domingo, 7 de outubro de 2018

Intervenção Precoce na Infância domina Jornadas da ELI

Intervenção Precoce na Infância domina Jornadas da ELI
Refletir sobre o trabalho desenvolvido e perspetivar os desafios futuros nortearam as Jornadas da Equipa Local de Intervenção (ELI) Santo Tirso/Trofa, que decorreram no Fórum Trofa XXI, a 19 de setembro.
Composta por profissionais de saúde, segurança social e educação e coordenada pela médica pediatra Sara Figueiredo, a ELI Santo Tirso/Trofa reuniu-se num dia de abordagem às “várias etapas no Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), que são a referenciação, avaliação, intervenção e transição, envolvendo vários especialistas. Clínicos de medicina geral e familiar, pediatras, pedopsiquiatras, neuropediatras, fisiatras, enfermeiros, docentes, psicólogos, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e técnicos de diagnóstico e terapêutica e do serviço social” foram chamados a um evento que permitiu, igualmente, “reforçar a mensagem que no modelo do SNIPI os pais, as famílias, os cuidadores e os educadores fazem parte do processo da criança”.
“Os pais têm de estar sempre presentes e a nossa ideia é passar estratégias aos pais, ou seja, empoderar e envolver a família. É a família que tem um papel fundamental e privilegiado, já que está todo o dia com a criança”, evidenciou Sara Figueiredo.
A coordenadora da ELI Santo Tirso/Trofa salientou “a importância de intervir o mais cedo possível, uma vez que a plasticidade cerebral vai diminuindo com a idade, estando esta associada à capacidade de moldar em termos positivos ou negativos, pelo que a intervenção é tanto mais capaz quanto mais precoce for a idade da criança”.
O SNIPI tem a missão de garantir a intervenção precoce junto de crianças até aos seis anos de idade, com alterações ou em risco de apresentar alterações nas estruturas ou funções do corpo, tendo em linha de conta o seu normal desenvolvimento. Através das ELI, são desenvolvidas medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. 

Fonte: onoticiasdatrofa

Nenhum comentário:

Postar um comentário