quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Curso “Ética, Deontologia e Direito Médico – os desafios da prática médica”

Sala Miguel Torga | 9 novembro | quinta-feira | 21h00 |
Resultado de imagem para Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos
A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos está a implementar um projeto inovador de formação. Nesse âmbito, tem início amanhã, dia 9 de novembro, o "Curso de  Ética, Deontologia e Direito Médico - os desafios da prática médica", a partir das 21h00, no edifício-sede da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (Av. Afonso Henriques, 39 - Coimbra).
Organizado pelo Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM, com coordenação científica de Margarida Silvestre, a sessão inaugural contará com as intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, do Presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, do Diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, Duarte Nuno Vieira, do Presidente do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, André Dias Pereira e do Coordenador do Gabinete de Ética e Deontologia da SRCOM, Joaquim Viana.
A primeira sessão, intitulada "Ética em Investigação Científica", terá a moderação da Prof. Doutora Margarida Silvestre, especialista em Medicina da Reprodução (Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra - Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra).
Integram esta primeira sessão, as seguintes palestras:  "O uso do placebo em investigação", pelo Prof. Doutor Walter Osswald (coordenador da Cátedra UNESCO em Bioética, Instituto de Bioética -Universidade Católica Portuguesa – Professor Emérito de Farmacologia e Terapêutica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto) e a "Integridade do investigador", pela Prof.ª Doutora Ana Sofia Carvalho (Diretora do Instituto de Bioética da Universidade Católica Portuguesa e Co-coordenadora da Cátedra UNESCO em Bioética, Instituto de Bioética -Universidade Católica Portuguesa).
Este curso decorrerá ao longo de seis sessões (9, 15, 23, 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro) das 21h00 às 23h00, na Sala Miguel Torga, em Coimbra (cf. programa).
Portal da Formação SRCOM
A SRCOM está levar a cabo um projeto inovador de formação em colaboração com os gabinetes desta secção, os colégios de especialidade, as delegações distritais, as universidades e diversas entidades no sentido de proporcionar cursos nas áreas mais solicitadas pelos médicos, na sequência dos resultados do inquérito efetuado sobre as necessidades formativas sentidas pelos seus associados. Para tal, desenvolveu o portal da formação, também acessível através do site da SRCOM, www.omcentro.com, para agregar toda a oferta formativa e tornar prática a sua consulta.
# Programa 'Curso de  Ética, Deontologia e Direito Médico - os desafios da prática médica'
9 novembro 2017 | Abertura do Curso | 1ª Sessão – Ética em Investigação Científica
15 novembro 2017 | 2ª Sessão – Consentimento Informado
23 novembro 2017 |  3ª Sessão - Responsabilidade Disciplinar e Civil – análise de casos
30 novembro 2017 |  4ª Sessão – Diretivas antecipadas de vontade
07 dezembro 2017 | 5ª Sessão – Responsabilidade Penal – análise de casos
14 dezembro 2017 | 6ª Sessão – O novo Código Deontológico da Ordem dos Médicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário