vieira dá umas dicas.
"Os Despojos do Dia" é o romance mais conhecido do Nobel da Literatura e já foi adaptado ao cinema. Estreou-se nos romances em 1982 e começou a ser traduzido em Portugal em 1990.
O cinema francês faz a sua visita anual a Portugal com a Festa que decorre em Lisboa de dia 5 a 12, e tem extensões a outras 11 cidades. Eurico de Barros escolheu oito filmes, sem esquecer a integral.
O presidente do Comité Olímpico do Brasil, Carlos Arthur Nuzman, foi detido por alegada participação na compra de votos com vista à eleição do Rio de Janeiro para sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Começou com Kim mas agora “Keeping Up With The Kardashians” é o mais popular dos reality shows do género, vai para a 14.ª temporada e construiu um império familiar que é o zeitgeist da era mediática. 
Opinião

Helena Garrido
A história fará justiça a Pedro Passos Coelho. Neste momento ninguém quer saber do futuro e muito menos do passado. Só o presente conta e tem de ser feliz. 

Manuel Villaverde Cabral
O que poucos notaram é que os resultados sintéticos das autárquicas de 2013 e de 2017 foram, respectivamente, 50,2% e 51,5% para a «esquerda» e 34,8% e 34,5% para a «direita». «Derrota catastrófica»?

Paulo Tunhas
Que, além de ilegal, o pseudo-referendo catalão tenha sido uma paródia de si mesmo, com as mesmas pessoas a votarem várias vezes e mil outras coisas assim, mais uma vez nada conta. 

P. Miguel Almeida, sj
Não haveria maior infidelidade a Jesus Cristo e à tradição da Igreja se um Papa se limitasse a repetir o passado. Por isso, nenhum o fez. Por isso, Francisco se recusa a fazê-lo. 

Maria João Avillez
“Uma decisão destas toma-se sozinho”, disse-me Passos no domingo. O futuro? "Não sei, mas não sou de grandes necessidades". Convites? "É complicado convidar um ex-primeiro-ministro para trabalhar."
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário