domingo, 19 de março de 2017

Lá fora é ouro, por cá é prata e assim que pode… mata. Eis Bas Dost

Sporting venceu o Nacional por 2-0 no jogo que permitiu ao holandês isolar-se na corrida à Bota de Ouro europeia.

O Sporting deu, este sábado, continuidade àquela que já é a sua melhor sequência da época, ao vencer o Nacional da Madeira e aumentar para seis o número de jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota.
Bas Dost voltou a ser o homem do jogo. Após o póquer em Tondela, o internacional holandês bisou em Alvalade e isolou-se, não só na lista de melhores marcadores do campeonato português, como na lista de candidatos à Bota de Ouro europeia
Leão controlou a presa e ‘mordeu’ na primeira oportunidade
Sem Daniel Podence nem Paulo Oliveira, mas com Alan Ruiz e Rúben Semedo, os leões entraram em campo empenhados em dominar o jogo e, desde cedo, encostaram os homens de Predrag Jokanovic às cordas.
O primeiro golo verde e branco demorou 13 minutos a aparecer, mas praticamente todo esse período foi jogado no meio-campo insular. Sem brilhantismo, é verdade, mas os leões acabaram por chegar à vantagem com naturalidade. E, acima de tudo, com eficácia.
Na primeira oportunidade de que dispôs, Bas Dost (quem mais?) foi às alturas e, com um cabeceamento imparável, deu o melhor seguimento a um canto marcado por Bryan Ruiz.
O costa-riquenho foi, mais uma vez, incumbido de vestir a ‘pele’ de Adrien e fê-lo com nota positiva… ainda que sem fazer esquecer o capitão.
Problemas em lidar com fantasmas? Chame Bas Dost
O número dez dos leões foi o maestro do meio-campo do Sporting, fazendo a bola ir de um lado para o outro do campo com rapidez, mas não deu a consistência defensiva a que a equipa está habituada com Adrien em campo.
Após o golo, o Nacional despertou, conseguiu criar alguns calafrios à defesa verde e branca, e, apesar do Sporting continuar por cima do jogo, a ideia que passou foi de que, a qualquer momento, o golo da igualdade poderia chegar.
A bola não entrou de um lado, mas haveria de entrar do outro. E mais uma vez por Bas Dost. O holandês castigou uma incrível apatia da defesa insular e colocou a bola pelo buraco da agulha, aumentando, desta maneira, para 24 o número de golos no campeonato português.
O ‘gigante’ de 1,96m não só é Bota de Prata em Portugal, como também já é líder isolado na corrida à Bota de Ouro na Europa, superando ‘monstros’ do futebol como Lionel Messi (Barcelona) ou Aubameyang (Borussia Dortmund), ambos com 23 golos.
Só remates de longe animaram a segunda parte
Após uma primeira parte disputada de parte a parte, a segunda foi bem mais ‘morta’. Sem grandes motivos de interesse, a não ser algumas tentativas de longe, que, com maior ou menor dificuldade, acabaram travadas por Rui Patrício e Adriano Facchini, o marcador acabou por não conhecer qualquer alteração.
Com esta vitória, o Sporting mantém os oito pontos de vantagem sobre o Sporting de Braga, atual quarto classificado, e diminui, à condição, para oito pontos a distância para o segundo lugar, ocupado pelo FC Porto
Momento do jogo: O golo madrugador de Bas Dost teve o condão de despertar o Nacional, que dispôs de algumas boas oportunidades para igualar o marcador. Com a situação ‘tremida’, o holandês apareceu novamente em ação e, quando já ninguém acreditava que a jogada fosse dar alguma coisa, castigou a passividade da defesa do Nacional com um remate sem hipóteses para o guarda-redes Adriano Facchini.
Fonte: Notícias ao minuto
Foto: © Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário