Enquanto dormia...
... o ministério da Defesa vai avançar para a compra de caças de última geração e deixar de usar os míticos F-16. Temendo perder a posição relevante que conquistou na aviação de combate, Portugal tem de seguir a tendência de outros países e encomendar F-35 nos próximos anos, admitiu o gabinete do ministro ao Pedro Raínho.
Alguns dos nossos 'top gun', os pilotos de elite com mais de 30 anos de experiência, estão ansiosos por esta mudança urgente — apesar da falta de dinheiro e de consenso político. Na reportagem vídeo em Monte Real, falaram não só das suas perigosas missões de combate ao Estado Islâmico, para as quais tiveram de aprender a manter o sangue frio em momentos decisivos da guerra e a agir em milésimos de segundo, mas também dessa necessidade de terem novas armas.
A Espanha vai voltar a ter eleições a 28 de Abril. Depois de ter visto o seu primeiro Orçamento chumbado pela oposição e pelos independentistas com quem ainda negociou, Pedro Sánchez optou por antecipar a votação numa altura em que é fortemente contestado. São as terceiras eleições legislativas em três anos e meio.
Nos EUA, a guerra de Trump continua a ser a da construção do que falta do muro com o México. O Congresso aprovou a lei orçamental e o Senado o financiamento da administração norte-americana para evitar um novo shutdowndepois do presidente anunciar que vai declarar o estado de "emergência nacional" para garantir (em parte) as verbas que precisa para o seu projecto. Há críticas, incluindo de conservadores, que falam em "abuso de poder" e "ilegalidade".
Não se esqueça que hoje há greve da Função Pública. Escolas, hospitais e a recolha de lixo estão a ser os sectores mais afectados pela paralisação. Em mês e meio, desde Janeiro, já houve mais pré-avisos de greve do que no ano todo de 2016, o último de Passos, segundo dados avançados pelo Público.
Outra informação relevante
Concluímos hoje a grande investigação multimédia do Observador sobre abusos sexuais na Igreja. Na quinta parte de "Em Silêncio" (que pode não ser a última, já que continuamos a procurar novas histórias) tentámos saber quantas situações houve em Portugal. Mas as respostas foram poucas: das 21 dioceses questionadas apenas 15 responderam. E, destas, só nove aceitaram divulgar os números. Apesar da cortina, foi possível descobrir que a Igreja portuguesa escondeu pelo menos três casos nos últimos 15 anos.
Se quiser saber como foi feito este trabalho, pode ver o vídeo dos bastidores: foram milhares de quilómetros percorridos, dezenas de processos consultados e meses de trabalho no terreno da Sónia Simões e do João Francisco Gomes. Que contaram com a ajuda de uma grande equipa de edição e produção.
Salvador Malheiro, o presidente da câmara de Ovar e vice-presidente do PSD, continua a somar polémicas. Também ele viajou a convite da Olivedesportos para assistir a jogos do Euro 2016, razão pela qual três deputados sociais-democratas já foram constituídos arguidos. A notícia é do Luís Rosa.
Além disso, o Ministério Público já está a investigar as viagens partidárias de Malheiro no carro de luxo da câmara, uma notícia avançada pelo Observador. A PGR confirmou a abertura de um inquérito para apurar se o autarca usou meios públicos em eventos do partido.
Ainda o PSD, mas agora destaque para Rui Rio, que já comentou as novas remodelações que António Costa deve anunciar domingo. Rio considera que o Governo “exagerou um bocado” nas mudanças no executivo e que "não pode haver uma política consistente se as pessoas estão sempre a mudar".
Já António Costa mantém o seu "optimismo irritante". O primeiro-ministro não só garantiu que a ADSE não vai acabar, em resposta às preocupações do CDS, como desvalorizou o facto do PIB ter crescido abaixo das previsões do Governo, uma desaceleração económica que Marcelo também relativizou.
O caso dos contratos do genro de Jerónimo de Sousa com a câmara comunista de Loures voltou às notícias. Jorge Bernardino ainda nem sequer tinha atividade aberta nas finanças (nem qualquer empresa) quando terá sido convidado a apresentar a primeira proposta para um concurso público da autarquia, avançou a TVI, tendo como base documentos a que Observador também teve acesso.
A mais emblemática casa da família Espírito Santo em Cascais está à venda por 20 milhões de euros. A notícia é do Jornal Económico que avança ainda que a casa não está arrestada pelos processos judiciais e que a mulher de Ricardo Salgado é proprietária de 20% de empresa que detém o imóvel.
Na economia, a OPA chinesa à EDP sofreu o primeiro grande ataque. O fundo americano Elliott, que tem 2,9% da elétrica, não só criticou o impasse criado pela China Three Gorges que disse estar a enfraquecer a empresa, como propôs mais renováveis, a venda da EDP Brasil e das centrais a carvão.
No caso Tancos, finalmente alguém assumiu responsabilidades. Na audição no Parlamento, o general António Faria Meneses afirmou que nunca pensou ser possível o furto dos paióis e culpou-se pela situação já que era comandante das Forças Terrestres do Exército em 2017, cargo do qual se afastou dias depois do caso: "Se o Exército falhou em Tancos, eu falhei em Tancos”, disse. Haja alguém.
Na Liga Europa, o Sporting perdeu em casa (0-1) com o Villareal (que já não ganhava há dez jogos) e complicou as contas para continuar nas competições europeias. Na crónica, a Mariana Fernandes fala de "Um Submarino que foi melhor do que um barco que não teve marinheiro" (leia-se Bruno Fernandes esteve em dia mau). E no final houve assobios, lenços brancos e a explicação de Keizer que já é um clássico.
Já o Benfica derrotou o Galatasaray naquela que foi a sua primeira vitória na Turquia (2-1). Daí o Bruno Roseiro dar como título à crónica "Uma velha história com barbas invertida por um miúdo que ainda mal barba tem" (aqui o protagonista é Florentino, um dos três miúdos da formação que fez a sua estreia europeia). “Senti-me confortável, bem. Senti-me como se estivesse na equipa B”, disse o jogador no final, perante a felicidade de Bruno Lage.
O número de jovens acusados de crimes internados em centros educativos está a subir desde 2016. Segundo o JN, entre 2015 e 2018 houve mais 18,5% de casos, após as decisões dos tribunais nesse sentido terem aumentado.
No Reino Unido, Theresa May sofreu a sua décima derrota no Brexit. A moção para tentar evitar uma saída sem acordo foi chumbada devido à abstenção de conservadores eurocéticos. E de nada valeram os últimos contactos e telefonemas da primeira-ministra britânica com vários líderes europeus, entre eles António Costa.
Nos EUA, o assassínio da jovem que foi encontrada dentro de uma mala à beira da estrada terá sido cometido por um português. O suspeito do crime que tem chocado os norte-americanos é o lusodescendente Javier Da Silva, de 24 anos, que já foi detido pelas autoridades.
Mais de 50 testemunhas, incluindo ex-elementos do cartel de El Chapo, revelaram em tribunal pormenores dos crimes de que Joaquín Guzmán foi considerado culpado. Foi confirmada a existência de uma Sala da Morte onde gostava de matar, casos de inimigos enterrados vivos e violação de menores.
Agora que só falta a votação final para o artigo 13 sobre os direitos de autor na internet ser aprovado, há duas visões completamente diferentes sobre a medida. De um lado, Bruxelas afirma que foi conseguido um "consenso justo". Do outro, os opositores falam em algo “inaceitável” porque vai permitir a censura.
Os nossos Especiais
O processo do início da saída de Portugal de Macau começou há 40 anos. No Conversas à Quinta desta semana, José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto como, nestas quatro décadas, a China voltou a ser um império e se colocou no centro do mundo.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve "As guerras da saúde fazem sentido?": "Na cínica “ideologia do SNS” não temos qualquer preocupação com a saúde pública, mas um projecto de domínio da sociedade pelo poder político e ainda um cálculo eleitoral partidário".
- José Crespo de Carvalho escreve "Fundraising: um financiamento universitário a considerar": "As universidades americanas e inglesas são, de longe, as que mais recebem por via da filantropia. No geral, mais de 30% do funding conseguido pelas universidades de topo para research vem dessa fonte".
- João Júlio Cerqueira e Miguel Mealha Estrada escrevem "O perigo da ilusão da credibilidade na igualdade a opinião": "Não existe uma medicina e uma medicina alternativa, nem uma realidade e uma realidade alternativa. Só há uma medicina, a que funciona. E uma realidade, a que os terapeutas alternativos teimam em negar".
- João de Bragança escreve "Dia Internacional das Crianças com Cancro": "O mundo doloroso das crianças e jovens com cancro é isto: a falta de leis, de apoios sociais, de condições ou de políticas, o excesso de protagonismos ou de pequenas lutas próprias".
Notícias surpreendentes
Sete mulheres acusam Ryan Adams de assédio sexual. Garantem que o cantor norte-americano as persuadia a fazer sexo em troca de ajuda nas carreiras artísticas, as perseguia, manipulava e abusava emocional e verbalmente delas.
Bill Cosby está preso há cinco meses por algo ainda pior: foi condenado por três crimes de violação. O seu braço-direito revela agora como é a vida de detido do comediante de 81 anos: perdeu peso, largou o café e lava todos os alimentos antes de os comer.
A diretora da Vogue Brasil demitiu-se depois de celebrar os 50 anos com uma festa alusiva à escravatura. Donata Meirelles fez uma recriação com ares colonialistas, num ambiente que mais pareceu saído do enredo de “Escrava Isaura”, com direito até a “trono de sinhá”.
Stephen Martin recusou-se a aceitar que os atletas da NFL, como Colin Kaepernick, se ajoelhassem e não respeitassem o hino norte-americano. Boicotou a Nike, a marca desportiva que os apoiou, mas isso levou-o à falência.
Foi uma juíza quem escreveu o poema que se pensava ser de Sophia de Mello Breyner. A desembargadora no Tribunal da Relação de Lisboa quis homenagear a poetisa no seu blog, gerou-se a confusão e o o poema tornou-se viral, sendo até usado para trabalhos académicos, conta o Público.
E para não ficar só com histórias negativas neste fim de semana, veja a foto favorita do público no maior concurso de fotografia da vida selvagem: mostra dois leões num momento emotivo raro e emotivo. Mas as outras finalistas também merecem destaque.
Continue com toda a informação do dia no Observador.
E não deixe de conhecer também o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa sexta-feira e bom fim de semana
(e não fique a pensar que esta Primavera antecipada está para durar: o “escudo meteorológico” trouxe bom tempo a meio do inverno, mas é sol de pouca dura)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário