segunda-feira, 26 de março de 2018

Anadia atenta à Vespa Asiática

Museu do Vinho Bairrada acolheu sessão de esclarecimento

A Associação de Apicultores do Litoral Centro (AALC) esteve em Anadia, no passado dia 16 de março, para a realização de uma sessão de esclarecimento sobre a Vespa Velutina, ou Vespa Asiática, uma ação que contou com a colaboração da Câmara Municipal de Anadia e que encheu por completo o auditório do Museu do Vinho Bairrada.

Nws 2018 066 0316 Amb Vespa foto


Lino Pintado, vereador responsável pelo pelouro do Ambiente, deu a conhecer as ações que o município tem vindo a desenvolver no sentido de poder exterminar o maior número possível de ninhos no concelho, considerando que “tem sido efetuado um bom trabalho”, nomeadamente pelo Gabinete Técnico Florestal. Sublinhando que a vespa asiática “não é um problema que afeta apenas as abelhas, mas todo o meio ambiente”, o autarca defendeu que “esta praga tem de ser exterminada”.

José Pedro Alves, do Gabinete Técnico Florestal Municipal, lembrou que “tem sido uma grande preocupação da autarquia combater estes ninhos, tendo o Município exterminado, em 2017, mais de 300, um pouco por todo o concelho”, acrescentando que “continuamos a ser chamados para eliminar ninhos”. Destacou ainda o facto de o Plano de Ação de Combate à Vespa Velutina responsabilizar as autarquias, entre outras entidades, pelo extermínio dos ninhos, pese embora tal não estar previsto no quadro legal em vigor.

Na sua apresentação, Andrea Chasqueira, representante da AALC, frisou que a vespa asiática é um problema transversal a todas as pessoas, tendo abordado diversas temáticas, designadamente o “Ciclo biológico da Vespa Velutina”, as “Medidas de combate e controlo”, e as “Dificuldades sentidas e perspetivas futuras”. Deu a conhecer algumas das armadilhas que existem para se poder prevenir a expansão das vespas, as quais devem começar a ser colocadas nesta altura do ano, dado que as vespas estão a sair do processo de hibernação e a criar os primeiros ninhos. Considerou que “é necessário salvar as abelhas desta praga”, alertando para o facto de “o número de abelhas estar a ficar reduzido”.

Após esta intervenção, vários participantes tomaram a palavra para apresentarem as suas ideias e sugestões para o combate da vespa. De recordar que esta espécie não indígena é proveniente de regiões tropicais e subtropicais do norte da Índia, do leste da China, da Indochina e do arquipélago da Indonésia. Os principais efeitos da sua presença manifestam-se em diversos domínios, sendo de realçar a apicultura, pois a vespa asiática é carnívora e predadora das abelhas, tendo já destruído várias colmeias, inclusive no concelho. A construção dos ninhos, de grandes dimensões, é feita, preferencialmente, em pontos altos e isolados.

Em Portugal, os primeiros ninhos começaram a ser detetados há cinco anos, no norte de Portugal, tendo paulatinamente vindo a descer, estando agora já muito perto de Lisboa. Em Anadia, os primeiros ninhos de vespa asiática foram detetados em 2016, e, no ano seguinte, o serviço municipal de proteção civil exterminou mais de 300 ninhos desta espécie um pouco por todo o concelho, tanto em árvores, como em edificações.

No final da sessão, foram oferecidas armadilhas artesanais, muito simples, feitas com garrafas de plástico pelos alunos das escolas do 1º ciclo da Mealhada, para dessa forma poderem apanhar as vespas no período da construção dos ninhos primários. Adiantou que as armadilhas devem ser colocadas um pouco por todo o lado, preferencialmente junto aos apiários e no interface urbano rural.

A Câmara Municipal de Anadia tem vindo a apelar aos anadienses para que estejam atentos a esta situação. Quem detetar ou suspeitar da existência deste tipo de ninhos, deve, de imediato, comunicar aos serviços camarários os locais onde os mesmos se encontram, utilizando para tal a Linha Verde 800 207 081 ou os endereços de correio eletrónico geral@cm-anadia.pt ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..">floresta.j.alves@cm-anadia.pt.Uma das precauções a ter é não mexer nos ninhos, devido ao perigo de eventuais ataques por parte destes insetos.

______________________


Se quer ver a imagem em tamanho grande clique em cima da mesma.
Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Nenhum comentário:

Postar um comentário