domingo, 7 de outubro de 2018

PROVÍNCIAS | Hospital Missionário com mais fármacos

O Hospital Missionário do Chambungo “Nossa Senhora da Paz”, no município do Cubal, província de  Benguela,  beneficiou de um donativo composto por diversos bens, como medicamentos e alimentação

Familiares de doentes internados deixam de ser obrigados a recorrer às farmácias
Fotografia: Domingos Cadência|Edições Novembro
A acção foi promovida pelo Banco Sol, no âmbito das comemorações dos 17 anos da sua fundação. O acto oficial de entrega dos bens foi orientado pela presidente do Conselho de Administração da Fundação Sol, Tânia Garcia.
Do donativo constam bens como arroz, feijão, óleo vegetal, açúcar, sumos, iogurtes, fuba de milho, farinha, biscoitos, luvas, omo, balões de soro, camas, colchões, beliches, brinquedos, bolas de basquetebol e material gastável de apoio aos serviços de saúde.
Durante a cerimónia de entrega, Tânia Garcia sublinhou que a Fundação Sol tem como objectivo a realização de acções de carácter filantrópico e vai continuar a apoiar os mais carenciados.
A responsável do hospital, madre Angélica Romero, agradeceu o gesto e salientou que a referida unidade hospitalar atende em média 20 a 40 pacientes por dia, provenientes, sobretudo, de povoações e aldeias.
Fez saber também que a malária, tosse, doenças diarreicas e respiratórias agudas são as mais atendidas no hospital, em função do débil saneamento básico nas comunidades. De acordo com a responsável do hospital, o não tratamento da água para o consumo, fundamentalmente nas áreas mais distantes da sede do município, também tem causado várias doenças no seio da população, razão pela qual os técnicos de diagnóstico e terapeutas têm desenvolvido acções de sensibilização, sobre os métodos de preservação do ambiente, no âmbito do programa de saúde preventiva, implementado pela administração local, em coordenação com a Repartição Municipal da Saúde.
O regedor municipal do Cubal, Daniel Samuel, disse que, anteriormente, o município registava muitos casos de malária, sobretudo em menores de 15 anos, e que o quadro se inverteu com a pronta intervenção dos serviços de saúde.
Acrescentou que algumas unidades hospitalares do município registam ruptura de stock de medicamentos e de material gastável, facto que pode agravar a situação epidemiológica, tendo em conta a época chuvosa. Segundo Daniel Samuel, os bens doados vão dar maior comodidade aos doentes internados e evitar encargos por parte das famílias, principalmente das que residem em zonas recônditas. 
O regedor apelou às organizações cívicas da província e a outras instituições no sentido de seguirem o exemplo do Banco Sol, para que acções do género prossigam.
O hospital da missão dispõe de diversos serviços de saúde, nomeadamente consultas externas, pediatria, maternidade, banco de urgência, Programa Alargado de Vacinação, aconselhamento e testagem voluntária de VIH/Sida e área administrativa.
A unidade sanitária conta também com dez salas para internamento, área de pediatria, uma sala para casos emergentes e uma área específica para os casos de maior gravidade.
A cerimónia foi testemunhada pelo presidente do Conselho de Administração do Banco Sol, Coutinho Nobre Miguel, pelo secretário de Estado do Trabalho e Segurança Social, Manuel de Jesus Moreira, pela vice-governadora para o sector Social e Produtivo, Deolinda Valiangula, pelo director nacional do Inafop - Instituto Nacional de Administração e Formação Profissional, Manuel Bambi, e por representantes de agências bancárias, empresários e técnicos administrativos de várias instituições públicas e privadas.

Fonte: jornaldeangola

Nenhum comentário:

Postar um comentário