sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ Costa: Orçamento para 2018 "é de continuidade"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
A proposta de Orçamento já foi aprovada e é apresentada ao final desta sexta-feira. Sobre o documento, o primeiro-ministro comentou num pequeno vídeo que se trata de uma proposta de "continuidade".
A versão final do Orçamento do Estado que será entregue hoje no Parlamento justifica a atualização extraordinária com a necessidade de "aumentar os pensionistas com pensões mais baixas".
GNR, PSP, PJ, SEF, Polícia Marítima e Guarda Prisional vão continuar limitadas a situações de saúde, limites de idade e outras regras. É uma "medida de equilíbrio orçamental", diz o Governo.
Alimentos com mais de 1 grama de sal por 100g de produto vão ficar mais caros a partir do próximo ano. Também a "sweet tax" vai ser agravada. O objetivo, diz Governo, é mudar hábitos alimentares.
Governo chegou a estudar a hipótese de duplicar o limite de isenção de IVA para recibos verdes para 20 mil euros. No entanto, a medida acabou por cair e não constará na versão final do Orçamento.
Menos de 24 horas depois da divulgação do relatório que apontou falhas graves à atuação da Proteção Civil, Constança de Sousa diz: "Não me demito". Oposição exige responsabilidades políticas.
Tribunal Judicial da Comarca do Porto recusou a providência cautelar apresentada pelo Benfica para evitar que o FC Porto continuasse a divulgar emails e os dragões não demoraram a reagir.
Ministério Público acredita que uma empresa com José Guilherme, construtor que deu prenda de 14 milhões a Salgado, seria forma de obter benefícios para Sócrates. Falhou. A alternativa foi o grupo Lena
Danúbia Rangel só tem 33 anos mas já foi casada três vezes - sempre com chefes do tráfico de droga de favelas do Rio de Janeiro. Tinha uma vida de luxo e milhares de fãs nas redes sociais. Foi presa.
Quando o avô de Tomkins foi para um lar, ele decidiu mexer nas caixas de fotos para ver que aventuras tinha vivido. Afinal, Stephen Clarke adorava viajar. E o neto decidiu seguir-lhe os passos.
Os efeitos da passagem do furacão Ophelia podem fazer-se sentir no norte de Portugal Continental. Os Açores estão em "alerta" e a Proteção Civil já mobilizou meios extra. 
Opinião

Rui Ramos
Tivemos um primeiro ministro cujas despesas pessoais eram pagas secretamente por um dos empresários com mais contratos com o Estado. Quando é que os políticos nos vão dizer o que pensam disto?

José Manuel Fernandes
O que o despacho de acusação nos mostra é que este não é um mero caso de Justiça, é muito mais do que isso. Mostra até onde chegou a concentração de poder e a sofreguidão do duopólio Sócrates-Salgado.

Diana Soller
O referendo deixou de ser um instrumento muito esporádico para se tornar numa arma de arremesso e/ou de sobrevivência política. O que é, em si só, uma mudança profundamente antidemocrática.

João Muñoz de Oliveira
É tempo de uma avaliação séria da introdução de provas de aferição, que em nada contribui para a melhoria do sistema educativo. Perante uma promessa de evolução, o que sucedeu foi uma regressão.

Helena Garrido
Há riscos no excesso de optimismo como no excesso de pessimismo. Um sublinhado do FMI que se aplica bem à economia portuguesa.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário