sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

COIMBRA · REGIÃO Terras da Chanfana já é marca registada de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela

Os municípios de Vila Nova de Poiares, Lousã, Miranda do Corvo e Penela realçaram hoje a importância da marca “Terras da Chanfana” na promoção conjunta deste território do interior do distrito de Coimbra.
Com a realização de iniciativas gastronómicas locais alusivas à chanfana – iguaria à base de carne de cabra, assada com vinho tinto em caçoilas de barro preto – os quatro concelhos pretendem “valorizar os recursos endógenos”, disse o presidente da Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça (DUECEIRA), Luís Antunes.
Em conferência de imprensa para apresentar a Agenda Gastronómica Terras da Chanfana 2019, realizada em Vila Nova de Poiares, o também presidente da Câmara da Lousã afirmou que a marca, agora registada, permitirá reforçar “um trabalho em rede de envolvimento dos agentes públicos e privados” em cada um dos municípios.
Após ter sido declarada em setembro uma das “7 Maravilhas à Mesa”, a marca “Terras da Chanfana” – que reúne produtos como o Licor Beirão (Lousã), além do mel da Serra da Lousã e do queijo do Rabaçal (Penela), estes dois certificados, entre outros – foi registada há alguns dias.
Os presidentes das quatros autarquias envolvidas, João Miguel Henriques (Vila Nova de Poiares), Luís Antunes (Lousã), Luís Matias (Penela) e Miguel Baptista (Miranda do Corvo) vincaram a necessidade da cooperação para melhorar o resultado final conjunto da promoção da marca e do território.
“Estamos a falar de um território que queremos promover em conjunto”, defendeu João Miguel Henriques, sublinhando que a marca “Terras da Chanfana” corresponde a “um selo de qualidade”.
Em resposta a uma pergunta da agência Lusa, Luís Antunes, por sua vez, disse que a certificação da chanfana é também “um objetivo que está bem identificado nesta estratégia”.
“É claramente esse o objetivo, identificado ainda que genericamente”, sublinhou o autarca da Lousã, questionado sobre o facto de produtos certificados, designadamente o mel com denominação de origem protegida (DOP) Serra da Lousã e o queijo DOP Rabaçal, coexistirem com a chanfana, ainda sem certificação, na mesa a que esta dá o nome e que há três meses foi a vencedora do concurso “7 Maravilhas à Mesa”, com final realizada em Albufeira.
Também Luís Matias defendeu que “é uma mais-valia trabalhar uma marca em conjunto”.
A Agenda Gastronómica do primeiro semestre de 2019, hoje apresentada pela DUECEIRA, abre com o jantar temático Sabores das Terras da Chanfana, em Penela, no dia 08 de janeiro, a que se segue a Semana da Chanfana de Vila Nova de Poiares, de 11 a 21 do mesmo mês.
De 22 de fevereiro a 03 de março, a Lousã acolhe o Festival Gastronómico da Chanfana, enquanto Miranda do Corvo organiza a Semana da Chanfana, entre os dias 25 de abril e 05 de maio.
Além das autarquias e da DUECEIRA, estas realizações gastronómicas deverão envolver as associações empresariais, as confrarias gastronómicas e báquicas locais e os restaurantes aderentes.

Fonte: NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário