quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Kamov sem peças para voar # Ministro diz não a proposta de Rio

P
Enquanto Dormia
David Dinis, Director
Bom dia!

Vamos ver o que aconteceu na noite passada?

As agências humanitárias pediram tréguas urgentes na Síria, para que possam entrar na cidade cercada de Ghouta. António Guterres alinhou, chamando à situação no terreno "um inferno na Terra". Hoje há uma reunião na ONU sobre o assunto.
A Amnistia Internacional faz um retrato negro dos direitos humanos no mundoA retórica populista, “cega de ódio e medo”, de vários líderes mundiais, contra grupos mais vulneráveis, é responsável por parte da intensa tensão e conflito que marcaram o último ano, diz a ONG no seu relatório anual.
Trump propôs uma solução para os tiroteios nas escolasdar armas aos professores. Pouco antes, o pai de uma das vítimas da Florida desafiou o Presidente em plena Casa Branca: "Quantas crianças terão que ser mortas?" 
Na Nigéria, pelo menos 50 raparigas podem ter sido raptadas pelo Boko Haram. Dois dias após um ataque do grupo terrorista a uma escola no nordeste, o paradeiro das estudantes continua desconhecido.

O que marca o dia

Faltam peças aos Kamov para poderem voar. A empresa alega que a peça em falta não existe no mercado - e o facto é que os três helicópteros dificilmente estarão operacionais a breve trecho para a Protecção Civil. Há um mês que estão parados. A investigação é da Liliana Valente.
Os feridos graves dos incêndios vão ter direito a indemnizaçõesE têm até 30 de Maio para pedir.
Vamos ter um simulador de aposentações. Até Maio vai ser possível, finalmente, saber quando nos podemos reformar e o valor da pensão a que temos direito.
O ministro adjunto não gosta da ideia de Rio para as pensões. Na entrevista ao PÚBLICO e Renascença, a sua primeira enquanto ministro, Siza Vieira diz que a chegada de Rui Rio é boa, porque se retomou a “normalidade democrática”, mas avisa: “Não quer dizer que vamos morar para a casa uns dos outros”. O problema começa nas ideias do novo líder do PSD.
Negrão é o primeiro teste a Rui Rio: o candidato a líder parlamentar precisa de uma maioria, mas leva uma vantagem: já incluiu 37 deputados nas suas listas, explica a Sofia Rodrigues. Mas o segundo teste está na sua direcção: parece que uma vice esteve contra a outra vice, nos tempos da guerra na Ordem dos Advogados, conta o Observador.
Voltando a Siza Vieira, agora sobre o momento da economia: o ministro considera que o aumento do crédito da banca às famílias “é preocupante, mas não é ainda alarmante”
O Novo Banco está a estudar a mudança da marca (outra vez). E pode incluir, até, a mudança de cores.
Carlos Silva vai mesmo sair do BCP. Envolvido na Operação Fizz, o angolano quer, mesmo assim, ficar na administração do Banco Atlântico, conta o Negócios.
O tribunal deu razão ao Benfica e proibiu o FC Porto de divulgar mais emails.
A Altice deu um passo em direcção à TVIa ERC diz que deliberação do conselho anterior é “válida” e não quer pronunciar-se.
A Autoeuropa deu um passo para fora da crise: a administração e a comissão de trabalhadores chegaram a um pré-acordo para subir salários em 3,2%.

Acrescentar um ponto 

1. A questão catalã abriu uma polémica na ArcoMadrid. A organização da feira de arte espanhola pediu à histórica galeria Helga de Alvear para retirar do seu stand uma instalação de Santiago Serra sobre os “presos políticos” catalães, e a palavra censura não tardou a aparecer nas redes sociais. Horas mais tarde, a peça era vendida a um coleccionador espanhol. E, com este quadro montado, fala-se de censura ou de independência, Isabel Salema?
2. Kosovo: dez anos depois da independência, há razões para celebrar? Não há símbolo que explique melhor as divisões que ainda hoje existem no Kosovo do que a Ponte Nova de Mitrovica, que separa 70 mil albaneses do Norte, com 14 mil sérvios. Foi esta a disposição que resultou da guerra do Kosovo, que se travou entre 1998 e 1999. Hoje, o mais jovem país europeu continua a encontrar entraves ao reconhecimento universal - e divisões étnicas de sempre. O Manuel Louro fala do desalento de uma celebração.
3. A casa da democracia e os teatros do poder. Aqui fala-se de arquitectura. E de uma exposição que nos mostra a relação entre o espaço arquitectónico e os sucessivos sistemas políticos que coincidiram com a história do mosteiro-palácio de São Bento. Esta viagem tem muito tempo lá dentro, não é Sérgio Andrade? 

A agenda de hoje

A Assembleia terá um dia cheio: Fernando Negrão vai a votos, num teste curioso à nova liderança de Rui Rio; o ministro Eduardo Cabrita foi chamado a falar sobre segurança interna; assim como o novo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, para dar conta da sua nova missão; e o secretário de Estado do Tesouro, para explicar as novas regras para a banca. 
No plano judicial, começa o julgamento do processo "Jogo Duplo" com 27 arguidos acusados por viciação de resultados no futebol. E também a greve de guardas prisionais de Lisboa às horas extraordinárias.
E ainda há futebol, com Sporting e Sporting de Braga a tentarem seguir em frente na Liga Europa (sendo a missão do segundo praticamente impossível).
Antes de me despedir, vamos jogar às notícias falsas? A ideia da Universidade de Cambridge é que seja um "antídoto" contra a desinformação. E a nós, sendo um jogo, pareceu uma ideia bem divertida.

Agora sim: um dia feliz e produtivo, até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário