segunda-feira, 26 de março de 2018

360º - Puigdemont apanhado ao fim de 146 dias de fuga. Entrevista: “Os lisboetas não vão conseguir voltar para o centro da cidade nos próximos tempos”

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Carles Puigdemont é hoje ouvido num tribunal alemão.O ex-presidente catalão foi detido ao fim de 146 dias de fuga, quando tentava regressar à Bélgica. Passou a noite numa prisão no estado de Schleswig-Holstein e admite agora pedir asilo no país.

Esta manhã, o advogado do catalão admitiu que Puigdemont possa ficar preso preventivamente. Pode seguir todos os acontecimentos do dia neste artigo, que está em permanente atualização.

Puigdemont estava a ser vigiado por uma equipa constituída por cerca de 20 operacionais dos serviços secretos espanhóis. Foram eles que prepararam tudo para que o catalão fosse apanhado cirurgicamente na Alemanha.

O país foi o “pior” sítio para Puigdemont ser detido. O Código Penal está contra ele: a lei alemã prevê uma pena de prisão perpétua, ou nunca inferior a dez anos de prisão, pelo crime de traição. Ou seja: as aventuras políticas do catalão não são vistas com leveza.

Em Barcelona, houve nove detidos e cerca de 100 feridos leves nos protestos contra detenção de Puigdemont.

Há outra independentista catalã prestes a ficar nas mãos da polícia. Clara Ponsati, ex-conselheira do Governo Regional, vai entregar-se às autoridades da Escócia, onde procurou o exílio.


Mais informação importante
"Os lisboetas não vão conseguir voltar para o centro da cidade nos próximos tempos." Nuno Nunes, diretor de investimento da CBRE, falou com o Edgar Caetano e garante que a subida dos preços muito dificilmente será reversível - mesmo que acelere a construção.

Foi um fim de semana de limpeza de matas - ou, no caso de António Costa, foram 6 minutos e 47 segundos de limpeza de matas. O Miguel Santos Carrapatoso esteve ao lado do primeiro-ministro a ver e a ouvir tudo. Hoje é Rui Rio quem vai às zonas dos fogos.

Os últimos emails do Benfica mostram António Costa - na altura presidente da Câmara de Lisboa - a pedir bilhetes para o filho. Por isso, o Rui Pedro Antunes foi descobrir quem é Pedro Costa. O filho do primeiro-ministro é vogal na junta de Campo de Ourique e está na calha para ser presidente. Nunca foi da ala esquerda do PS e era cético da "geringonça" que levou o pai ao poder. E teve um bar com o vice-presidente da "jota" do CDS, a que deram o nome Winston (de Churchill).

O Parlamento vai criar uma Entidade da Transparênciapara fiscalizar os rendimentos e interesses dos políticos e altos funcionários públicos. A notícia é do DN.

No sábado, o Presidente da República promulgou o diploma sobre financiamento dos partidos. Detalhe:continua a manter a sua “objeção de fundo à alteração que elimina qualquer limite ao financiamento privado”. Marcelo Rebelo de Sousa diz ter uma posição “ultraminoritária” sobre o tema e defende que não está na presidência para impor os seus “pontos de vista minoritários”. Ai não? E terá feito uma sondagem sobre o assunto?

O custo com pessoal do Estado em percentagem do PIB caiu para os valores mais baixos desde 1989. A notícia é doPúblico e surge numa altura em que o Governo argumenta que não é possível aumentar os salários da função pública no próximo orçamento.

Eles foram mesmo ‘visiting scholars’ em Berkeley. António Costa Pinto e Nuno Severiano Teixeira contaram ao Observador como é passar quatro meses (reais) na Universidade da Califórnia.

A atriz pornográfica Stormy Daniels, que diz ter tido um caso com Trump, deu ontem uma entrevista ao programa "60 Minutes", da CBS. E revelou que em 2011 foi ameaçada para ficar calada. Em 2016, pouco antes do final da campanha eleitoral, aceitou finalmente assinar um acordo para o seu silêncio.

“Em vez de marcharem contra as armas, os jovens devem aprender primeiros-socorros.” Foi a resposta de Rick Santorum, ex-senador republicano e ex-candidato à nomeação do partido nas últimas presidenciais, às gigantescas manifestaçõescontra o lobby das armas este fim de semana, em várias cidades americanas.

Mark Zuckerberg voltou a pedir desculpa pelo uso indevido de dados de milhões de utilizadores. O fundador do Facebook publicou um anúncio de página inteira em vários jornais dos EUA e do Reino Unido.

Tem muitas desculpas para pedir. Está a perceber-se agora que o Facebook armazena, por exemplo, informação sobre todas as chamadas (e SMS) que foram feitas com o telemóvel: quando, com quem e com que duração.

Há 12 coisas que tem mesmo de saber sobre a polémica do Facebook - e elas estão aqui.

Entre hoje e quarta-feira, os egípcios votam nas eleições presidenciais. Não há grande suspense: os opositores de Abdel Fatah al-Sisi, responsável pelo golpe militar de 2013, foram todos afastados.

O tenista João Sousa está nos oitavos de final do Masters 1000 de Miami. E fez história: é a primeira vez que um português está nos oitavos-de-final deste torneio.

Portugal tem hoje mais um jogo de preparação para o Mundial da Rússia, com a Holanda. Fernando Santos já avisou que vai fazer alterações na equipa.


Os nossos Especiais

Paulo Moniz estudou em Cambridge com Stephen Hawking. Lembra-se da personalidade vincada, de escrever nas mesas, de querer a confiança "do génio quase mágico". E, em conversa com a Marta Leite Ferreira, diz que “ele podia ser tão inspirador quanto esmagador”. Se o visse outra vez, pedia desculpa.

Vencedor da Taça da Bélgica há poucos dias, com o Standard, Ricardo Sá Pinto falou longamente com o Rui Miguel Tovar. Falou de missangas, de cabelos, de ténis - e de futebol, claro: “O Schmeichel dava cabo do pobre Kasper”.
 

A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Viver na mentira": "O governo tem ocultado dados, falseado indicadores e sabotado a comparabilidade de informação. Em benefício próprio e prejuízo da qualidade da democracia, assim diminuída na capacidade de escrutínio."

João Carlos Espada escreve "Não somos todos marxistas": "Sim, possivelmente, 'Marx vive' — nas culturas políticas tribais que desconhecem o primado da lei. Mas nem todas as culturas políticas são tribais. Por esta razão, não somos todos marxistas."

Helena Matos escreve "Um preto de cabeleira loura ou um homossexual no CDS não é natural": "A ideologia tornou-se biologia. O comunista hoje é o activista. Luta das comunidades em vez de luta de classes. Por isso o dirigente homossexual do CDS é como o preto de cabeleira loura: não é natural".

João Marques de Almeida escreve "Sócrates fará tudo para ser candidato a Belém": "No mundo de Sócrates, Costa não é um líder político. Está simplesmente a ocupar o seu lugar porque a justiça o afastou da vida política. Para além disso, Costa cometeu o pior dos actos: a traição."

Alberto Gonçalves escreve "Uma vítima entre 60 mil":"Dado que Marielle Franco partilhava uma religião que se limita a considerar a vida dos fiéis e a desprezar as vidas restantes, o barulho selectivo e sonso em volta da sua morte é inteiramente adequado".

Gonçalo Portocarrero de Almada escreve "Os católicos líricos": "A boa nova de Jesus é a caridade, um amor que não é lírico, mas tão exigente que requer uma abnegação total, até à entrega da própria vida."


Notícias surpreendentes

Morreu Manuel Reis, o fundador das discotecas Lux e Frágil, unanimemente considerado o homem que revolucionou a noite lisboeta. Tinha 71 anos.

João Cepeda, director do Time Out Market, escreve no Observador sobre Manuel Reis, um homem "magnético, excêntrico e repousado ao mesmo tempo, com um olhar visionário sobre Lisboa". E conta a história de um tecto cinzento claro.

Ontem à noite, na gala dos Prémios Sophia, o ator Nuno Lopes falou sobre a polémica dos concursos de financiamento do cinema, que diz serem atribuídos de “forma pouco clara”: Este não é o discurso que gostaria de fazer, é o discurso que tenho a responsabilidade de fazer”.

Acredite: o álcool não aquece. Sim, pode acreditar: o chocolate não faz borbulhas. A sério: pode acordar um sonâmbulo. O livro "Cem mitos sem lógica" desmonta tudo aquilo em que acreditamos sem razão. A pré-publicação está aqui.

Houve muitos desfiles para ver no Portugal Fashion, como pode perceber aquiaquiaquiaqui e aqui. Mas o Mauro Gonçalves e o João Porfírio fizeram mais: passaram 10 horas com Luís Buchinho enquanto o estilista preparava um desfile.

Entre o crescimento de um carvalho e o estágio de um vinho podem passar-se 200 anos. A Ana Cristina Marques encurtou o processo e em três dias de viagem foi descobrir como nascem as barricas que moldam o vinho.

Um avião da Qantas realizou em 17 horas o primeiro voo direto entre a Austrália e a Europa. No total, foram 14.498 quilómetros sem escalas

E agora? O que é que faço aos miúdos nas férias? Confesse lá: era nisso que estava a pensar, não era? Pois bem, temos aqui 12 locais com atividades para os entreter. Não tem nada que agradecer.

Vamos, então, a mais uma semana? Vá lá: é curtinha.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário