sexta-feira, 13 de outubro de 2017

“Ophelia”. Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho

Furacão continua a avançar e a aproximar-se do arquipélago dos Açores onde pode chegar no sábado.
Resultado de imagem para “Ophelia”. Sete das nove ilhas dos Açores em alerta vermelho
Sete das nove ilhas do arquipélago dos Açores vão estar em alerta vermelho entre as 12h00 e a meia-noite de sábado devido a forte precipitação, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o IPMA, o grupo Oriental (que inclui as ilhas de São Miguel e Santa Maria) estará em alerta vermelho, o mais grave numa escala de quatro, entre as 18h00 e as 23h59 (hora local, mais uma no continente).
Já o grupo Central (que engloba a Terceira, Graciosa, Faial, Pico e São Jorge) vai estar em alerta vermelho entre o meio-dia e as 18h00 de sábado.
Estes alertas devem-se a precipitação forte esperada devido à passagem do furacão “Ophelia”, de categoria 2, que às 9h00 locais estava a 995 quilómetros a sudoeste dos Açores, deslocando-se em direcção ao arquipélago.
Ainda de acordo com o IPMA, o grupo Ocidental, constituído pelas ilhas das Flores e Corvo, estará em alerta amarelo quanto a precipitação e trovoada entre as 17h00 e as 23h59 de hoje (hora local).
Entre a meia-noite e o meio-dia de sábado, o grupo central está em alerta laranja quanto a precipitação (que se espera forte), e entre a meia-noite e as 18h00 estará em alerta amarelo quanto a trovoada.
As ilhas de São Miguel e Santa Maria estarão em alerta laranja em termos de precipitação, o terceiro mais grave numa escala de quatro, entre o meio-dia e as 18h00 de sábado, sendo esperada chuva forte.
O mesmo alerta foi emitido quanto ao vento, sendo que o IPMA espera "vento médio superior a 65 quilómetros/hora e rajadas até 100 quilómetros/hora para São Miguel, e superiores a 100 quilómetros/hora em Santa Maria, na direção de sul a rodar para norte".
Estas velocidades de vento são esperadas entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.
Quanto a agitação marítima e trovoada, o grupo Oriental estará em alerta amarelo (o segundo mais grave numa escala de quatro) entre o meio-dia de sábado e as 6h00 de domingo.
Reforçadas medidas de prevenção
O Governo dos Açores anuncia que estarão em prontidão em São Miguel e Santa Maria 340 elementos dos serviços florestais, ambiente e obras públicas e haverá um reforço das comunicações de emergência para a passagem do furacão “Ophelia”.
"Para uma primeira intervenção, em caso de necessidade, estarão em nível de prontidão nas duas ilhas cerca de 340 elementos ligados aos serviços florestais, de ambiente e das obras públicas, assim como cerca de duas dezenas de máquinas retroescavadoras, giratórias e de rasto, entre outras", refere uma nota de imprensa do executivo regional.
Segundo a mesma nota, o presidente do Governo dos Açores, Vasco Cordeiro, reuniu-se com secretários regionais "para fazer o ponto de situação da actividade dos vários departamentos públicos, no âmbito das medidas preventivas" para aquelas duas ilhas do grupo oriental do arquipélago face à possibilidade de passagem do furacão.
"Nesse sentido, nas ilhas de São Miguel e de Santa Maria, ficarão de prevenção os serviços das áreas da Proteção Civil, saúde, obras públicas, florestais e ambiente, sendo também reposicionados meios e equipamentos nas zonas consideradas mais críticas na ilha de São Miguel", informa o Governo Regional, adiantando que Vasco Cordeiro já esteve em contacto telefónico com o presidente da Câmara de Vila do Porto, Carlos Rodrigues, município único de Santa Maria.
A empresa Portos dos Açores colocou também "as chefias de prevenção nos cais, marinas e em outras infraestruturas, e está a implementar várias medidas, como o reforço das amarrações, a remoção ou desmontagem de equipamentos e contentores e a proteção provisória das obras em curso", acrescenta o Governo Regional.
De acordo com a nota, duas equipas das corporações de bombeiros de Ponta Delgada e da Ribeira Grande e operacionais do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, num total de 13 elementos, vão reforçar o efetivo em Santa Maria.
Já no quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, em São Miguel, ficará a base de comando avançado da Proteção Civil, que incluirá um reforço das comunicações de emergência.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário