sábado, 5 de janeiro de 2019

Noites na Islândia, a “menina da cavala” e um Porto Liberal

P

Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  


Antes de mais nada, o que se impõe: faço votos para que o seu 2019 seja um ano em cheio. Pleno de saúde, alegria e realizações pessoais. E, claro está, com algumas viagens à mistura. Nesse particular, estamos cá para ajudar – vamos a isso, sem mais demoras.
O Luís Octávio Costa (sortudo!) estreou-se na Islândia, terra de fogo, lava e gelo. Andou por lá quatro noites e nenhum dia: no Inverno islandês os dias nascem tarde e com o fim à vista. Por isso, esticou-os ao máximo, porque as paisagens lunares e surrealistas não esperam por nós, parecem efémeras — como o gelo azul dos glaciares. Agarre-se bem, que o vento na Islândia não é brincadeira, e siga viagem.


A próxima escala que proponho é a bordo do navio-museu Santo André, onde a Maria José Santana esteve à conversa com a protagonista da semana.Chama-se Patrícia Borges, é chef de cozinha e tem abraçado a missão de promover espécies piscícolas sustentáveis – e isso já lhe deu a alcunha de “menina da cavala”. Vale a pena ler.


Como também vale a pena aceitar a sugestão da Andreia Marques Pereira, que nos guia num passeio pelo Porto Liberal. É uma viagem a um Porto muitas vezes invisível, que guarda a memória da guerra civil que no século XIX dividiu o país entre liberais e absolutistas – e valeu o cognome de Invicta à cidade. Pés ao caminho.


Já que andamos pelo Porto, é de espreitar o Selina, que é ao mesmo tempo um hotel e o nome da nova praça pública no centro da cidade. Este é um hotel urbano instalado numa das mais concorridas artérias da Baixa e, como a marca Selina quer construir-se com a comunidade local, deu ao Porto um novo jardim, explica-nos aqui a Luísa Pinto, que passou lá uma noite.


No que toca às artes da mesa, a Alexandra Prado Coelho foi ao Ceia de Pedro Pena Bastos, partilhar pão e vinho; e o José Augusto Moreira descobriu, no Parque Industrial de Celeirós, uma “experiência obrigatória para os amantes das carnes”. Chama-se Sabores do Barroso e leva Montalegre para as portas de Braga. Bom apetite!

Estamos conversados por hoje. Volto para a semana, mais ou menos à mesma hora. Até lá, boas viagens!

Nenhum comentário:

Postar um comentário