quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

360º - Pré-publicação de "Fogo e Fúria", o livro que revela Trump. Mais: o que a família Espírito Santo recebeu do 'saco azul' do GES

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Foi ali que tudo começou. No dia das eleições americanas, o círculo próximo de Trump esperava os resultados dividido entre o desânimo e a confiança.Todos os detalhes do que se passou nos bastidores desse momento histórico são contados por Michael Wolff no livro "Fogo e Fúria". O primeiro capítulo está aqui, numa pré-publicação do Observador.

A solução de Trump para acabar com os tiroteios nas escolas é armar os professores. Numa reunião com sobreviventes do massacre da semana passada na Florida, o Presidente disse que o treinador que se sacrificou para salvar alunos "foi muito corajoso", mas se tivesse uma arma "teria abatido o atirador e esse teria sido o fim".

O FC Porto só tinha 45 minutos para recuperar do resultado da primeira parte do jogo com o Estoril,interrompido por causa de preocupações de segurança numa bancada. E conseguiu: o resultado final ficou em 3-1. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que "o Porto recomeçou o jogo na Amoreira, mas o Estoril (e o VAR) não".

Soares foi uma das figuras do jogo. Aliás: dos jogos.Marcou seis golos em três jogos: dois ao Chaves, dois ao Rio Ave e, ontem, dois ao Estoril.

Fora do campo, o Tribunal da Relação deu razão ao Benfica no caso dos emails: o FCP está proibido de continuar a divulgar correio eletrónico.

Em Espanha, Ruben Semedo já está a ser ouvido em tribunal. Chegou algemado, é acusado de agressão, sequestro e roubo e sabe hoje se fica em prisão preventiva.


Mais informação importante
Uma das novas vice-presidentes do PSD, Isabel Meirelles, esteve presente na reunião da Ordem dos Advogados onde se decidiu instaurar uma auditoria à gestão de Elina Fraga - que é agora também vice-presidente do partido e, portanto, se senta à mesma mesa que Isabel Meirelles no núcleo restrito de Rui Rio. O Observador mostrou as atas da reunião da Ordem. Detalhe: Elina Fraga tem falado dessa auditoria como se fosse uma perseguição do seu sucessor.

As novas negociações entre PS e PSD estão a provocar mudanças de temperatura:
Ontem à noite, na RTP, Santana Lopes admitiu que o PSD não está "entusiasmado" com a nova liderança e explicou porque é que foi tão pacificador no congresso com a necessidade de manter o partido unido: "Se não tivesse tido a postura que tive, não sei…".

Hoje, haverá mais uma medida desse entusiasmo. Os deputados do PSD escolhem esta tarde o seu novo líder parlamentar, com um candidato único, Fernando Negrão. O resultado vai permitir perceber se a contestação a Rui Rio ganha força ou enfraquece.

Uma das bandeiras que Negrão terá que defender se for eleito é o ataque às violações do segredo de justiça. Neste ponto, a História assombra-o: há 20 anos, foi demitido de diretor da PJ por suspeitas nunca provadas de violar o segredo de justiça no Caso Moderna. "Vou ser perseguido a vida toda?", pergunta hoje Negrão.

Os partidos devem votar hoje no Parlamento a regulamentação da Uber e outras empresas semelhantes. O PS quer impor a contratação de motoristas, mas o PSD prefere que eles recebam uma comissão mínima sobre viagens.

Ontem, os deputados discutiram o acordo ortográfico e podia ter-se formado uma "geringonça linguística": PSD e CDS até admitem vir a concordar com o PCP na necessidade de rever o acordo. Mas os partidos da direita (ou o da direita e o do centro-esquerda, não sei bem, isto hoje em dia está um pouco confuso) preferem aguardar pelas conclusões de um grupo de trabalho que deve ter um relatório final entre abril e maio.

Os processos por incumprimentos ambientais duplicaram no ano passado e as multas chegaram aos 12,5 milhões de euros. Mas dados de 2016 mostram que os tribunais confirmam só 40% das condenações e baixam as multas.

A nova presidente da Raríssimas afirma que a IPSS corre o risco de fechar caso os mecenas privados deixem de a apoiar. Em entrevista à Lusa, Sónia Margarida Laygue diz que nesta fase tem sido o Estado a sustentar a instituição.

O antigo hospital de Vila Franca de Xira foi abandonado com equipamento lá dentro - e qualquer pessoa pode entrar pelas janelas partidas. A MAGG mostrou as fotos e, em reação à notícia, o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca de Xira diz que o material foi doado e não pode ser vendido.

Tessa Virtue e Scott Moir dominam a dança no gelo há 20 anos e voltaram a ganhar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Inverno. São um par tão perfeito que todos os querem juntar - mas eles insistem que só há ali amor platónico.

Arantxa Sanchez, a menina prodígio do ténis, passou de número 1 mundial à bancarrota e ao risco de prisão. O Bruno Roseiro conta a história.


Os nossos Especiais

Os membros da família Espírito Santo também receberam salários e prémios através da ES Enterprises, o 'saco azul' do GES. Recorrendo a quatro offshoresRicardo Salgado foi o que recebeu mais: 16,3 milhões de euros. É mais uma peça da investigação especial “Os Documentos do Saco Azul”, que o Observador tem estado a publicar.
 

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve sobre as prioridades do “novo PSD": "Descentralização, fundos comunitários, segurança social e justiça são as prioridades de Rio carentes de consensos. De todas elas a mais urgente é a segurança social. A menos compreensível é a justiça".

Paulo Tunhas escreve "A esquerda contra a liberdade": "É muito curiosa a concepção da liberdade que Pedro Nuno Santos e Mariana Mortágua partilham. A liberdade é o Estado e mais nada. Qualquer sopro fora do Estado é “ofensiva liberal” que urge erradicar".

João Marques de Almeida escreve sobre "a obsessão com a 'direita radical' do Observador": "Para gente como Loff, Daniel Oliveira e outros da extrema esquerda, vozes liberais como as do Observador são 'radicais'. Pelo que me toca é um elogio ser visto como um 'radical' pela esquerda marxista".

Filomena Martins escreve "É preciso ter topete, senhor malhador": "O ministro, amigo, apoiante de sempre de José Sócrates, que todos sabemos o que queria/quer dos media. Santos Silva, esse político para todo o serviço, escreveu um ensaio sobre jornalismo e populismo".


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Pequena Grande Vida”, com Matt Damon, um filme de ficção científica onde as pessoas pagam para viver vidas em miniatura. Eurico de Barros dá-lhe apenas duas estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana. "Eu, Tonya", baseia-se na história real da patinadora Tonya Harding; e “O Nosso Último Tango” é um documentário argentino sobre um lendário par do tango.

Os vestidos pretos foram substituídos pelas rosas brancas. Na passadeira vermelha dos Brit Awards, os prémios musicais britânicos, o apoio ao movimento Time's Up ganhou alguma cor.

Rosinha, a autora de vários êxitos musicais como “Eu Levo no Pacote”, foi a convidada de ontem na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa para discutir música pimba: “Se música é transmitir sentimentos e emoções através do sons, estou a conseguir. Estou muito bem com a vida e tento transmitir isso às pessoas”.

Foi a última indignação das redes sociais: na apresentação do seu último filme, Jennifer Lawrence usou um vestido decotado enquanto os actores apareceram agasalhados por causa do frio. Seria sexismo? A atriz respondeu: "Wow. Isto é completamente ridículo, estou extremamente ofendida. Aquele vestido da Versace era fabuloso, acham que vou cobrir aquele lindo vestido com um casaco e um cachecol?".

Vinho do Porto com chocolate branco ou chá de hibiscus. Sim, estamos a falar da nova carta do Espaço Porto Cruz. O Diogo Lopes esteve lá.

De qualquer forma, sendo talvez ainda cedo para vinho do Porto, temos mais notícias aqui, que pode consumir sem moderação. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário