quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Pedro Coimbra apela ao Governo que mantenha Unidade de Queimados Pediátrica permanente em Coimbra

Resultado de imagem para deputado do PS Pedro Coimbra
O deputado do PS Pedro Coimbra quer que o Governo estude a possibilidade de manutenção da valência de Queimados Pediátrico em Coimbra. O apelo surge em jeito de pergunta ao Ministério da Saúde, depois de uma reunião com o presidente do Conselho de Administração dos Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro, onde este lhe terá demonstrado que a experiência acumulada pelos profissionais do CHUC/Hospital Pediátrico, com o tratamento de doentes queimados muito graves com idade pediátrica  e a capacidade instalada em Coimbra merecem bem ser reconhecidas, valorizadas e fortalecidas.
A questão ganhou premência depois dos incêndios do ano passado que assolaram sobretudo o centro do país, com a grande preocupação a recair sobre os grandes queimados. Segundo dados recolhidos pelo socialista, “dificilmente uma unidade de queimados isolada dos intensivos terá expertise bastante para tratar grandes queimados”.
“Apenas os intensivistas pediátricos dos maiores hospitais, com experiência ganha ao longo de anos com múltiplas patologias críticas, o poderão fazer”, revela Pedro Coimbra que lembra que em 2017, nos dois períodos de grandes fogos ocorreram quatro situações de queimados graves. “Três foram tratados no Hospital Pediátrico dos CHUC e o quarto também poderia ter sido”, conta. “Não se compreenderia, face a este trabalho, não ser incluída na rede futura de respostas”, defende Pedro Coimbra.
Segundo nos foi transmitido “o Hospital Pediátrico do CHUC pode fazê-lo e fazê-lo bem”, afirmou o parlamentar, que diz ter garantias de que no Hospital Pediátrico dos CHUC “há equipas de diversas especialidades nas escalas de urgência, prontas para integrar as necessárias equipas multidisciplinares”, cruciais para estes casos. “Haverá igual disponibilidade noutros espaços, sem custos acrescidos significativos?”, pergunta Pedro Coimbra, que quer ainda saber se se confirma que o Governo quer extinguir a Unidade de Queimados Pediátrica de Coimbra e quais os fundamentos.
__________________________

As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Fevereiro
vão decorrer na seguinte data e horário:

-Dias 21 e 28 de Fevereiro das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)

Dia 24 de Fevereiro das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer… 

Nenhum comentário:

Postar um comentário