quinta-feira, 7 de junho de 2018

360º - Ricardo Salgado, o “fininho”, as “maçãs” e a Venezuela. Mais: o que querem os professores e todos os outros; ex-líder da Juve Leo detido

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Os professores anunciaram que vão guardar a arma atómica no bolso: não fazem greve aos exames nacionais. O objetivo é aproveitar aquilo que lhes parece ser uma abertura do Governo para negociar. Mas deixaram uma ameaça. Se nada acontecer, páram em setembro, logo no começo do ano lectivo.

Afinal, o que separa os professores do Governo? A pergunta está mal feita, deve ser antes assim: afinal, quanto os separa? São 400 milhões de euros, a diferença que vai dos 9 anos e quatro meses do tempo de serviço congelado que os professores querem receber aos 2 anos e nove meses que o Governo quer dar.

Depois dos professores podem vir os militares. E depois os juízes. E depois os enfermeiros. E depois os polícias.Todos reclamam a contagem de cada um dos anos em que as carreiras estiveram congeladas. A conta total seria de mil milhões de euros. Veja aqui, um a um, o que eles exigem.

Com tantas polémicas, o ministro da Educação refugiou-se numa estratégia que resulta sempre: anunciou obras. Tiago Brandão Rodrigues vai abrir um concurso internacional para a empreitada no Conservatório Nacional. São 9 milhões.

Ontem, António Costa também esteve no Conservatório e falou sobre o tema do dia: “O país não tem condições ilimitadas para fazer tudo, há muita coisa para descongelar”.

Num vídeo de opinião, José Manuel Fernandes diz que "os professores não têm razão e o governo não tem razão nem moral".

Mais informação importante

É uma história que junta Ricardo Salgado, o “fininho”, as “maçãs” e a Venezuela. O resumo é assim: uma ex-procuradora-geral da Venezuela, que agora é diplomata em Lisboa, e o ex-líder da Petróleos da Venezuela terão recebido parte dos 105 milhões pagos pelo 'saco azul' do GES, a ES Enterprises — tudo para garantir aplicações de 8 mil milhões no GES. A história completa é do Luís Rosa e está aqui.

O Banco de Portugal deu o alerta: já "começaram a surgir alguns sinais de sobrevalorização" nos preços do imobiliário, no segmento residencial. Teremos um problema se houver uma inversão das boas condições que têm levado a um aumento do turismo e do investimento estrangeiro.

Os militares portugueses estão a ser acusados pela população de “crimes contra a humanidade” na República Centro Africana. Em resposta, a ONU denuncia a "manipulação" de civis e o "aproveitamento político".

O Museu da Presidência da República foi assaltado e está outra vez com mais polícias do que obras de arte.Foi roubada uma medalha e o caso está entregue à PJ.

Mais política e mais polícias: a PJ e o Ministério Público fizeram buscas na Câmara de Oeiras. A investigação envolve alegados crimes de tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, participação em negócio e abuso de poder relacionados com o projeto de um empreendimento no Jamor.

Além da Câmara, também foi alvo de buscas uma empresa de Isaltino Morais. Em causa estão suspeitas sobre o pagamento de 50 mil euros por uma consultoria à empresa dona do projecto, escreve o Público.

Enquanto decorriam as buscas, Isaltino brilhava num evento de balanço do mandato, onde foi recebido em aplausos. O autarca voltou à década em que dominava Oeiras, numa espécie de “revenge of the 90’s” a que a Rita Dinis assistiu. 

A União Europeia já respondeu às novas medidas protecionistas de Donald Trump e vai taxar vários produtos americanos. Isso quer dizer que o bourbon vai ficar mais caro? Sim. E as calças de ganga? Depende.

Para aumentar a reciclagem, vai poder trocar os plásticos por senhas de supermercado. A medida do Governo foi avançada pelo Negócios.

Espanha tem agora o Governo mais feminino de sempre, com 60% de mulheres. Entre os ministros escolhidos pelo socialista Pedro Sánchez há também um astronauta. Ora veja a lista. O novo chefe de Governo, que toma posse hoje de manhã cedo, diz estar “comprometido com a igualdade”​.

Primeiro foi em Cuba, agora na China. Há novas suspeitas de ataque sónico a diplomatas americanos, que ficaram com dores de cabeça, insónias e náuseas ao ouvirem um som parecido com berlindes a cair no chão

Ao fim de um mês de ausência que provocou várias teorias da conspiração, Melania Trump reapareceu ontem em público. “Ela passou por um mau bocado, mas agora está ótima”, disse o Presidente americano.

O ex-líder da Juve Leo Fernando Mendes foi detido ontem à noite, numa operação que envolveu buscas na sede da claque. Houve mais dois detidos, ambos ligados à Juve Leo. Um deles foi o condutor do BMW azul que entrou e saiu da Academia do Sporting no dia das agressões.

Ontem foi mais um dia de loucura no Sporting (o termo é apropriado porque o próprio Bruno de Carvalho perguntou, não se sabe se de forma retórica: "Mas está toda a gente maluca?"):

Na Luz, houve buscas e seis arguidos. Há suspeitas de fraude fiscal relacionadas com uma transferência bancária de 1,8 milhões de euros que depois foram levantados em dinheiro. Na origem do caso esteve um alerta bancário, escreve o JN.

Os nossos Especiais
 
Há um carro eléctrico inglês que põe os alemães em sentido. E a Tesla também. O Alfredo Lavrador foi testar o novo I-Pace e apertou com ele.

A nossa Opinião

José Manuel Fernandes​ escreve "Eu, rato de sacristia e racializado branco, me confesso": "Se aceitarmos a nova linguagem e as novas categorias em que pretendem encaixar o debate público e desqualificar quem pensa diferente estaremos a caminho de uma sociedade mais pobre e claustrofóbica".

Helena Garrido​ escreve "Banca, futebol e construção civil. O trio da nossa desgraça": "A banca está mais ou menos colocada na ordem. O futebol está bem encaminhado para isso. Falta a construção civil".

Paulo Tunhas​ escreve “Não temos dinheiro”: "Não há dinheiro? Então a 'página da austeridade' não foi 'virada'? Não foi a dita austeridade o fruto de um sinistro plano de Passos Coelho para arruinar o país em benefício da riqueza de uns poucos?".


Notícias surpreendentes

O Primavera Sound começa hoje no Porto e há cinco concertos que não pode perder. Confira as escolhas do Gonçalo Correia.
O dia zero do Primavera foi já ontem, com a rave de Fatboy Slim nos Aliados. Foi assim.
 
Estreia hoje “Mundo Jurássico: Reino Caído” e o nosso crítico, Eurico de Barros, confessa estar fartinho de dinossauros clonados. Por isso, só lhe dá uma estrela.
 
Há mais dois filmes para ver esta semana: “As Guardiãs” passa-se na França rural durante a I Guerra Mundial; e “O Segredo dos Kennedy” lembra a tragédia de Chappaquiddick, que comprometeu as ambições de Ted Kennedy a ser presidente dos EUA.
 
Rihanna deu que falar na apresentação do filme “Ocean’s 8”. Vale a pena olhar para a passadeira vermelha.
 
A casa de Shakira e de Piqué em Barcelona foi assaltada. Levaram relógios e jóias. O alerta foi dado pelos empregados quando chegaram para trabalhar de manhã e nem o futebolista nem a cantora estavam em casa.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário